Pesquisar
Close this search box.
/
/
Copa muda perfil de compras da Black Friday, que fatura menos este ano

Copa muda perfil de compras da Black Friday, que fatura menos este ano

Relatório da NielsenIQ aponta estabilidade de vendas no mês de novembro, mas data perde força em faturamento; Amazon teve maior Black de sua história no Brasil

O faturamento bruto do e-commerce brasileiro na sexta-feira de Black Friday caiu 23% em comparação com o ano passado. Apesar da queda na comparação entre os dias específicos da Black Friday em 2022 e 2021, na análise da NielsenIQ|Ebit que considera os 25 dias de novembro dos dois anos, a queda foi de apenas 1%. O resultado fortalece a tendência de que novembro se tornou um mês atrativo para compras, de forma geral. A Copa do Mundo, que pela primeira vez acontece em novembro, influenciou bastante o perfil de compras da data – que já se consolidou como uma das mais importantes para o varejo brasileiro.

Apesar da queda geral, alguns segmentos tiveram altas significativas, como Alimentos e Bebidas, que cresceu 13,8% na comparação entre os 25 dias de novembro de 2022 com o mesmo período em 2021. Outro segmento que teve aumento de pedidos na mesma comparação temporal foi o de Esportes e Lazer, com alta de 8,3%. Ambos são sintomas da mudança de hábitos do consumidor, que tem investido em produtos de consumo rápido, e também da Copa do Mundo, que pela primeira vez acontece no fim do ano, coincidindo com a Black Friday.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Menor poder de compra pesou na escolha do consumidor

De acordo com o Head de e-commerce da NielsenIQ, Marcelo Osanai, há de se considerar ainda que, em 2022, o cenário pandêmico está mais distante do isolamento e fechamento de comércios físicos vividos nos anos anteriores. “Ao considerarmos que a economia brasileira vive um momento desafiador e que em 2022 as lojas offline estão de volta, em peso, para competir com o e-commerce, é interessante perceber que a queda de -1% demonstra, na verdade, estabilidade. É como se o e-commerce, por ter uma força extra, se mantenha vivo e forte na data especial”, explica Osanai.

A maior alta em faturamento bruto foi do segmento de “Games”, 27,8%, seguido por Eletrônicos, com 9,5%. Em seguida, Casa e Decoração, com 9%. Alimentos e Bebidas – grupo de produtos que teve impulsionamento ao longo do ano devido à mudança na postura do usuário de e-commerce em preferir utilizar plataformas online para compras de produtos de giro rápido – teve pequena queda de 3,3%, em faturamento bruto, embora o número de pedidos tenha aumentado consideravelmente.

Leia Mais: Crescimento do e-commerce traz desafios e desenvolvimento para plataformas

Já quando comparados os dias específicos da Black Friday de ambos os anos, as quedas são mais significativas nos segmentos. Com a maior queda, calculada em 26,7% do faturamento bruto, ficou o grupo de Eletrônicos. Em seguida, Alimentos e Bebidas, com 22,1%; Casa e Decoração com baixa de 10,5%; e, por fim, Games, com a menor queda, em 0,7%.

O crescimento no faturamento bruto de Eletrônicos em todo o mês de novembro foi de 42,5%, impulsionado pelas vendas de televisão, telefones celulares e smartphones. “É uma categoria sinônimo de Black Friday. Mas vale destacar que, com a Copa do Mundo, os shoppers aproveitam para renovar suas TVs para assistir aos jogos”, afirmou Osanai.

Copa influenciou Black Friday

Na Black Friday da Copa, a camisa da seleção brasileira foi a ‘campeã’ de interesse da sexta-feira, segundo o Google. De meia-noite até as 16h do dia 25, ela foi o produto mais clicado no Google Shopping no Brasil. O clima do Mundial também motivou a compra de novos televisores. No mesmo período, as TVs de 50 polegadas foram o segundo produto mais buscado na plataforma de compras. Confira a lista dos dez produtos mais clicados no Google Shopping na Black Friday.

Mais buscados no Google Shopping na Black Friday

  1. Camisa Seleção Brasileira Oficial
  2. Smart TV LED 50″ 4K HQ
  3. Apple iPhone 13 128GB – Meia-noite
  4. Smartphone Samsung Galaxy S20 FE 5G 128GB
  5. Apple iPhone 13 5G 128GB – Preto
  6. Ar Condicionado Split Hi Wall
  7. Smartphone Samsung Galaxy S20 FE 5G 128GB – Azul
  8. Fritadeira sem Óleo
  9. Fritadeira a Ar
  10. Iphone 13 128gb – Verde

Conheça o Mundo do CX

Amazon bateu recordes de vendas no Brasil

Já a Amazon teve a melhor Black Friday da sua história. Foram mais de 3,5 milhões de unidades de produtos vendidos no Brasil em 48 horas de evento. Echo Dot 4ª Geração: Smart Speaker com Alexa, Apple iPhone 11, Cerveja Corona, Copo térmico de cerveja Stanley, Smart Lâmpada Wi-Fi Positivo Casa Inteligente e o livro É assim que começa, por Colleen Hoover estão entre os produtos mais populares entre os consumidores, e as categorias mais vendidas foram Livros, Produtos de Rotina e Supermercado, Casa e Garagem, Moda e Eletrônicos.

Os vendedores parceiros da Amazon, a maioria pequenas e médias empresas, também registraram recordes de vendas nesta edição. Entre os itens mais vendidos estão produtos de Moda, Beleza, Casa e Eletrônicos.

Leia Mais: Como reter os clientes conquistados na Black Friday?

Entre as categorias mais vendidas das 48 horas de Black Friday da Amazon estão Livros, Produtos de Rotina e Supermercado, Casa e Garagem, Moda e Eletrônicos.

Televisores

  • Android TV 50″, Google Assistant Built-in, Philips
  • Smart TV, Roku TV, AOC
  • Smart TV LED 50″ 4K UHD Samsung
  • Smart Tv Roku 32″ Led HD, Philco

Celulares

  • iPhone 11, iPhone 12 e iPhone 13, Apple
  • Smartphone Samsung Galaxy A22

Produtos de Rotina e Supermercado

  • Cerveja Corona Extra 330ml Long Neck
  • Papel Higiênico Neve Supreme
  • Whey Zero Lactose Sabor Cacau 250ml, Piracanjuba
  • Fralda Huggies Supreme Care Ultra, Huggies
  • Whisky Johnnie Walker Black Label 12 anos, 750ml
  • Máscara de Hidratação Morte Súbita 450g, Lola Cosmetics

Lazer e Entretenimento

  • Copo térmico de cerveja Stanley|473ml, Stanley
  • Console Nintendo Switch Azul e Vermelho + Mario Kart 8, Nintendo
  • Console PlayStation®5 + FIFA 23, Playstation
  • Console Xbox Series X
  • FIFA 23, Electronic Arts
  • God of War Ragnarök, Playstation

CASA

  • Fritadeira a Ar Mondial, Mondial
  • Aspirador de Pó Robô Multilaser 3 em 1, Multilaser
  • Fritadeira Airfryer, Midea
  • Lavadora de Alta Pressão Wap Atacama Smart 2200, WAP
  • Passadeira Portátil 1200w, Black+Decker

MODA

  • Kit 3 Meias Invisível Algodão, Mash
  • Chinelo, Havaianas
  • Kit 2 Calcinhas Cintura Alta Microfibra, Trifil
  • Camiseta Básica Masculina, Hering
  • Tênis Solar, Olympikus
  • Camiseta, Aramis


+ Notícias

Copa, Black Friday e Natal são oportunidades para mudar o relacionamento com o consumidor

De cada 10 lojas virtuais 7 usam WhatsApp e Telegram nas vendas

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]