A aceleração e necessidade de adequação no campo das relações de consumo tem exigido das empresas novas formas de atendimento e fidelização de seus clientes. Neste universo cheio de possibilidades e de acessos digitais para aquisição de produtos e serviços, equipes de atendimento precisam estar atentas aos anseios dos consumidores e alinhadas ao momento deste atendimento e ao posicionamento das empresas.
Com um olhar atento a este novo cenário, a Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (ABRAREC) apresenta o Prêmio Atendimento ABRAREC – CX. De acordo com a associação, o prêmio segue uma tradição histórica na ABRAREC: “trazer para a competição empresas líderes do mercado brasileiro e, portanto, importantes fornecedores de produtos e serviços”.
“É uma cerimônia repleta de ‘humanidades’ onde todos os esforços, sejam eles tecnológicos e de inovação possam ser traduzidos em excelência do atendimento”, enfatiza Dionisio Moreno, Diretor Executivo da ABRAREC.
Segundo Moreno, esta é uma oportunidade única para as empresas mostrarem ao mercado e aos clientes exemplos positivos e inspiradores. “Muitas vezes estes momentos passam despercebidos dentro de uma cultura que parece direcionar o foco somente para o que não deu certo. Nós queremos contrapor esse movimento e mostrar aquilo que tem sido feito de bom e de melhor nas relações de consumo. Esforços, às vezes até individuais, de um colaborador que fez a diferença no relacionamento e na vida de algum cliente”, contextualiza Moreno.
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O Customer Experience (CX) na visão da ABRAREC
Para a ABRAREC, o mercado brasileiro é promissor para a evolução das melhores práticas em Customer Experience (CX). “Entendemos que as áreas de CX serão cada vez mais valorizadas, assim como os profissionais que trabalham nelas, como ocorre hoje com a gestão e governabilidade de dados, por exemplo”, frisa Moreno.
Sem dúvida, diversas pesquisas e exemplos em vários setores demonstram essa importância e os potenciais do mercado para CX. No entanto, essa evolução deve estar pautada por um padrão ético e de equidade no acesso aos bens e serviços, segundo Moreno. “Não podemos descuidar do cuidado com os clientes, afinal ele é o principal destinatário de todas as iniciativas em CX”, pontua o diretor da ABRAREC.
Para Moreno, produtos e serviços estão se transformando em “commons”, ou seja, em termos tecnológicos, eles estão cada vez mais comuns a todos os consumidores. “O grande diferencial competitivo está em apresentar o melhor atendimento, suporte e qualidade neste modelo de relacionamento”, conclui Moreno, sobre os diferenciais em CX para o mercado.
Conheça as categorias do Prêmio Atendimento ABRAREC – CX
ATENDIMENTO TELEFÔNICO
Um dos pontos de contato de maior urgência e valorização da resolutividade em First Contact Resolution (FCR) ou First Call Resolution. Uma experiência única e ainda muito valorizada pelo consumidor e que revela todo o cuidado da empresa com seus clientes.
ATENDIMENTO DIGITAL
E-mail, redes sociais, aplicativos etc. Categoria que demonstra toda a atenção, coerência e rapidez no atendimento e resolução das manifestações de clientes.
ATENDIMENTO DE DESJUDICIALIZAÇÃO
Quando a empresa e os clientes buscam uma conciliação judicial ou extrajudicial para os conflitos de consumo.
ATENDIMENTO ÓRGÃOS PÚBLICOS
Ambiente para solução de possíveis conflitos de consumo pela internet: CIPs Eletrônicas, Plataforma da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Agências Reguladoras e Agentes Fiscalizadores.
Evento terá transmissão online
O Prêmio Atendimento ABRAREC – CX terá transmissão online e ao no dia 17/03/2022 às 18h pelo canal da ABRAREC no YouTube. Você poderá acompanhar toda a cerimônia de premiação e conhecer os melhores cases do ano sobre atendimento e CX.
Para conhecer as empresas finalistas do prêmio e obter outras informações, acesse o site Prêmio Atendimento ABRAREC – CX.
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