/
/
O desafio dos 10 anos é apenas um “meme”, certo?

O desafio dos 10 anos é apenas um “meme”, certo?

Um artigo publicado no site da revista Wired questiona o suposto lúdico do memo do momento no Facebook: o desafio dos 10 anos ou "10 years challenge"

Admita: você também participou do famigerado “10 years challenge” ou, em bom português, o “desafio dos 10 anos” que viralizou no Facebook. Se não conhece, a ideia é bem simples: em linhas  gerais, a ideia é publicar duas fotos, sendo uma atual e outra feita há uma década. Uma brincadeira de rede social aparentemente inofensiva, não é mesmo?

Um americana publicou um artigo no site da conhecida revista norte-americana Wired com uma tese bem curiosa – e com ares de teoria da conspiração. Kate O’Neill, ex-manager de conteúdo do Netflix, co-fundadora de uma agência de marketing e transformação digital, consultora de negócios, além de presença constante  e publica artigos na CNN, TIME, Forbes e outras comunicações famosas, afirma que tudo poderia ser um teste de um programa ou inteligência artificial de reconhecimento facial.

“Imagine que você queria treinar um algoritmo de reconhecimento facial em características relacionadas à idade e, mais especificamente, na progressão da idade (por exemplo, como as pessoas tendem a ficar à medida que envelhecem). Teoricamente, você desejaria um conjunto amplo e rigoroso de dados com muitas fotos de pessoas. Ajudaria se você soubesse que eles foram separados por um número fixo de anos – digamos, 10 anos”, afirma a especialista no início do texto.

Kate afirma que o suposto teste daria certo ou teria maior êxito se tivesse uma prévia edição feito por pessoas como eu ou você. Isso, por exemplo, poderia garantir uma quantidade menor de ruído durante a análise de informações, facilitando assim o trabalho da I.A. “As pessoas não fazem upload de imagens de forma confiável em ordem cronológica, e não é incomum os usuários postarem fotos de algo diferente de si mesmos como uma foto de perfil. Uma rápida olhada nas fotos de perfil de meus amigos do Facebook mostra o cachorro de um amigo que acabou de morrer, vários desenhos animados, imagens de palavras, padrões abstratos e muito mais”.

Em outras palavras, segundo ela, isso dependeria da nossa ajuda para não apenas escolher a foto, mas também incluir legendas. “Além do mais, para as fotos de perfil no Facebook, a data de postagem da foto não corresponderia necessariamente à data em que a foto foi tirada. Por quê? As pessoas poderiam ter digitalizado fotos off-line. Eles podem ter carregado fotos várias vezes ao longo dos anos. Algumas pessoas recorrem ao upload de capturas de tela de imagens encontradas em outros lugares on-line”, explica.

De quebra, esses posts teriam ainda informações adicionais, tais como endereço, local, data, entre outras informações que as pessoas acrescentariam no post. “Em outras palavras, graças a esse meme, agora há um conjunto de dados muito grande de fotos cuidadosamente selecionadas de pessoas de cerca de 10 anos atrás e agora”.

Mas e quanto à foto falsa?

Kate analisa o comportamento de quem participou da brincadeira, mas não seguiu as regras ao pé da letra. Houve quem publicasse uma ou duas fotos aleatórias, que poderiam ser de um bicho de estimação ou alguma celebridade.

De acordo com a especialista, os algoritmos de reconhecimento de imagem são muito sofisticados e têm a capacidade de distinguir uma pessoa de um animal ou se a foto mostra realmente você ou um famoso. “Se você fez o upload de uma imagem de um gato há 10 anos e agora – como um dos meus amigos fez – essa amostra em particular seria fácil de jogar fora”.

E o que Facebook disse sobre isso?

Kate ouviu o Facebook sobre o assunto, que prontamente negou qualquer envolvimento na brincadeira. No comunicado, a rede social afirmou: “Este é um meme gerado pelo usuário que se tornou viral”, disse um porta-voz do Facebook. “O Facebook não iniciou essa tendência, e o meme usa fotos que já existem no Facebook. O Facebook não ganha nada com o meme. Lembramos que os usuários do Facebook podem optar por transformar o reconhecimento facial ligado ou desligado a qualquer momento”.

Veja AQUI o artigo completo.

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]