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Como um desmanche de carros legalizado se tornou referência em inovação

Como um desmanche de carros legalizado se tornou referência em inovação

Em debate realizado no Olos Day, executivos comprovaram que o foco no cliente é capaz de transformar negócios, inspirar estratégias e mudar o futuro

Você sabe o que é um desmanche de carros? É possível que você tenha ouvido falar sobre isso em um contexto negativo, pois esse é um termo muito associado a uma atividade ilegal. Mas essa não é a única perspectiva possível. Arthur Rufino, CEO e fundador da Octa e filho de Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel, conta como a família transformou a desmontagem de veículos em um negócio inspirador.

Em palestra realizada no evento Olos Day, Arthur conta a história do pai e como, a partir dela, tornou-se referência em inovação. A história de Geraldo Rufino passa por diversas iniciativas como empreendedor, mas também por situações de falência. Hoje, a JR Diesel fatura R$ 50 milhões.

Um dos pontos que colaboram com esse crescimento é o fato de que o foco da família – que se mantém à frente do negócio – se tornou justamente o aprimoramento constante da JR Diesel. Arthur conta sobre as mudanças que propôs em seu envolvimento com a empresa e como isso o inspirou também a buscar, em outros segmentos, estratégias que pudessem melhorar o negócio.

A regulamentação do desmanche de carros

Ele ressalta que, por atuar no modelo de desmanche de carros, que tradicionalmente tinha e tem má repútação, a JR Diesel precisava ter um posicionamento público e transparência, afinal, essa seria a única forma de deixar claro que era um negócio confiável inclusive para negociações com empresas – corporativas, B2B. Em paralelo, apostou em questões de governança – como a criação de um Conselho de Administração, plano de sucessão etc. Ainda assim, havia o medo de que, em algum momento, o modelo fosse proibido pelo Estado.

“Em Março de 2013, o que eu previ aconteceu: um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa de São Paulo tentava proibir desmanches, com a justificativa de que grande parte dos latrocínios aconteciam por causa de roubo de carros”, conta. “Entrei em contato com deputados e justifiquei que seria melhor regulamentar o negócio legal de desmanche de carros”. Dessa forma, apenas o agente ilegal seria punido. A estratégia funcionou.

Inovação

Superados esses e outros obstáculos, Arthur conta que um dos desafios era justamente entender como entregar mais valor para quem procura o serviço de desmanche de carros e ganhar escala. Foi assim que ele criou a Octa, um marketplace com foco em unir frotas e centros de desmontagem de forma eficiente e lucrativa. Além disso, a empresa busca ampliar o fechamento do ciclo, colaborando com empresas que precisam da logística reversa.

A experiência de Rufino mostra que é possível inovar em qualquer circunstância. Para isso, é essencial ter o consumidor no centro – e a omnicanalidade é um dos resultados disso. Não por acaso, esse foi o tema do debate que aconteceu também no Olos Day com grandes executivos de mercado.


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 Prever a experiência do cliente é o desafio em IA

Tecnologias consolidadas e inovadoras se complementam com foco na experiência do cliente

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