Pesquisar
Close this search box.
/
/
“Continuo acreditando no varejo tradicional”, diz Luciano Hang

“Continuo acreditando no varejo tradicional”, diz Luciano Hang

Durante a Feira Brasileira do Varejo, dono da Havan falou sobre as metas da rede, preocupação com a tecnologia e trajetória de sua empresa

A Havan tem mais de 110 megalojas espalhadas pelo Brasil. Segundo Luciano Hang, dono da rede, são mais de 1,5 milhão de metros quadrados construídos. A varejista soma sua capilaridade a um grande mix de produtos para projetar crescimento de 65% em 2019, com faturamento de R$12 bilhões.

Em palestra que abriu a Feira Brasileira do Varejo (FBV), Hang falou sobre o suposto apocalipse do varejo físico. O empresário defendeu as lojas fisicas: “elas não vão acabar, as pessoas querem sair de casa e ir para uma loja. Continuo acreditando no varejo tradicional”.

Hang tem metas ousadas para a Havan. Ele conta que o objetivo da rede é ter 200 mega lojas até 2022 e disse ainda que o ritmo de abertura de lojas deve ser maior que o esperado. Assim, a empresa terá mais de 200 unidades dentro de três anos e estará presente em todos as unidades da federação.

Para o executivo, a tecnologia não avança na mesma velocidade que o senso comum determina, ele explica que usa a inovação para encantar as pessoas. “Não fique queimando a cabeça pensando que seu negócio vai quebrar, que a internet vai passar por cima, faça o seu melhor. Cada negócio muda conforme a necessidade de seus clientes”, diz.

Gestão de pessoas

Um dos fatores do sucesso das lojas de Hang, segundo ele, são as pessoas. O empresário dedicou boa parte de seu tempo na FBV a falar sobre os colaboradores da Havan. O CEO disse que a comunicação é o item mais importante para motivar os funcionários e que os líderes precisam dizer constantemente aos colaboradores onde querem chegar. “Um grande líder não fala como conquistar a montanha, mas fala que quer conquistar a montanha. A partir daí sua equipe vai traçar uma estratégia. Confie nas pessoas, elas querem sair de casa para fazer o seu melhor.

Hoje a Havan contrata 10 mil pessoas por ano. Para o dono da empresa, não há outra organização que ofereça um plano de carreira melhor que a varejista no Brasil. “Digo para eles (colaboradores da Havan) que não tem uma empresa onde eles podem crescer mais”. Luciano Hang explica que a comunicação com os funcionários é sua principal ferramenta de motivação: “converso individualmente, faço reuniões de equipe semanais ou mensais, parece até uma igreja”, brinca.

Conselhos aos empreendedores

Durante a FBV, Hang distribuiu dicas aos empreendedores ao falar da trajetória de sua empresa. A Havan começou como uma pequena loja de tecidos em uma sala de 45 metros quadrados. Bem-humorado, Hang conta que tirava os tecidos do espaço à medida que as pessoas chegavam na loja.

O pequeno estabelecimento em Brusque, Santa Catarina, se transformou em uma empresa presente em quase todos os estados brasileiros e que deve faturar mais de R$12 milhões em 2019. “Comece pequeno, mas sonhe grande. Eu não aceitava quando chamavam o meu negócio de ‘lojinha’. Ninguém pode dar a desculpa de que é impossível. O impossível não existe”, afirma.

O executivo citou ainda sua experiência na Tailândia, onde comprou 5 milhões de baleiros de vidro por R$0,28 e vendeu em suas lojas a R$1,99. “Eu sabia se ia dar certo? Não, mas empresário precisa ter coragem”.

Brasil

Hang defendeu as reformas tributária e da previdência em sua palestra na FBV. “Tenho certeza que as reformas serão feitas. Rodrigo Maia (presidente da Câmara dos Deputados) me disse que vai sair uma reforma (da previdência) robusta e uma reforma tributária incrível”, disse.

O empresário disse que investe no País por acreditar na mudança nas regras de aposentadoria: “continuo investindo e acreditando, só paro quando ver que as reformas não saíram”.

Para o fundador da Havan, os empresários precisam ser ativistas políticos, e é preciso “sair do muro”. No evento, que acontece em Porto Alegre, Hang disse que os governos dos petistas Lula e Dilma Rousseff “dizimaram” as empresas do Rio Grande do Sul e atribui culpa ao empresariado da região: “cada um aqui é culpado, todo mundo ficou calado. Daqui para frente é manifestação”

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]