Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como um desmanche de carros legalizado se tornou referência em inovação

Como um desmanche de carros legalizado se tornou referência em inovação

Em debate realizado no Olos Day, executivos comprovaram que o foco no cliente é capaz de transformar negócios, inspirar estratégias e mudar o futuro

Você sabe o que é um desmanche de carros? É possível que você tenha ouvido falar sobre isso em um contexto negativo, pois esse é um termo muito associado a uma atividade ilegal. Mas essa não é a única perspectiva possível. Arthur Rufino, CEO e fundador da Octa e filho de Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel, conta como a família transformou a desmontagem de veículos em um negócio inspirador.

Em palestra realizada no evento Olos Day, Arthur conta a história do pai e como, a partir dela, tornou-se referência em inovação. A história de Geraldo Rufino passa por diversas iniciativas como empreendedor, mas também por situações de falência. Hoje, a JR Diesel fatura R$ 50 milhões.

Um dos pontos que colaboram com esse crescimento é o fato de que o foco da família – que se mantém à frente do negócio – se tornou justamente o aprimoramento constante da JR Diesel. Arthur conta sobre as mudanças que propôs em seu envolvimento com a empresa e como isso o inspirou também a buscar, em outros segmentos, estratégias que pudessem melhorar o negócio.

A regulamentação do desmanche de carros

Ele ressalta que, por atuar no modelo de desmanche de carros, que tradicionalmente tinha e tem má repútação, a JR Diesel precisava ter um posicionamento público e transparência, afinal, essa seria a única forma de deixar claro que era um negócio confiável inclusive para negociações com empresas – corporativas, B2B. Em paralelo, apostou em questões de governança – como a criação de um Conselho de Administração, plano de sucessão etc. Ainda assim, havia o medo de que, em algum momento, o modelo fosse proibido pelo Estado.

“Em Março de 2013, o que eu previ aconteceu: um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa de São Paulo tentava proibir desmanches, com a justificativa de que grande parte dos latrocínios aconteciam por causa de roubo de carros”, conta. “Entrei em contato com deputados e justifiquei que seria melhor regulamentar o negócio legal de desmanche de carros”. Dessa forma, apenas o agente ilegal seria punido. A estratégia funcionou.

Inovação

Superados esses e outros obstáculos, Arthur conta que um dos desafios era justamente entender como entregar mais valor para quem procura o serviço de desmanche de carros e ganhar escala. Foi assim que ele criou a Octa, um marketplace com foco em unir frotas e centros de desmontagem de forma eficiente e lucrativa. Além disso, a empresa busca ampliar o fechamento do ciclo, colaborando com empresas que precisam da logística reversa.

A experiência de Rufino mostra que é possível inovar em qualquer circunstância. Para isso, é essencial ter o consumidor no centro – e a omnicanalidade é um dos resultados disso. Não por acaso, esse foi o tema do debate que aconteceu também no Olos Day com grandes executivos de mercado.


+ Notícias

 Prever a experiência do cliente é o desafio em IA

Tecnologias consolidadas e inovadoras se complementam com foco na experiência do cliente

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]