Pesquisar
Close this search box.
/
/
Cresce uso dos assistentes de voz para fazer compras online

Cresce uso dos assistentes de voz para fazer compras online

Pesquisa mostra que um em cada dez consumidores já realiza compras usando assistentes de voz nos Estados Unidos

*Por Adriana Fonseca
Os assistentes de voz inteligentes chegaram ao mercado e mudaram a forma como as pessoas interagem com aparelhos digitais e a internet. Começaram a marcar presença nos smartphones, com a Siri no iPhone e o Google Assistente nos dispositivos com tecnologia Android.
Depois, ganharam espaço dentro de casa, incluindo aí a Alexa, da Amazon, e passaram a permitir que as pessoas pedissem para um dispositivo, através de um comando de voz, tocar músicas ou transmitir filmes e séries na televisão. Em um passo mais adiante, os assistentes de voz tornaram possível acender a luz de uma casa inteligente (totalmente conectada) e fazer compras online.
Hoje, um em cada dez consumidores americanos (9,6%) já usam dispositivos ativados por voz para fazer compra – um aumento de 25% em relação ao ano passado. O dado faz parte do estudo anual da PYMNTS “How We Will Pay”, realizado em colaboração com a Visa.
O estudo, focado no público americano, também aborda tendências baseadas nos comportamentos atuais que podem ser replicados em outras regiões.
Segundo a pesquisa, os consumidores têm interagido cada vez mais com dispositivos habilitados para voz e atualmente 3 em cada 10 pessoas já possuem assistentes de voz.
As interações com esses assistentes vão desde checar a temperatura do momento ou a previsão do tempo, até fazer uma chamada telefônica e realizar compras.
A verdade é que hoje as pessoas usam os recursos de voz ao longo de toda sua jornada de compra, desde a pesquisa e comparação de características de um produto e preços até a inclusão do item no carrinho virtual.
assistentes de voz

Compras online a qualquer momento

Hoje, as compras online são feitas de qualquer lugar e a qualquer momento. De acordo com o estudo da PYMNTS, mais de três quartos (76%) dos entrevistados disseram que já fizeram pelo menos uma compra enquanto realizavam outra atividade diária e, especificamente, 39% já compraram enquanto pagavam contas, 34% enquanto almoçavam, 27% enquanto jantavam e 19% enquanto trabalhavam.
De acordo com o levantamento, fazer compras enquanto se assiste TV aumentou 19% na comparação com a pesquisa do ano passado.
“O comércio conectado cria um ambiente de oportunidade para os consumidores e os momentos de compra, independentemente do dispositivo, são a qualquer hora, durante qualquer atividade que o consumidor esteja fazendo”, pontuou o relatório do estudo.
O estudo “How We Will Pay” entrevistou cerca de 5 mil consumidores com 18 anos ou mais nos Estados Unidos.
assistentes de voz

Perfis dos consumidores que mais compram com dispositivos de voz

A pesquisa detectou dois grupos de consumidores que detêm mais dispositivos que a média: “superconectados” e “bridge millennials”.
O consumidor “superconectado”, com 42 anos em média, tem o maior número de dispositivos conectados entre todos os grupos: 7,7, enquanto o consumidor médio tem 4,9. Entre eles, 40% têm curso superior e 51% ganham mais de US$ 100 mil por ano.
Entre os “superconectados”, 58% usam seus dispositivos ligados à internet para fazer compras. Quando questionados por que compram através do dispositivo, 89% dizem para economizar dinheiro, 87% para reduzir frustrações com a espera na fila e 87% por ser mais conveniente.
O consumidor “bridge millennials” tem 36 anos em média e seis dispositivos conectados. Esse perfil fica entre duas gerações – a milênio e a X – e 40% deles ganham mais de US$ 100 mil por ano, enquanto 42% têm curso superior.
Entre eles, 59% usam seus dispositivos ligados à internet para fazer compras. Quando questionados por que compram pelo dispositivo, 86% dizem querer economizar dinheiro, 86% para reduzir frustrações com a espera na fila e 85% por ser mais conveniente.


+ NOTÍCIAS

Assistentes de voz: como elas podem melhorar seu cotidiano?
Assistentes virtuais? Consumidor ainda prefere contato humano
Siri será compatível com WhatsApp e Skype
Alexa e Siri poderão funcionar juntas?
Testamos a Alexa em Português

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]