Pesquisar
Close this search box.
/
/
Depressão em jovens cresce desde o início do isolamento; saiba identificar

Depressão em jovens cresce desde o início do isolamento; saiba identificar

Segundo pesquisa, 77% dos adolescentes relataram tristeza, ansiedade, angústia ou sobrecarga emocional

O aumento de casos de depressão em jovens e crianças tem sido pauta de estudos nacionais e internacionais, devido ao aumento de sua prevalência nos últimos anos. Em tempos de pandemia mundial, as consequências da reclusão parecem ter aumentado ainda mais os quadros relacionados à saúde mental nessa faixa etária.

Segundo dados fornecido pelo Google, houve alta de 98% nas buscas sobre angústia, ansiedade e depressão nem 2020, ante a média verificada nos 10 anos anteriores.

Outra pesquisa, desenvolvida no Brasil pela Fundação Lemman em parceria com o Itaú Social, aponta mais um dado alarmante: 77% dos estudantes relatavam sentimento de tristeza, ansiedade, ou sobrecarga emocional. Em época de Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, é ainda mais importante debater o assunto.

Jovens necessitam de maior atenção

Conforme explica a psicóloga Giulianna Ruiz, a adolescência é um momento da vida em que as pessoas passam por grandes transformações. “Os hormônios estão à flor da pele, é um momento de grandes mudanças e decisões. Essas modificações não passam apenas pelas ‘formas do corpo’, mas pelo estilo de vida, descobertas relacionadas à sexualidade, tomadas de decisões sobre o futuro profissional, mais autonomia e ainda pouca liberdade, bem como a pouca experiência para lidar com situações”, explica.

“Desde o início do isolamento, as crianças têm sido diagnosticadas com aumento de ansiedade e depressão leve. Nesse período está difícil fugir dessa possibilidade, já que todos tivemos que mudar radicalmente as nossas rotinas, planos, objetivos, convivência, distrações, diversão… Existem pesquisas dizendo que a quarta onda da pandemia será a depressão, e isso pode acontecer em todas as idades.”

Com a impossibilidade de desfrutar da socialização escolar, de comparecer a festas, atividades de lazer e praticar exercícios em grupo — questões que geralmente fazem parte da rotina do jovem — o adolescente tem maiores tendências a desenvolver problemas de saúde mental.

“As atividades escolares presenciais, além de serem uma ótima tarefa para a rotina e novos aprendizados, também proporcionam a socialização com os amigos. As festas são momentos onde os jovens se sentem mais livres e dentro do seu grupo, podendo trocar ideias que não trocam na presença de adultos, com menos críticas ou restrições”, aponta a psicóloga.

Como identificar depressão e ansiedade nessa idade?

Muitas vezes os familiares têm dificuldade em comprovar o quadro depressivo dos filhos. Isso porque jovens e adolescentes costumam ter dificuldade na hora de se expressar. Mas, apesar de o diagnóstico efetivo necessitar de um acompanhamento multidisciplinar com profissionais da saúde, alguns sinais podem ajudar os pais a identificar os problemas para encaminhar ao tratamento adequado. A psicóloga Giulianna Ruiz cita alguns sinais de alerta:

  • Isolamento;
  • Falta de interesse por atividades que antes eram prazerosas;
  • Irritabilidade sem motivos aparentes;
  • Falta de concentração;
  • Mudança na alimentação e sono;
  • Queixas sobre sentimento de inadequação, exclusão, rejeição e manifestações suicidas.

Tecnologia em excesso: problema ou solução

As telas têm sido grandes aliadas nesse período de isolamento. Possibilitam aos jovens certa aproximação com os amigos, familiares, além de viabilizar o acesso às disciplinas escolares. Mas, como tudo em excesso é prejudicial, pode aumentar a dependência dos jovens em relação à tecnologia.

“A tecnologia, de maneira geral, traz respostas e informações de maneira muito rápida e novidades a todo momento. Isso pode contribuir para o aumento da ansiedade dos jovens e dos adultos também, além de impactar a maneira como eles lidam com as questões da vida, que normalmente não se resolvem com a mesma velocidade do que acontece online”.

Sobre a questão, é possível discorrer ainda sobre as distorções que o mundo conectado pode trazer às jovens mentes ainda não completamente desenvolvidas.

“Nas telas, normalmente, as coisas aparecem de forma mais ‘maquiadas’ e, na vida real, vivemos os bastidores, com a ‘mão na massa’, os conflitos, negociações, tempo de espera; então, por si só, a tecnologia pode ser prejudicial caso não seja bem administrada”.

Segundo Giulianna, é importante aprender a dividir a energia e o foco, de forma que momentos sejam separados para distrações, obrigações, diversões, entre outras coisas.

É possível ser flexível?

A discussão sobre a rigidez no respeito às medidas de isolamento levantam sempre discussões. Na opinião da psicóloga, sobretudo em se tratando dos jovens —  geralmente não associados a fatores de risco — , a saída eventual pode ocorrer, desde que feita de maneira responsável.

“Eu acredito que, com cautela, é possível ser um pouco flexível. As atividades externas têm sido as mais indicadas, principalmente porque permitem o distanciamento entre as pessoas, como caminhadas, corridas e práticas de exercícios ao ar livre.”

Fundamental, porém, tomar as devidas medidas orientadas pelos profissionais da saúde, como higienizar as mãos constantemente e utilizar máscaras de proteção.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]