A experiência conta na hora de fazer uma compra na internet, segundo pesquisa feita pelo Zoom, comparador de preços, em parceria com a Consumoteca. A pesquisa, realizada com 30 mil pessoas, mostra que passou de 31% para 39%, entre 2013 e 2016, o número de consumidores que escolhem uma loja virtual pela boa experiência que tiveram.
Contudo, o que chamou mais atenção na pesquisa foi o aumento do fator preço nessa conta. No mesmo período passou de 19% para 37% o número de brasileiros que definem o e-commerce pelo preço.
Essa mudança de comportamento revela uma preocupação cada vez maior com o orçamento. Com a inflação em alta, instabilidade política, aumento do desemprego e recessão econômica, os brasileiros estão mais cautelosos.
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?Os dados mostram claramente que a comparação de preços e a preocupação em economizar estão cada dia mais presentes na vida dos brasileiros, atingindo até as classes mais abastadas?, avaliou, em nota, Thiago Flores, diretor executivo do Zoom.
Além disso, segundo o Zoom, também pesa a profissionalização do setor de e-commerce que fez com que os consumidores se sentissem menos receosos na hora de comprar online, sendo possível priorizar outros temas que vão além da boa experiência, como o preço.
A importância de comprar nas grandes redes varejistas também cresceu no período, passando de 24% para 36%. ?Provavelmente devido ao fato de representarem as boas experiências dos consumidores?, analisou Flores.
Na hora de definir um site para realizar uma compra, o consumidor também dá mais atenção para pesquisas prévias: passou de 27% para 33% o número daqueles que priorizam os e-commerces com menos reclamações na web.