Você sabe o que é um desmanche de carros? É possível que você tenha ouvido falar sobre isso em um contexto negativo, pois esse é um termo muito associado a uma atividade ilegal. Mas essa não é a única perspectiva possível. Arthur Rufino, CEO e fundador da Octa e filho de Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel, conta como a família transformou a desmontagem de veículos em um negócio inspirador.
Em palestra realizada no evento Olos Day, Arthur conta a história do pai e como, a partir dela, tornou-se referência em inovação. A história de Geraldo Rufino passa por diversas iniciativas como empreendedor, mas também por situações de falência. Hoje, a JR Diesel fatura R$ 50 milhões.
Um dos pontos que colaboram com esse crescimento é o fato de que o foco da família – que se mantém à frente do negócio – se tornou justamente o aprimoramento constante da JR Diesel. Arthur conta sobre as mudanças que propôs em seu envolvimento com a empresa e como isso o inspirou também a buscar, em outros segmentos, estratégias que pudessem melhorar o negócio.
A regulamentação do desmanche de carros
Ele ressalta que, por atuar no modelo de desmanche de carros, que tradicionalmente tinha e tem má repútação, a JR Diesel precisava ter um posicionamento público e transparência, afinal, essa seria a única forma de deixar claro que era um negócio confiável inclusive para negociações com empresas – corporativas, B2B. Em paralelo, apostou em questões de governança – como a criação de um Conselho de Administração, plano de sucessão etc. Ainda assim, havia o medo de que, em algum momento, o modelo fosse proibido pelo Estado.
“Em Março de 2013, o que eu previ aconteceu: um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa de São Paulo tentava proibir desmanches, com a justificativa de que grande parte dos latrocínios aconteciam por causa de roubo de carros”, conta. “Entrei em contato com deputados e justifiquei que seria melhor regulamentar o negócio legal de desmanche de carros”. Dessa forma, apenas o agente ilegal seria punido. A estratégia funcionou.
Inovação
Superados esses e outros obstáculos, Arthur conta que um dos desafios era justamente entender como entregar mais valor para quem procura o serviço de desmanche de carros e ganhar escala. Foi assim que ele criou a Octa, um marketplace com foco em unir frotas e centros de desmontagem de forma eficiente e lucrativa. Além disso, a empresa busca ampliar o fechamento do ciclo, colaborando com empresas que precisam da logística reversa.
A experiência de Rufino mostra que é possível inovar em qualquer circunstância. Para isso, é essencial ter o consumidor no centro – e a omnicanalidade é um dos resultados disso. Não por acaso, esse foi o tema do debate que aconteceu também no Olos Day com grandes executivos de mercado.
+ Notícias
Prever a experiência do cliente é o desafio em IA
Tecnologias consolidadas e inovadoras se complementam com foco na experiência do cliente