Pesquisar
Close this search box.
/
/
Pizza e Brasil: uma história de amor! Confira nosso guia de pizzarias paulistanas

Pizza e Brasil: uma história de amor! Confira nosso guia de pizzarias paulistanas

O prato chegou ao Brasil no período entre 1880 e 1930. A imigração italiana trouxe também as diversas massas que eram iguarias de sua culinária

Quem não gosta de saborear uma pizza na sexta a noite, após uma longa semana de trabalho? Segundo dados levantados pela APUESP (Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo), diariamente são consumidas 1 milhão de pizzas no país, sendo 572 mil apenas em São Paulo. A capital paulistana é a segunda que mais consome pizza no mundo, atrás apenas de Nova Iorque.

Um romance “tupiniquim-napolitano”

Existe uma grande discussão em torno da origem da pizza. Há quem diga que os egípcios foram os primeiros a preparar uma massa feita de farinha e água. Outros atribuem o pioneirismo aos gregos que faziam uma massa mais elaborada que também levava grão de bico, arroz e era assada em tijolos superaquecidos.

VEJA TAMBÉM: A polêmica sobre a cobrança da pizza de dois sabores

Já na Itália, o prato chegou como um alimento para os pobres, com seu inicio da península de Etrúria. A novidade foi parar em Nápoles no século XVI, e a colônia italiana transformou totalmente o prato ao acrescentar molho de tomate e orégano para dar um sabor a mais.

O primeiro sabor oficial da pizza foi criado por Rafaelle Esposito, em 1889. A massa redonda foi enfeitada com ingredientes nas cores da bandeira da Itália e seria oferecida à rainha Margherita – o que criou o tão tradicional sabor homônimo.

O prato chegou ao Brasil no período entre 1880 e 1930. A imigração italiana que desembarcou por aqui em peso trouxe consigo as diversas massas que eram iguarias de sua culinária. A chegada desse pedaço da Itália a São Paulo alterou e influenciou a gastronomia, o roteiro cultural e somou a diversidade da maior cidade dos País.

Em 2016, segundo o DATAMARK, houve um crescimento de 10% no mercado que já valia R$ 22 bilhões de reais por ano. Das 36 mil pizzarias existentes no Brasil, 11 mil atuam em São Paulo. Você já havia parado para pensar no quão grande era esse nicho do mercado? São toneladas de pizzas consumidas ano a ano.

Pizzarias que encantarão seu paladar e, talvez, seu coração

E hoje, 10 de julho, Dia da Pizza , vamos lhe ajudar com um roteiro especial das melhores pizzarias para conhecer em São Paulo. Um incentivo para que você colabore ainda mais com essa – já gigante – indústria.

Passando pelos Jardins, Moema, Centro e Zona Leste, abaixo a Consumidor Moderno escolheu as melhores opções para uma experiência única com o prato italiano mais popular do país.

Bráz Pizzaria

Pra quem busca tradição, a Bráz é a opção perfeita. A casa oferece uma pizza modesta com uma massa macia e ingredientes bem escolhidos. O clima é de “forneria italiana” da entrada à saída. Nossa recomendação fica com a pizza de Aliche Italiano e Affumicata – os dois sabores trazem um resumo da experiência oferecida no local.

Jesus Pizza

Considerado um estabelecimento underground, a Jesus Pizza é a opção para quem gosta de um delivery de qualidade e com fartura. A famosa pizza de palmito traz o ingrediente praticamente inteiro incorporado à massa. A pizzaria já foi eleita a melhor da cidade por veículos especializados.

pizza

Carlos Pizza

A promessa desta Pizzaria localizada nos bairros de Vila Madalena e Jardins é a de preservar a tradição. A pizza aqui vem em porção individual, assim como suas primeiras versões. A massa é fina e os sabores são uma impressão perfeita da culinária italiana.

carlos pizza

Guarita Bar

O bar hipster e industrial – que já figurou nossa lista de melhores gins da cidade – traz em seu cardápio sabores novos e combinações únicas. A porção generosa apresenta uma boa grossura e textura suave na mordida. É uma boa pedida pra quem gosta de juntar drinks deliciosos à uma saborosa pizza.

pizza sp

Pizzaria Nacional

A última pizzaria da lista (não menos importante) já tem história na cidade. A avaliação pública não poderia ser melhor e a arquitetura da casa é uma viagem para a colônia napolitana. As pizzas são preparadas com ingredientes importados da Itália. O estilo incorpora sua massa com crocancia e recheios bem aprimorados.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]