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95% dos brasileiros são desleais a produtos, lojas ou marcas, diz estudo

95% dos brasileiros são desleais a produtos, lojas ou marcas, diz estudo

Estudo da Nielsen mostra que falta de apego dos consumidores quanto a um produto ou marca é um desafio para indústria e varejo

Em um cenário de competição, com mais formatos de lojas, produtos e multicanalidade, o consumidor brasileiro está cada vez mais exigente, experimentando mais e buscando novidades no mercado.
Segundo estudo da Nielsen Brasil, 95% dos brasileiros são desleais a produtos, lojas ou marcas. A lealdade não é mais a mesma e a indústria e o varejo precisam buscar novos modelos para se conectar às necessidades de cada um e oferecer situações únicas.
De acordo com o levantamento, menos de 5% dos brasileiros realmente são superleais. Com o consumidor cada vez menos fiel, são as marcas líderes que estão sendo mais impactadas, perdendo a preferência. No total das cestas medidas pela Nielsen, 68,3% das líderes perderam penetração.
O movimento mais acentuado ocorreu em produtos de higiene e beleza, com 85%, seguido pelos alimentos, 75%, e limpeza, com 71,4%. Apenas em bebidas houve maior entrada das marcas desenvolvidas, com 58,8%.
“Com uma rotina mais rápida e dinâmica, está muito mais fácil mudar e mais difícil se comprometer com marcas de produtos de consumo ou formatos varejistas. O principal fator que contribui para isso é um ambiente de consumo que incentiva a troca ou experimentação, fazendo com que capturar a atenção do consumidor seja um desafio “, afirmou a líder da Indústria de Alimentos da Nielsen Brasil, Cristina Alvarenga.
Para gerar novas oportunidades, uma saída é dedicar mais tempo para incluir objetivos de regionalização nas estratégias da marca. De acordo com o relatório, em 30% das categorias analisadas, marcas líderes nacionais perderam relevância local.
Outros pontos citados pelo estudo são a necessidade de os fabricantes nacionais se aproximarem do consumidor local com lançamentos e aquisições, presença em eventos regionais para reforçar experiências e atender a necessidade de conversar com os estilos de vida de cada consumidor.

É preciso conhecer o consumidor

O estudo também indicou que marcas desenvolvidas perderam mais repetidores do que a média: 52,2% contra 44%. Isso mostra que a indústria e o varejo precisam conhecer mais e procurar falar a mesma língua dos seus consumidores. “O consumidor está menos apegado ao conhecido, quase metade dos participantes da pesquisa, mencionaram que amam experimentar coisas novas”, reforça Cristina.
Uma maneira de atrair o cliente de forma assertiva é planejar estrategicamente promoções, levando também em conta objetivos de relação longo-prazo. O estudo mostrou que das marcas que intensificaram promoções acima da média e ganharam share, 82% também ganharam penetração, 57% conquistaram lealdade e 48%, repetidores.


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