/
/
A quais demandas do consumidor o mercado de beleza deve estar atento?

A quais demandas do consumidor o mercado de beleza deve estar atento?

Estudo analisou tendências que agradam o consumidor do mercado da beleza; pesquisa ouviu 20.320 entrevistados

A preocupação do consumidor com aparência e bem-estar impacta diretamente o mercado da beleza, que segue em fase de recuperação após a pandemia de Covid-19. O crescimento da área tem como impulsionamento a renda da população, e os hábitos de consumo. A expectativa é que, no cenário pós-pandêmico, o setor apresente crescimento significativo. Com suas constantes mudanças, as tendências para o ano refletem nas mudanças de exigências do consumidor.

Um relatório da Euromonitor International analisou detalhadamente as tendências que mais agradam o consumidor. A pesquisa ouviu 20.320 entrevistados.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Beleza acessível: preferência do consumidor por menores preços

Os dados mostram que o consumidor tem se preocupado cada vez mais com a precificação dos produtos. Isso se dá pelo impacto causado pela inflação no mercado da beleza, e provoca mudanças nos hábitos de compras. Em comparação a 2021, a preocupação com os preços teve um aumento 2,5 pontos percentuais. Atualmente, o custo-benefício tem sido levado em consideração na hora das compras.

Porém, se por um lado temos consumidores que buscam pelos menores preços, por outro temos a baixa popularização dos valores amenos dentro do mercado se comparado 2022 com 2021. Ou seja, compradores de valor não se opõem ao aumento do custo dos produtos e aceitam as mudanças, pois o objetivo ainda tem sido os benefícios que os produtos podem oferecer à pele. Agora, espera-se que, em 2023, esse conceito de “valor” acompanhe os novos hábitos de consumo, como suas preferências para eficácia e preços amenos.

Sustentabilidade e biotecnologia: as mudanças na consciência ambiental do consumidor

Outra mudança apontada no relatório foi a conscientização quanto aos ingredientes usados. As marcas que utilizam menos produtos químicos e mais plantas estão entre as preferidas do consumidor, que passou a ter maior consciência ecológica. Sustentabilidade e biotecnologia têm conquista a preferência do consumidor. Essa preferência vem alinhada a sustentabilidade ambiental, e os cosméticos que têm base biológica estão entre os preferidos dentro das novas exigências do público.

Conheça o Mundo do CX

Saúde vem antes da beleza?

Se os nascidos entre 1945 e 1981, respectivamente Baby Boomers e Geração X relacionavam beleza com saúde, a Geração Z trouxe mudança a esse cenário. Os mais jovens têm buscado bem-estar. Esse cenário foi impulsionado pela pandemia de Covid-19, que despertou no consumidor a necessidade dos cuidados com a saúde. Com isso, as marcas passaram a diversificar seus produtos para atender um público que está preocupado não só com o zelo com a aparência, como também com uma vida mais saudável.

Se mulheres mudam ao longo da vida, as marcas acompanham as mudanças

Ressecamento capilar, perda da elasticidade da pele, puberdade, fertilidade e menopausa são situações que mulheres enfrentam ao longo dos anos e são causadas por alterações hormonais. Essas mudanças ao longo da vida influência diretamente nas escolhas dos produtos de beleza que as acompanharão. Quem sofre o impacto do ciclo de vida da mulher é a indústria.

O estudo da Euromonitor International que a conscientização sobre a saúde da mulher deve impactar o mercado da beleza em 2023. Agora, a corrida é para identificar soluções que, além de melhor aparência, proporcionem também bem-estar. As marcas deverão focar em inovação e na criação de estratégias que alinhem os benefícios buscados pelo público feminino.

Leia mais:
Rotina de skin care? O consumo de beleza em 2025, segundo a WGSN

Decodificando a aparência: a ligação entre neurociência e o mercado da beleza

Além do alinhamento entre beleza e bem-estar, os valores emocionais que os produtos podem proporcionar também estão relacionados aos fatores de escolhas dos consumidores. A indústria, ao perceber o impacto dos produtos nas emoções, tem usado a neurociência para identificar como seus cosméticos podem provocar benefícios emocionais.

Como o mercado reagirá às mudanças?

As adaptações às novas preferências do consumidor serão constantes. O mercado trabalhará em prol de oferecer produtos que não apenas cuidados com a beleza, mas que agreguem valor ao cliente. Com as mudanças nas exigências do público, a indústria busca por inovações tem ações mais cautelosas em 2023, tendo como posto de partida o desempenho de 2022.



+ NOTÍCIAS
“Beleza deve representar toda a nossa sociedade”, afirma VP de consumer do Grupo Boticário
Como investir nos serviços de salão de beleza no Brasil?

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]