A preocupação do consumidor com aparência e bem-estar impacta diretamente o mercado da beleza, que segue em fase de recuperação após a pandemia de Covid-19. O crescimento da área tem como impulsionamento a renda da população, e os hábitos de consumo. A expectativa é que, no cenário pós-pandêmico, o setor apresente crescimento significativo. Com suas constantes mudanças, as tendências para o ano refletem nas mudanças de exigências do consumidor.
Um relatório da Euromonitor International analisou detalhadamente as tendências que mais agradam o consumidor. A pesquisa ouviu 20.320 entrevistados.
Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente
Beleza acessível: preferência do consumidor por menores preços
Os dados mostram que o consumidor tem se preocupado cada vez mais com a precificação dos produtos. Isso se dá pelo impacto causado pela inflação no mercado da beleza, e provoca mudanças nos hábitos de compras. Em comparação a 2021, a preocupação com os preços teve um aumento 2,5 pontos percentuais. Atualmente, o custo-benefício tem sido levado em consideração na hora das compras.
Porém, se por um lado temos consumidores que buscam pelos menores preços, por outro temos a baixa popularização dos valores amenos dentro do mercado se comparado 2022 com 2021. Ou seja, compradores de valor não se opõem ao aumento do custo dos produtos e aceitam as mudanças, pois o objetivo ainda tem sido os benefícios que os produtos podem oferecer à pele. Agora, espera-se que, em 2023, esse conceito de “valor” acompanhe os novos hábitos de consumo, como suas preferências para eficácia e preços amenos.
Sustentabilidade e biotecnologia: as mudanças na consciência ambiental do consumidor
Outra mudança apontada no relatório foi a conscientização quanto aos ingredientes usados. As marcas que utilizam menos produtos químicos e mais plantas estão entre as preferidas do consumidor, que passou a ter maior consciência ecológica. Sustentabilidade e biotecnologia têm conquista a preferência do consumidor. Essa preferência vem alinhada a sustentabilidade ambiental, e os cosméticos que têm base biológica estão entre os preferidos dentro das novas exigências do público.
Saúde vem antes da beleza?
Se os nascidos entre 1945 e 1981, respectivamente Baby Boomers e Geração X relacionavam beleza com saúde, a Geração Z trouxe mudança a esse cenário. Os mais jovens têm buscado bem-estar. Esse cenário foi impulsionado pela pandemia de Covid-19, que despertou no consumidor a necessidade dos cuidados com a saúde. Com isso, as marcas passaram a diversificar seus produtos para atender um público que está preocupado não só com o zelo com a aparência, como também com uma vida mais saudável.
Se mulheres mudam ao longo da vida, as marcas acompanham as mudanças
Ressecamento capilar, perda da elasticidade da pele, puberdade, fertilidade e menopausa são situações que mulheres enfrentam ao longo dos anos e são causadas por alterações hormonais. Essas mudanças ao longo da vida influência diretamente nas escolhas dos produtos de beleza que as acompanharão. Quem sofre o impacto do ciclo de vida da mulher é a indústria.
O estudo da Euromonitor International que a conscientização sobre a saúde da mulher deve impactar o mercado da beleza em 2023. Agora, a corrida é para identificar soluções que, além de melhor aparência, proporcionem também bem-estar. As marcas deverão focar em inovação e na criação de estratégias que alinhem os benefícios buscados pelo público feminino.
Leia mais:
Rotina de skin care? O consumo de beleza em 2025, segundo a WGSN
Decodificando a aparência: a ligação entre neurociência e o mercado da beleza
Além do alinhamento entre beleza e bem-estar, os valores emocionais que os produtos podem proporcionar também estão relacionados aos fatores de escolhas dos consumidores. A indústria, ao perceber o impacto dos produtos nas emoções, tem usado a neurociência para identificar como seus cosméticos podem provocar benefícios emocionais.
Como o mercado reagirá às mudanças?
As adaptações às novas preferências do consumidor serão constantes. O mercado trabalhará em prol de oferecer produtos que não apenas cuidados com a beleza, mas que agreguem valor ao cliente. Com as mudanças nas exigências do público, a indústria busca por inovações tem ações mais cautelosas em 2023, tendo como posto de partida o desempenho de 2022.
+ NOTÍCIAS
“Beleza deve representar toda a nossa sociedade”, afirma VP de consumer do Grupo Boticário
Como investir nos serviços de salão de beleza no Brasil?