O faturamento bruto do e-commerce brasileiro na sexta-feira de Black Friday caiu 23% em comparação com o ano passado. Apesar da queda na comparação entre os dias específicos da Black Friday em 2022 e 2021, na análise da NielsenIQ|Ebit que considera os 25 dias de novembro dos dois anos, a queda foi de apenas 1%. O resultado fortalece a tendência de que novembro se tornou um mês atrativo para compras, de forma geral. A Copa do Mundo, que pela primeira vez acontece em novembro, influenciou bastante o perfil de compras da data – que já se consolidou como uma das mais importantes para o varejo brasileiro.
Apesar da queda geral, alguns segmentos tiveram altas significativas, como Alimentos e Bebidas, que cresceu 13,8% na comparação entre os 25 dias de novembro de 2022 com o mesmo período em 2021. Outro segmento que teve aumento de pedidos na mesma comparação temporal foi o de Esportes e Lazer, com alta de 8,3%. Ambos são sintomas da mudança de hábitos do consumidor, que tem investido em produtos de consumo rápido, e também da Copa do Mundo, que pela primeira vez acontece no fim do ano, coincidindo com a Black Friday.
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Menor poder de compra pesou na escolha do consumidor
De acordo com o Head de e-commerce da NielsenIQ, Marcelo Osanai, há de se considerar ainda que, em 2022, o cenário pandêmico está mais distante do isolamento e fechamento de comércios físicos vividos nos anos anteriores. “Ao considerarmos que a economia brasileira vive um momento desafiador e que em 2022 as lojas offline estão de volta, em peso, para competir com o e-commerce, é interessante perceber que a queda de -1% demonstra, na verdade, estabilidade. É como se o e-commerce, por ter uma força extra, se mantenha vivo e forte na data especial”, explica Osanai.
A maior alta em faturamento bruto foi do segmento de “Games”, 27,8%, seguido por Eletrônicos, com 9,5%. Em seguida, Casa e Decoração, com 9%. Alimentos e Bebidas – grupo de produtos que teve impulsionamento ao longo do ano devido à mudança na postura do usuário de e-commerce em preferir utilizar plataformas online para compras de produtos de giro rápido – teve pequena queda de 3,3%, em faturamento bruto, embora o número de pedidos tenha aumentado consideravelmente.
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Já quando comparados os dias específicos da Black Friday de ambos os anos, as quedas são mais significativas nos segmentos. Com a maior queda, calculada em 26,7% do faturamento bruto, ficou o grupo de Eletrônicos. Em seguida, Alimentos e Bebidas, com 22,1%; Casa e Decoração com baixa de 10,5%; e, por fim, Games, com a menor queda, em 0,7%.
O crescimento no faturamento bruto de Eletrônicos em todo o mês de novembro foi de 42,5%, impulsionado pelas vendas de televisão, telefones celulares e smartphones. “É uma categoria sinônimo de Black Friday. Mas vale destacar que, com a Copa do Mundo, os shoppers aproveitam para renovar suas TVs para assistir aos jogos”, afirmou Osanai.
Copa influenciou Black Friday
Na Black Friday da Copa, a camisa da seleção brasileira foi a ‘campeã’ de interesse da sexta-feira, segundo o Google. De meia-noite até as 16h do dia 25, ela foi o produto mais clicado no Google Shopping no Brasil. O clima do Mundial também motivou a compra de novos televisores. No mesmo período, as TVs de 50 polegadas foram o segundo produto mais buscado na plataforma de compras. Confira a lista dos dez produtos mais clicados no Google Shopping na Black Friday.
Mais buscados no Google Shopping na Black Friday
- Camisa Seleção Brasileira Oficial
- Smart TV LED 50″ 4K HQ
- Apple iPhone 13 128GB – Meia-noite
- Smartphone Samsung Galaxy S20 FE 5G 128GB
- Apple iPhone 13 5G 128GB – Preto
- Ar Condicionado Split Hi Wall
- Smartphone Samsung Galaxy S20 FE 5G 128GB – Azul
- Fritadeira sem Óleo
- Fritadeira a Ar
- Iphone 13 128gb – Verde
Amazon bateu recordes de vendas no Brasil
Já a Amazon teve a melhor Black Friday da sua história. Foram mais de 3,5 milhões de unidades de produtos vendidos no Brasil em 48 horas de evento. Echo Dot 4ª Geração: Smart Speaker com Alexa, Apple iPhone 11, Cerveja Corona, Copo térmico de cerveja Stanley, Smart Lâmpada Wi-Fi Positivo Casa Inteligente e o livro É assim que começa, por Colleen Hoover estão entre os produtos mais populares entre os consumidores, e as categorias mais vendidas foram Livros, Produtos de Rotina e Supermercado, Casa e Garagem, Moda e Eletrônicos.
Os vendedores parceiros da Amazon, a maioria pequenas e médias empresas, também registraram recordes de vendas nesta edição. Entre os itens mais vendidos estão produtos de Moda, Beleza, Casa e Eletrônicos.
Leia Mais: Como reter os clientes conquistados na Black Friday?
Entre as categorias mais vendidas das 48 horas de Black Friday da Amazon estão Livros, Produtos de Rotina e Supermercado, Casa e Garagem, Moda e Eletrônicos.
Televisores
- Android TV 50″, Google Assistant Built-in, Philips
- Smart TV, Roku TV, AOC
- Smart TV LED 50″ 4K UHD Samsung
- Smart Tv Roku 32″ Led HD, Philco
Celulares
- iPhone 11, iPhone 12 e iPhone 13, Apple
- Smartphone Samsung Galaxy A22
Produtos de Rotina e Supermercado
- Cerveja Corona Extra 330ml Long Neck
- Papel Higiênico Neve Supreme
- Whey Zero Lactose Sabor Cacau 250ml, Piracanjuba
- Fralda Huggies Supreme Care Ultra, Huggies
- Whisky Johnnie Walker Black Label 12 anos, 750ml
- Máscara de Hidratação Morte Súbita 450g, Lola Cosmetics
Lazer e Entretenimento
- Copo térmico de cerveja Stanley|473ml, Stanley
- Console Nintendo Switch Azul e Vermelho + Mario Kart 8, Nintendo
- Console PlayStation®5 + FIFA 23, Playstation
- Console Xbox Series X
- FIFA 23, Electronic Arts
- God of War Ragnarök, Playstation
CASA
- Fritadeira a Ar Mondial, Mondial
- Aspirador de Pó Robô Multilaser 3 em 1, Multilaser
- Fritadeira Airfryer, Midea
- Lavadora de Alta Pressão Wap Atacama Smart 2200, WAP
- Passadeira Portátil 1200w, Black+Decker
MODA
- Kit 3 Meias Invisível Algodão, Mash
- Chinelo, Havaianas
- Kit 2 Calcinhas Cintura Alta Microfibra, Trifil
- Camiseta Básica Masculina, Hering
- Tênis Solar, Olympikus
- Camiseta, Aramis
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