Dia das Mães é uma das datas mais importantes do calendário comercial. Mas o perfil de presentes que as mães vão ganhar este ano mudou um pouquinho em relação a anos anteriores. Produtos com valor afetivo tem ganhado mais espaço diante de presentes úteis – aqueles que têm uma função prática muito bem definida para o dia a dia.
É o que aponta o levantamento da Ibevar–FIA Business School, que traçou o perfil das compras e identificou 13 categorias de produtos que têm mais demanda para a data: bolsas, cafeteiras, canecas, celulares, flores, fogões, geladeiras, ida ao restaurante, lavadoras, micro-ondas, notebooks, perfumes, televisores.
Esses produtos foram escolhidos levando em conta a recorrência de compras nessa data específica. Porém, eles traduzem interesses mais amplos, o que significa que são os representantes de todas as intenções de compra.
Seja um presente mais pragmático ou que evoque mais sentimentos e emoções, a intenção de celebrar o Dia das Mães em 2023 é 16,4% maior que 2017, período inicial da série da Ibevar-FIA. Entretanto, a tendência está mais para flores do que para fogões, priorizando o afetivo no lugar do utilitário.
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As categorias foram consolidadas em três grupos levando em conta as disposições de compra para 2023 em relação ao ano passado: as promissoras, as estáveis e as não promissoras.
As promissoras apresentam crescimento: flores (27,9%), micro-ondas (9,4%), ida a restaurantes (5,6%).
As categorias estáveis registram pequena variação, muito embora no caso de 2023 todas apontando pequena queda: geladeiras (-3,1%), notebooks (-3,4%), perfumes (-3,5%), televisores (-4%).
Já as categorias não-promissoras apontam quedas significativas: lavadoras (8,9%), canecas (11%), cafeteiras, (13%), celulares (13,3%), fogões (14,9%) e bolsas (28,9%).
“Como se vê no grupo das promissoras com três categorias, apenas micro-ondas é um item definido como utilitário. Observa-se que mesmo nesse caso ele é um substituto óbvio dos fogões. Já no grupo dos não promissores estão praticamente todos os itens associados ao atendimento de necessidades utilitárias”, explica Claudio Felisoni, presidente do Ibevar e professor da FIA Business School.
Itens mais populares para o Dia das Mães:
Moda 30%
Casa & decoração 20%
Itens de tecnologia 19%
Cosméticos 15%
Vale presente 3%
Alimentos e bebidas 3%
Acessórios para autos 3%
Livros 1%
Outros 6%
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O estudo mostrou que para o Dia das Mães de 2023 o segmento mais tradicional, comércio de bens duráveis, apresentará um desempenho muito aquém do ano passado. Esse resultado se explica pelo nível da taxa de juros (5,5% ao mês, em média) e o alto endividamento das famílias, segundo a análise da Ibevar-FIA.
Cartão de crédito é o meio de pagamento preferido para a data
A maioria dos usuários (53%) irá pagar as compras de Dia das Mães com cartão de crédito e 17% deve utilizar alguma linha de crédito. Já o cartão de débito e o Pix serão os meios de pagamento utilizados por 13% e 12%, respectivamente. “Dos entrevistados que optaram por parcelar, 66% preferem pagar os presentes de Dia das Mães em até 3 vezes, o que mostra que os brasileiros estão optando por parcelamentos a curto prazo”, revela Estivariz.
De acordo com uma pesquisa do Mercado Pago, o banco digital do Grupo Mercado Livre, 41% dos entrevistados começaram a pesquisar o presente no começo de abril, e 33% afirmaram que iriam começar a procurar com duas semanas de antecedência.
O levantamento foi realizado com mais de 30 mil usuários do banco digital e da maior plataforma de e-commerce da América Latina. Neste ano, os consumidores pretendem gastar mais do que no ano passado: 47% dos entrevistados disseram que o valor do presente será maior e 40% afirmaram que vão gastar o mesmo que em 2022, o que reflete a importância das pesquisas de preços de forma antecipada.
Dos participantes da pesquisa, 29% pretendem gastar entre R$100 e R$200, enquanto 24% afirmaram que devem investir acima de R$300.
Quanto os brasileiros pretendem gastar com presentes para o Dia das Mães:
Acima de R$ 300 24%
Entre R$ 200 e R$ 300 15%
Entre R$ 100 e R$ 200 29%
Entre R$ 50 e R$ 100 23%
Até R$ 50 9%
Moda e Casa & Decoração lideram intenção de compras
Para 30% dos entrevistados pelo Mercado Pago, Moda será o principal segmento para presentear no Dia das Mães. Outras categorias que os consumidores estão de olho são Casa & Decoração, com 20% de intenção de compra, e itens de tecnologia, com 19%.
“E as pesquisas para os presentes são feitas majoritariamente pela internet”, comenta Ignácio Estivariz, head de Banco Digital do Mercado Pago. “87% dos entrevistados preferem buscar os presentes online, seja por meio de marketplace, como o Mercado Livre, lojas virtuais ou até redes sociais.”, conta o executivo. Dados do levantamento do banco digital ainda mostram que apenas 11% realizam pesquisa em lojas físicas.
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