/
/
COVID-19: Como está o humor dos colaboradores na pandemia?

COVID-19: Como está o humor dos colaboradores na pandemia?

Aliada das empresas no processo de migração para o home office, a plataforma de gestão Robbyson acompanhou o índice de felicidade dos funcionários em isolamento social

Profissionais que fazem a gestão de grandes equipes sentem, no dia a dia, a necessidade de reconhecer – seja pelos olhos, seja pelo diálogo ou até mesmo por canais digitais – angústias, tristezas e problemas pessoais que podem prejudicar a produtividade de um colaborador. Com a chegada da COVID-19, contudo, não é mais possível olhar nos olhos, conversar na hora do café, ter um diálogo descontraído e despropositado. Para conversar, agora, é preciso marcar uma teleconferência, o que tende a tirar a espontaneidade do bate-papo. Por isso, as empresas precisaram criar novas formas para descobrir como cada funcionário está se sentindo e manter o engajamento e a produtividade das equipes a distância.

Indo além do nível individual, como explica Lawrence Klein, executivo da plataforma de gestão Robbyson, tornou-se muito mais complicado também ter uma visão quantitativa, analisar a equipe como um todo, compreendendo o sentimento geral dos times. Nesse contexto, pergunta inicial feita pelo avatar da Robbyson diariamente aos funcionários — “como você está se sentindo hoje?” — ganhou um valor a mais diante de um cenário de transição no modo de trabalho e de cuidados com a saúde, inclusive, emocional. Nas empresas que utilizam a plataforma Robbyson, os funcionários são convidados a responder sobre seu humor a cada dia que fazem seu login no sistema. Os colaboradores podem responder: “tô pra baixo”, “tô de boa” e “tô top demais”.

Klein conta que, no começo da pandemia, antes de haver informações claras sobre o que seria feito a respeito da COVID-19, cresceu o índice de “tô para baixo” entre as equipes. Após os esclarecimentos sobre o plano de contingência da empresa, o humor voltou a um patamar mais elevado.

Recursos intuitivos

O acompanhamento do índice de felicidade dos colaboradores oferece informações importantes para o processo de gestão, especialmente durante o isolamento social. Mas é necessário investir em outras fontes de aproximação entre líderes e liderados na ausência do diálogo presencial. Por isso, a Robbyson ganhou novos recursos nos últimos meses, como a função de vídeo e ferramentas que facilitam o direcionamento de, por exemplo, atestados médicos e questões técnicas relacionadas ao dia a dia de trabalho.

De acordo com o executivo, a distância social se tornou pequena com o uso da ferramenta. “Para os líderes que usam a plataforma Robbyson em suas empresas, ficou mais fácil direcionar as tomadas de ação”, diz. “Percebemos, inclusive, que os líderes que mais apoiam os colaboradores são também os que performam melhor”. Outra mudança que a Robbyson permitiu perceber com a adoção do home office foi que, eventualmente, poderia haver quedas de performance relacionadas à qualidade da conexão à internet do colaborador. Para evitar esse problema, algumas empresas-cliente inclusive financiaram a compra de notebooks e também da rede de internet.

Positividade

Klein conta que, agora, o humor dos colaboradores voltou à estabilidade. Antes da pandemia, o índice de felicidade na empresa ficava entre 94% e 95% – e agora está nesse nível. Com o surgimento da COVID-19, chegou a 88%.

“Observamos que nossos clientes tiveram muita tranquilidade para migrar para o home office e, sem a Robbyson, não seria dessa forma”, argumenta o executivo. Houve clientes, por exemplo, que ampliaram o atendimento digital e, portanto, o colaborador precisou deixar de dialogar pelo telefone e começar a usar os canais digitais. Sem a Robbyson, que também transmite dicas e informações, essa mudança não seria tão simples.


+ NOTÍCIAS

Clientes: como colocá-los no topo da pirâmide
Perfis: o novo jeito de pensar no consumidor
Speech Analytics: A ciência por trás da solução

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]