Antes mesmo de muitas varejistas pensarem em criar programas de treinamento complexos para os funcionários, o Grupo Martins já havia percebido a importância da capacitação no varejo, principalmente de pequeno porte. Criou, então, há 25 anos, a Universidade Martins de Varejo.
A ideia, segundo Walter Faria, presidente do Grupo Martins, é ajudar o pequeno varejista a crescer nesse ambiente mais competitivo. ?Temos de ter um pacote de soluções para ajudá-lo a se desenvolver e quando isso acontece, ele passa a comprar mais. É um momento de oportunidade. Entramos com ferramenta de gestão e toda a parte de treinamento para ele crescer?, diz o executivo. Ao todo, são 400 módulos de treinamento na plataforma de e-learning da companhia.
Luis Alcubierre, da Pernambucanas: universidade corporativa da rede será aberta ao mercado
Mesmo em anos mais complicados, como o de 2015, a empresa não tem planos de diminuir os investimentos que faz para o pequeno empreendedor. ?O momento é de aumentar a eficiência para ser mais competitivo. Tem de focar em gestão?, diz Faria.
De olho também na cadeia produtiva, a Pernambucanas decidiu abrir a universidade corporativa para o mercado. ?Projetamos ampliar a articulação da empresa com a cadeia produtiva e com as comunidades não só disponibilizando espaço para outras empresas, mas também promovendo programas e ações de conectividade e interatividade entre públicos interno e externo?, afirma Luis Alcubierre, executivo de Relações Institucionais da rede.
Walter Faria, do Grupo Martins: 25 anos de experiência ensinando o varejo a gerir melhor
Confira na próxima edição da revista NOVAREJO (edição 41) matéria sobre os resultados das universidades corporativas no varejo e entenda quando vale a pena investir na estratégia de gestão de pessoas.
Leia mais
5 dicas para uma boa gestão de pessoas