/
/
Netflix aposta em IA generativa para transformar a experiência do usuário

Netflix aposta em IA generativa para transformar a experiência do usuário

Com IA generativa e nova interface, a Netflix quer transformar a jornada de escolha de filmes e séries na plataforma.

A Netflix está passando por uma transformação estratégica em sua interface e funcionalidades, que envolve o uso da Inteligência Artificial generativa. A plataforma de streaming anunciou uma série de inovações que buscam tornar a experiência de descoberta de conteúdos mais fluida, personalizada e interativa, marcando uma nova fase em que tecnologia e entretenimento se cruzam.

O primeiro passo dessa reformulação é a introdução de uma nova ferramenta de busca no aplicativo para iOS, que será lançada inicialmente em versão beta opcional. Essa funcionalidade permitirá que os usuários façam pesquisas usando linguagem natural e coloquial. Em vez de digitar apenas títulos ou gêneros, será possível dizer coisas como “Quero algo engraçado e animado” e receber sugestões compatíveis com esse desejo do momento.

Essas atualizações são, ao mesmo tempo, uma resposta às mudanças no comportamento do consumidor e uma aposta no futuro da experiência digital. “Quando começamos a pensar neste projeto, queríamos criar uma experiência mais flexível para nossa ampla oferta de entretenimento, mais intuitiva e responsiva às necessidades dos nossos membros, e capaz de elevar os momentos mais emocionantes da Netflix”, disse Eunice Kim, diretora de produtos da Netflix. 

Feed vertical para descoberta visual

Outra inovação que a Netflix testará nas próximas semanas é um feed vertical, nos moldes de redes sociais como TikTok e Instagram. Esse espaço será preenchido por clipes curtos de filmes e séries disponíveis na plataforma, permitindo que os usuários descubram novos conteúdos de forma leve, dinâmica e visual. A ideia é que, com um simples toque, seja possível começar a assistir imediatamente, salvar na lista de interesse ou compartilhar com amigos.

Além dos avanços com IA, a Netflix também está atualizando o design da sua página inicial. A nova interface foi pensada para ser mais limpa, moderna e alinhada à proposta premium da marca. O objetivo é deixar os atalhos mais visíveis, como a busca e a seção “Minha Lista”, que agora estarão no topo da tela, e destacar informações relevantes sobre cada título, como “Vencedor do Emmy” ou “Nº 1 em Séries de TV” que estão em posições em rankings de popularidade.

Foto: Reprodução Netflix

IA a serviço da jornada do espectador

A Netflix não está sozinha nessa corrida por experiências mais inteligentes. Outros concorrentes do setor também estão incorporando IA generativa em seus produtos. A Amazon, por exemplo, já oferece na Fire TV uma funcionalidade de busca por voz baseada em Inteligência Artificial, capaz de responder a perguntas abertas sobre programas de TV e filmes. A ideia é semelhante: usar linguagem natural para aproximar a tecnologia do comportamento real dos usuários e tornar o processo de descoberta mais fluido.

Os recursos de Inteligência Artificial generativa integrados à plataforma da Netflix mostram uma tendência que vem se consolidando no setor de tecnologia e entretenimento que coloca a IA para criar interações mais humanas e personalizadas.

Nesse novo modelo, a plataforma deixa de ser apenas um catálogo e se torna uma assistente de entretenimento, capaz de entender o que o usuário quer, mesmo quando ele ainda não sabe exatamente.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]