Inspirado pelos serviços de hotel que muitos viajantes ainda buscam, como café da manhã no quarto ou massagens relaxantes, o Airbnb criou uma nova frente de atuação: os Serviços Airbnb. A novidade chega com 10 categorias em 260 cidades ao redor do mundo, incluindo chefs particulares, sessões fotográficas, massagens, tratamentos de spa, personal trainers, serviços de beleza e até refeições prontas.
“Há dezessete anos, mudamos a forma como as pessoas viajam. Mais de dois bilhões de hóspedes depois, o Airbnb é sinônimo de um lugar para ficar”, comenta Brian Chesky, cofundador e CEO do Airbnb. “Com o lançamento de serviços e experiências, estamos mudando as viagens novamente. Agora, você pode usar o Airbnb mais do que apenas um Airbnb.”
Todos os serviços serão prestados por profissionais verificados e experientes, muitos com décadas de atuação e reconhecimento em suas áreas, como chefs estrelados pelo Guia Michelin, fotógrafos premiados ou instrutores de elite. Os serviços estão disponíveis para todos os tipos de orçamento, com opções a partir de US$ 50, e podem ser reservados mesmo sem estar hospedado em uma casa do Airbnb ou em viagem.
“As pessoas escolhem hotéis pelos serviços oferecidos. As pessoas escolhem Airbnbs pelo espaço. Agora, estamos oferecendo o melhor dos dois mundos: casas incríveis com serviços que as tornam ainda mais especiais”, pontua o CEO.
A empresa também abriu inscrições para que profissionais interessados se tornem anfitriões dos Serviços Airbnb, criando uma nova oportunidade de negócios para empreendedores locais em todo o mundo.
Nova fase de experiências do Airbnb
Outro pilar da nova fase da empresa são as Experiências Airbnb, reformuladas para conectar viajantes com moradores locais de forma mais autêntica. Se antes muitos turistas acabavam em grandes grupos turísticos seguindo roteiros genéricos, agora é possível explorar cidades ao lado de quem as conhece de verdade.
Estão sendo lançadas experiências em 650 cidades globais, que vão de visitas culturais e gastronômicas a aventuras ao ar livre, além de aulas exclusivas com especialistas locais. Há exemplos como a restauração da Catedral de Notre-Dame com a arquiteta responsável pelo projeto, um curso de ramen com o chef Saburo Ishigōka em Tóquio ou uma sessão de consultoria de moda com Jamie Mizrahi, stylist de estrelas de Hollywood.
Outro destaque são os Originais do Airbnb: experiências únicas criadas por nomes como Megan Thee Stallion, Sabrina Carpenter e o jogador Patrick Mahomes. De treinamentos de Lucha Libre com profissionais a oficinas de confeitaria na renomada French Bastards, os Originais são uma aposta da empresa para conquistar também o público que valoriza exclusividade e acesso a ídolos culturais.
As experiências, assim como os serviços, são avaliadas com base em critérios rigorosos de autenticidade, reputação e qualidade, destaca a empresa. Além disso, em breve será possível ver quem mais vai participar da atividade, trocar mensagens com outros participantes e manter contato depois – tudo com controle de privacidade garantido.
Novo app, novas conexões
Para tornar tudo isso possível, o Airbnb também lançou um novo aplicativo, completamente reconstruído. A nova interface integra hospedagens, serviços e experiências em um só lugar, com recomendações personalizadas com base no destino e no perfil do viajante.
Assim que uma estadia é confirmada, o aplicativo começa a sugerir atividades e serviços próximos. Ao chegar ao destino, o hóspede recebe um itinerário com todos os detalhes, desde o horário do check-in às experiências agendadas. A aba “Explorar” permite descobrir casas e experiências ao redor do mundo, enquanto a aba “Viagens” organiza toda a jornada. O novo chat integrado permite compartilhar fotos, vídeos e até fazer pagamentos diretamente na conversa.
Além disso, os perfis dos usuários foram reformulados para destacar não apenas as avaliações e viagens, mas também as conexões feitas ao longo do tempo na plataforma. O objetivo da iniciativa é reforçar a proposta do Airbnb como comunidade.
Para anfitriões, o aplicativo traz melhorias como uma nova ferramenta de criação de anúncios, calendário integrado ao Google Agenda, e guia de gerenciamento de reservas e ofertas.
“As atividades de viagem atuais não oferecem nenhuma conexão real com a cidade que você está visitando. A maneira mais autêntica de explorar uma cidade é com os moradores locais que a conhecem melhor. Com as Experiências do Airbnb, não se limite a ver um lugar, mas vivencie-o”, finaliza.
*Foto: Charles-McClintock Wilson / Shutterstock.com