O varejo brasileiro é um dos mercados mais desafiadores, sobretudo o varejo online, que hoje tem grande atenção dos consumidores. Para varejistas, isso representa uma oportunidade em expansão, mas, significa também fazer investimentos.
Nesse caminho, soluções de crédito para varejistas podem contribuir para o desenvolvimento do negócio? Qual o melhor momento para optar pelo crédito? Quais os cuidados? O que fazer no caso de endividamento?
Esses e outros questionamentos, endereçamos para Francisco Pereira, CEO e fundador da Trademaster, fintech especializada em soluções financeiras e de crédito B2B, que salienta que com a Trademaster, toda a cadeia de distribuição do varejo consegue vender mais por meio de tecnologias financeiras integradas via API, que liberam mais limite de crédito e potencializam a compra a prazo.
Além dessa avaliação, Ferreira deu outras dicas importantes sobre de crédito para varejistas. Abaixo, você confere as repostas e as análises do especialista.
Crédito para varejistas online e cinco respostas definitivas
1- De que forma o varejo pode se beneficiar do crédito?
Para o varejo, mais limite de crédito significa a possibilidade de comprar a prazo, e essa é a principal fonte de financiamento do negócio. Reduzir a necessidade de capital para girar estoque é crucial para a saúde financeira destes negócios. Assim, ao solucionar o problema de fluxo de caixa, com maiores prazos e limites, existe uma melhora em suas compras e gestão de estoque, aumentando o volume e o mix de produtos, maximizando a lucratividade e evitando a ruptura.
2- Existe o melhor momento ou o “motivo certo” para o varejista recorrer ao crédito?
Ao utilizar o crédito de forma consciente o negócio tem um ganho em sua gestão como um todo, não precisando existir o “melhor momento”. Por meio do limite de crédito, o varejo tem a possibilidade de vender os produtos antes mesmo de pagar por eles, otimizando a gestão financeira e operacional do negócio. Alguns dos motivos mais comuns pela procura por crédito pelos varejistas são: evitar ruptura nas prateleiras, aumentar o MIX de produtos, reativar fornecedores, melhorar o fluxo de caixa e otimizar a gestão de estoque.
3- Quais os principais cuidados?
Saber o que está contratando. No consumo de serviços financeiros tradicionais, analisar as taxas cobradas por estes operadores é um dos principais cuidados a se tomar. Entender o tipo de produto, o impacto que gera a longo prazo e quanto de taxa terá que pagar sobre o valor ofertado. Analisar o prazo de disponibilização do crédito, quanto tempo e burocracia serão necessários até você ter o crédito disponibilizado. Busque recomendações de parceiros com experiência no mercado, que ofereçam soluções personalizadas e que atendam às necessidades específicas do seu negócio.
4- Quais os maiores erros que o varejista pode cometer na obtenção de crédito?
Evite os produtos bancários tradicionais que não suportam a demanda de crédito, eles apresentam juros elevados, muita burocracia e baixa customização para as necessidades específicas das cadeias de distribuição. Escolher um parceiro que, além de proporcionar melhorias no processo de compra, ofereça uma solução integrada via APIs nos processos comerciais e financeiros de uma forma quase imperceptível, possibilitando um consumo sem fricção, ágil e sem burocracias, é sempre a melhor opção.
5- No caso do endividamento, via crédito, qual a melhor saída?
Negociar é sempre o melhor caminho. Ao se endividar entre em contato com o parceiro para analisar o melhor caminho para quitar a dívida e não ficar negativado no mercado, pois como citado, o crédito é a melhor fonte de recursos para o varejo. Atualmente existem diversas modalidades de financiamento de dívidas, o varejista deve buscar no mercado uma fonte com mais vantagens e menores taxas.
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