Pesquisar
Close this search box.
/
/
Descobrimos como está a alimentação na quarentena

Descobrimos como está a alimentação na quarentena

Pizza? Arroz e feijão? Delivery? Miojo? Na quarentena, quem costumava comer fora sentiu saudades. Descobrimos como ficou a alimentação nesse período

Por mais que o delivery tenha conquistado adeptos durante a pandemia, é fato que viver com comida entregue em casa é praticamente impossível e principalmente improvável. Por isso, antes da reabertura de bares e restaurantes, passou a ser muito mais comum a alimentação na quarentena foi feita dentro do lar, com refeições preparadas na cozinha de casa. Esse cenário traz diferentes perspectivas, desde a possibilidade de descobrir um novo passatempo cozinhando até a procura por alternativas mais fáceis de serem executadas, para quem não tem familiaridade ou apreço pelo fogão.

Para entender mais sobre esse cenário e as características curiosas identificadas no período, a Consumidor Moderno realizou um webinar que teve convidados especialistas no tema: Christina Larroude, diretora de Marketing da Camil, e Alexandre Canatella, fundador e CEO do CyberCook e diretor de Negócios Digitais do Carrefour.

No debate, um dos primeiros pontos destacados pelos executivos sobre a alimentação na quarentena foi o aumento do interesse por carboidratos – como arroz e macarrão. Christina conta que, no começo, muitas pessoas não sabiam como seria o período de quarentena e, por isso, quiseram estocar produtos essenciais (impossível não lembrar do que aconteceu com o papel higiênico, não é?). Com o tempo, no entanto, essa busca entrou num patamar mais natural. A Camil, então, apostou em ensinar os consumidores e fazerem pratos diferentes com os grãos que oferece – como lentilha, grão de bico e soja.

Além disso, Christina menciona o apoio a quem quer ter uma maior variedade de alimentos nas refeições do dia – por exemplo, os tipos de arroz são muitos, apesar de estarmos familiarizados com o branco ou o integral. Questionada sobre a perspectiva em relação ao futuro, ela acredita que a tendência é que as marmitas ganhem adeptos, especialmente por conhecermos a origem do alimento e termos certeza da segurança.

alimentação na quarentena
Webinar debateu os hábitos do consumidor e o comportamento em termos de alimentação na quarentena/Crédito: Shutterstock

A alimentação na quarentena em perspectiva

Canatella conta que, no Cybercook, os dados são usados para entender tendências. Questionado sobre o aumento da alimentação sem carne, ele explica que, em vez de vegetarianos, os consumidores estão se tornando adeptos de proteínas mais diversas. “A nova geração, mais curiosa, ajudou a descobrir que a ervilha é altamente proteica”, exemplifica. Nesse sentido, revela que, para o Cybercook, o mais importante é que haja uma alimentação saudável, que tende a ser diversificada.

Inclusive, essa diversificação da alimentação na quarentena é uma tendência que vem sendo percebida pelas empresas. Canatella conta sobre uma mudança curiosa que aconteceu em 2020, na Sexta-Feira Santa, feriado em que os cristãos costumam consumir bacalhau: neste ano, cresceu a compra de peixes de elaboração mais simples, pois as gerações mais jovens estavam impedidas de visitar os pais e avós (devido ao distanciamento social) e não têm muita habilidade com o processo de dessalga do bacalhau. “Essas microexperiências elevaram o conhecimento sobre a proteína”, diz.

A questão da variedade no consumo de proteínas, no caso da Camil, também se manifesta por meio dos diferentes grãos oferecidos pela empresa. Questionada sobre a variação nas vendas de itens pré-cozidos, Christina lembra que uma parte dos consumidores nem mesmo tem fogão em casa e não tinham o hábito de cozinhar.

Nesse sentido, ela revela um hábito dos consumidores: “Durante a infância e a adolescência, há uma maior frequência de realização de refeições em casa; jovens adultos, porém, tendem a diminuir esse consumo e, quando se tornam pais, voltam para o arroz e feijão”, revela. Ou seja, há um “gap” na alimentação tradicional e dentro de casa na vida dos brasileiros, afetado especialmente pelas mudanças na estrutura familiar.


+ NOTÍCIAS

Ricos aumentam consumo de industrializados; famílias de baixa renda dão preferência ao clássico arroz e feijão

Os restaurantes serão vítimas da COVID-19?

Agências de pesquisa revelam tendências alimentares na pandemia

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]