Pesquisar
Close this search box.
/
/
Testamos a Alexa em Português

Testamos a Alexa em Português

Testamos o o recém-lançado Echo, da Amazon, que já está disponível no Brasil. Será que vale a pena?

A Alexa, da Amazon, chegou em sua versão abrasileirada há alguns dias por aqui. E isso já não é mais novidade. Tanto é que uma campanha massiva foi levantada pela empresa nas mídias tradicionais e online para anunciar a versão brazuca de seu famoso assistente – que vem embarcado nos dispositivos Amazon Echo em três versões: Echo, Echo Dot e Echo Show 5.

Para saber como é o funcionamento da assistente de voz em português fizemos o teste de suas diversas possibilidades de comandos, desconsiderando os dispositivos extras de smarthome (tomadas e lâmpadas inteligentes). Será que vale a pena investir no modelo?

O modelo testado é o Echo Dot, que possui apenas a função de voz e não tem uma tela como o Echo Show 5.

Quando se liga o dispositivo é preciso ter o aplicativo “Alexa” para Android e iOS instalado. Através dele é possível conectar seus calendários pessoais, serviços de streaming e contatos.

Teste prático

Obviamente, como descrito na caixa do produto, as integrações mais fáceis acontecem com os serviços de streaming de música.

Ao pedir a primeira canção, a assistente anuncia que você “acaba de ganhar um período grátis” no Amazon Music Unlimited – versão com 50 milhões de músicas do Amazon Music para assinantes.

Caso você não sincronize nenhum serviço de música no app, você será condicionado a usar o serviço nativo automaticamente.

Os comandos funcionam de forma fluída: basta pedir a música pelo nome que, em alguns casos, ela toca sem precisar saber qual o artista.

No entanto, tivemos dificuldades em encontrar algumas canções por conta da pronuncia ou da velocidade da fala.

Também é possível conectar seu serviço favorito de notícias, como UOL, G1 e CBN, por exemplo. Ao pedir para ouvir as notícias do dia, um resumo pré-gravado é reproduzido.

Para quem gosta do ao vivo, o app TuneIn Radio já vem embarcado no dispositivo com rádios nacionais e internacionais. Funciona de forma bem simples: “Alexa, quero ouvir a estação Jovem Pan FM no TuneIn”. Pronto, em poucos segundos a programação começa.

Funções para o cotidiano

No entanto, as funções que merecem destaque incluem os skills e atalhos da assistente. É possível configurar uma série de ações para quando for dormir ou acordar. Por exemplo: ao dizer “bom dia, Alexa”, funções como calendário, notícias e clima local podem ser reproduzidos de acordo com sua escolha.

A pesquisa também é muito simples. “Alexa, o que é um trava-línguas?”. A assistente foi rápida e precisa em trazer a definição da palavra no dicionário. Dentre outras pesquisas que testamos estão as idades de figuras públicas, dados históricos e geolocalização.

Também é possível adicionar itens ao seu carrinho da Amazon. Caso algum deles esteja na assinatura prime e outro não, é preciso acessar o app ou site da loja para finalizar a compra.

O processo mais “seemless” é a lista de desejos ou de tarefas. Basta criar uma com o auxílio da assistente e ordenar qualquer comando para adicionar itens.

Adaptabilidade

Apesar do uso simples e de responder aos comandos de forma precisa, a assistente ainda não parece totalmente pronta. Em alguns comandos simples como por exemplo “marque esta música como minha favorita” ou “eu gostei disso”, a resposta se resumia em “só é possível marcar músicas de estações personalizadas” e em algumas pesquisas simples da web, a assistente não mostrou resposta alguma, apenas reproduziu que não sabia o suficiente sobre o assunto.

De qualquer forma, o uso não é afetado por algumas faltas simples em seu desenvolvimento. É possível conversar em inglês com a assistente de voz, mesmo configurada para o idioma nativo do Brasil. Ela também responde a outras vozes, mas só revela a lista de tarefas ou calendário caso ouça a voz do usuário que a configurou.

Integração

Ao contrário da Apple, todos os dispositivos da Amazon são bem abertos para outros dispositivos e serviços. É possível usar o Echo Dot como caixa bluetooth, alarme e até mesmo pedir para reproduzir séries no Amazon Prime Video, Netflix, AppleTV+ e Rakkuten, caso você possua um Fire Stick.

O único ponto negativo vai para a comunicação. Qualquer caixa bluetooth básica opera ligações em alto falante, claro, sem comando por voz. Mas a Alexa apenas pode ligar para quem tem outro dispositivo Echo ou o app instalado no celular. Um feature importante que não conseguimos utilizar com facilidade.

Overall

No fim, é possível entender o propósito da assistente. Para pessoas com uma agenda atribulada, é o gadget perfeito. Um Echo Dot ou Echo já resolvem a questão. Para usos que incluam vídeos e séries, um Echo Show 5 talvez atenda melhor as necessidades. O melhor de toda a história é que atualizações e melhorias são automáticas através da inteligência artificial.

Pela integração básica aparente com dispositivos como o celular pelo wi-fi, já dá pra ter uma noção de que uma transformação inteligente na casa funcionaria de forma fácil e fluída.

É um ótimo dispositivo para quem gosta de música, notícias e não quer perder nenhum compromisso – de forma prática, enquanto se arruma para sair de casa sem precisar sacar o celular.

A comunicação ainda é um ponto a melhorar. Talvez acionar o celular via wi-fi ou bluetooth pelo próprio aplicativo da Alexa fosse uma mão na roda para mensagens e ligações.


VEJA TAMBÉM

Siri será compatível com WhatsApp e Skype

Assistentes de voz: como elas podem melhorar seu cotidiano?

Adobe divulga app para câmera com efeitos de realidade aumentada


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]