/
/
O novo consumidor não quer ser fidelizado, quer ser compreendido

O novo consumidor não quer ser fidelizado, quer ser compreendido

Dominar o produto e se aproximar do cliente já não são estratégias suficientes; entenda o que está por trás da nova era de engajamento em CX.

A relação entre consumidores e marcas está em constante evolução. Mais do que simples transações comerciais, o que se vê hoje é uma busca por experiências significativas e, na sua maioria, atrelada às redes sociais e comunidades digitais.

Segundo a pesquisa “Tendências de Consumidores“, da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, a interação com marcas por meio do Instagram cresceu de 64% para 76% nos últimos três anos, enquanto o YouTube saltou de 48% para 62%.

Porém, o dado mais revelador vem do WhatsApp. A participação dos consumidores em grupos e comunidades aumentou de 24% para 56%. Esse crescimento exponencial reflete a necessidade dos consumidores por espaços mais segmentados, onde possam interagir diretamente com as marcas, criar confiança nessa relação e ter acesso a atendimento e conteúdo exclusivos.

“Os consumidores estão mais atentos e seletivos em relação às marcas com as quais interagem. Eles não procuram apenas um serviço ou produto de qualidade, mas também um relacionamento contínuo e autêntico. As empresas que compreenderem essa mudança e oferecerem experiências personalizadas sairão na frente”, destaca João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

Outro ponto que merece atenção é a forma como os consumidores expressam sua insatisfação e buscam soluções. O mesmo estudo revela que a busca por contato direto com as marcas cresceu de 46% para 53%. O dado evidencia a necessidade de um comportamento mais ativo das marcas para a resolução de problemas.

Curiosamente, o uso das redes sociais como canal de reclamação tem diminuído. Isso sugere que os consumidores preferem interações privadas e resolutivas, em vez da exposição pública de suas queixas. Um cenário que reforça a importância da gestão eficiente do atendimento digital.

Antes de necessária, a marca precisa ser interessante

Roberto James, autor, mestre em psicologia e especialista em comportamento de consumo.

Durante décadas, dominar o produto e se aproximar do cliente eram estratégias suficientes para manter boas taxas de conversão. Mas o avanço das redes sociais deu ao consumidor mais informação, autonomia e poder de decisão. Segundo Roberto James, mestre em psicologia e especialista em comportamento de consumo, o novo consumidor já não aceita experiências desconectadas da sua realidade, muito menos barreiras que o impeçam de comprar da forma como deseja. “O novo consumidor não quer ser fidelizado, quer ser compreendido”, afirma. “Isso exige atuação ativa e sensível das marcas nas redes sociais, antecipando desejos e oferecendo soluções no momento certo. Como aquele quiosque no metrô que oferece exatamente o pão de queijo que o cliente acabou de ver em seu feed”, completa.

Em seu livro, “O Consumidor Tem Pressa”, Roberto analisa em profundidade essa transformação e como as redes sociais invadiram, de forma irreversível, as relações de consumo. “O cliente quer ser ouvido, atendido e encantado sem sair do feed. Ignorar esse comportamento é como abrir uma loja em uma praia deserta.”

O dado mais recente do relatório da Kantar, encomendado pela Meta, reforça essa percepção: 42% dos clientes pesquisam online enquanto visitam lojas físicas. “A jornada de compra deixou de ser linear e passou a acontecer em múltiplas telas, plataformas e momentos, e quem não estiver presente nesses pontos de contato perde relevância”, pontua Roberto.

Para ele, os varejistas que não entendem essa lógica correm o risco de desaparecer do radar emocional do consumidor. “A concorrência não se limita a quem vende o mesmo produto, disputa-se também o tempo, a atenção e o desejo do cliente, muitas vezes por conteúdos e experiências que nada têm a ver com a sua categoria de atuação.”

Criatividade e sensibilidade

“O consumidor moderno tem pressa, mas também tem filtro. Ele busca conteúdos úteis, divertidos e convenientes. Por isso, antes de querer ser necessário, sua marca precisa ser interessante. E mais do que isso, precisa ser lembrada antes mesmo de ser procurada”, salienta Roberto.

Empresas que estão considerando a criatividade e sensibilidade humana na compreensão do consumidor, com uma base de automação inteligente, certamente criam engajamento e experiências significativas em seus canais digitais. Elas estão, acima de tudo, em busca da criação de uma verdadeira comunidade em torno da experiência com a marca.

Ao mesmo tempo, nos últimos dois anos, as marcas também têm adotado a Inteligência Artificial generativa (GenAI) de maneira contundente em suas estratégias de marketing. Segundo uma pesquisa da Bain & Company com mais de 180 grandes companhias norte-americanas, 27% dos entrevistados afirmaram que a IA generativa superou suas expectativas no setor. Sem dúvida a GenAI tem muito potencial dentro dessa nova era tecnológica da experiência do cliente. Mas este é um tema para uma outra conversa.


Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]