Pesquisar
Close this search box.
/
/
David Velez, Nubank e o sonho de criar um banco de portas abertas

David Velez, Nubank e o sonho de criar um banco de portas abertas

Colombiano radicado no Brasil, empreendedor fundou o Nubank inspirado pelo incômodo com as portas giratórias - uma barreira a mais pra o acesso dos clientes

São mais de 80 milhões de clientes em menos de 10 anos, mais de 75 milhões aqui no Brasil; ações negociadas na Bolsa de Nova York; o cartão de crédito mais amado pelos brasileiros; e os primeiros passos de uma rota de expansão internacional. Os resultados financeiros ainda são tímidos e lançam dúvidas sobre a sustentabilidade do negócio. Mas David Velez não se intimida: ele enxerga o banco que fundou, o Nubank, com evidente carinho e muita crença de que os princípios e valores que nortearam a criação do negócio são os pilares de um negócio robusto e que resistirá às intempéries e mudanças deste mundo volátil.

Um dos CEOs do Nubank (junto de Cristina Junqueira, sua parceira desde o início) David Velez esteve no Web Summit Rio – primeira edição em terras brasileiras deste que é um dos maiores eventos de tecnologia do mundo -, para contar sobre sua incrível jornada à frente de um negócio que transformasse a relação dos clientes com bancos. “O Nubank nasceu literalmente da falta de acesso aos bancos tradicionais, a começar pelas portas giratórias que inibiam e controlavam o acesso dos clientes às agências”, declarou o executivo. Foram mais de duas horas para abrir uma conta em um dos bancões tradicionais, destacou.

Nubank: Acessível por meio do cartão de crédito

Ao criar o Nubank, Velez empenhou-se em criar também uma cultura obsessiva orientada a reparar e reduzir os pontos de dor existentes nas relações entre clientes e bancos. O Nubank é inteiramente digital e foi pioneiro em abrir contas sem necessidade de documentos físicos. A ideia era construir uma operação financeira completamente acessível e inclusiva a partir do produto mais sensível possível: o cartão de crédito.

Leia mais:
Cultura do encantamento é capaz de transformar clientes em fãs da marca

Esse espírito inquieto o motivou a questionar por que os bancos brasileiros eram assim? Por que não abrir um banco digital? Os amigos o desestimularam, disseram que seria impossível enfrentar os grandes bancos e ainda mais tentar criar uma banco digital. Ele teimou e. o resto é história. Ele entende que os clientes querem rapidez, querem alternativas e querem testar novas formas de utilizar servições finanaceiros. Não por acaso, o Nubank é obcecado pelos seus clientes e por criar e testar novos serviços que podem ganhar escala e ser aperfeiçoados com a experiencia dos clientes.

Remodelagem de mercado

A partir do Nubank, toda uma nova paisagem de serviços financeiros foi remodelada. Nesses 10 anos, a empresa foi ignorada, foi motivo de riso, depois de desprezo, questionada e agora ela é vista como competidora respeitável, com mais clientes que qualquer outro banco no país, ainda que sim, sua solidez possa ser questionada, considerando um mercado onde 5 bancos concentram 85% do mercado (mas esse número era maior há 10 anos, superava os 92%).

O fato é que o Nubank criou uma onda disruptiva profunda que, sim, assusta os bancos incumbentes e trouxe frescor e novas ideias. para um mercado acomodado. Ele mostrou como é possível crescer a partir do cliente e a isso se deve a excepcional atuação do Banco Central, que motivou o aumento da competição via fintechs.

IPO e futuro

Há dois anos, o Nubank lançou seu IPO, as ações continuam sendo penalizadas e longe do valor inicial, mas contam com milhões de clientes acionistas, fiel a proposta de ser inclusivo e acessível. David Velez enxerga o negócio de banco a partir de plataformas digitais com poucas marcas capazes de trafegar pelos desafios da economia digital. O Nubank pretende ser um gateway para aumentar o acesso dos consumidores a muitos produtos financeiros, investimentos, financiamentos e crédito.

O fundador ainda defende que a meritocracia seja parte de uma sociedade em que o máximo de pessoas possam partir do mesmo ponto. Em sua visão, é necessário mudar a postura das lideranças, e também focar em plataformas abertas para ajudar a melhorar e minimizar os grandes problemas que a sociedade enfrenta nesse mundo em mudança constante.

Finalmente, para Velez, a adoção da Inteligência Artificial trará mudanças profundas na forma pela qual iremos nos relacionar com a tecnologia. Ela poderá e irá ajudar consumidores a desenvolverem uma maior consciência sobre o o uso do dinheiro e como pensar em seus próprios futuros de maneira mais sustentável.



+ NOTÍCIAS
Bancos são responsáveis por ressarcir e indenizar vítimas de golpes
Redução de reclamações de bancos está ligada a investimentos em tecnologia

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]