Com a chegada do período de volta às aulas, o varejo se prepara para receber um fluxo intenso de consumidores em busca de materiais escolares e novidades para o ano letivo. Em meio a essa movimentação, a digitalização se mostra cada vez mais presente, impulsionando as vendas online e desafiando as lojas físicas a inovarem para atrair clientes. Um levantamento da NuvemShop revelou que o e-commerce movimentou 19,5 mil itens e gerou um faturamento de R$ 1,4 milhão nos primeiros dias do ano.
Embora a digitalização tenha sido uma necessidade para muitas marcas, o varejo físico não fica para trás na busca por estratégias que captem a atenção do público. Um exemplo é a Havan, que decidiu investir em influenciadores virtuais para atrair clientes às suas lojas físicas. No mundo digital, personagens em 3D como Lucianinho e Liberdade têm conquistado a criançada, tornando-se aliados na missão de compra da lista de material escolar.
Ao apresentar opções e novidades aos consumidores, esses influenciadores deixam a experiência de compra mais interativa e divertida. A Havan inova ao utilizar a tecnologia para criar personagens carismáticos, capazes de envolver as crianças e, por consequência, seus pais. A missão é clara: tornar a ida às compras uma experiência marcante e personalizada.
“Trabalhamos com o Lucianinho, que é o personagem do Luciano Hang e a Estátua da Liberdade no canal da Turminha da Havan, no Youtube, e quisemos trazer mais uma vez para nosso comercial, justamente por essa proximidade com quem mais vai usufruir dos materiais escolares, que são as crianças”, explica a coordenadora de Marketing do Núcleo Criativo, Ana Paula Mellão.
Para além do digital, o mercado de influencer como um todo é promissor. No Brasil, estima-se que, por aqui, existam 10,5 milhões de influencers, além de milhões que se destacam em plataformas, como YouTube e TikTok. O estudo “Quem te Influencia?”, feito pela MindMiners e YOUPIX, mostra que o número de marcas investindo mais de 1,5 milhão de reais em marketing de influência dobrou em comparação com o ano anterior.
Colaboração entre marcas
Os influenciadores se mostram como uma aposta certeira para conquistar todas as gerações, além é claro de ter a capacidade de se adaptarem a linguagem do seu consumidor. Não à toa, a criação desses influencers digitais é utilizada por marcas como uma estratégia já bastante conhecida nos mundos dos negócios, as “collabs”, ações de marketing que envolvem uma parceria entre duas ou mais marcas para criar e comercializar produtos ou serviços.
Você compra de influenciador?
A pesquisa da MindMiners e YOUPIX apontou ainda que seis em cada 10 seguidores já compraram produtos recomendados por influenciadores digitais. Além disso, o tamanho do perfil não é fator determinante para os consumidores. 73% afirmam que um influenciador é alguém capaz de promover ideias e influenciar opiniões e comportamentos de seus seguidores, independentemente da quantidade de seguidores que possua.
O estudo mostrou ainda que 49% dos entrevistados consideram o conteúdo do dia a dia como seu formato preferido, seguido por dicas (44%) e caixas de perguntas em stories (37%).
Para muitos consumidores, a autenticidade e a relevância do conteúdo diário são fundamentais. Nesse sentido, as marcas precisam criar diálogos que se alinhem com o estilo de vida e interesses de seu público-alvo.
Embora o conteúdo seja uma peça-chave, a pesquisa apontou que a decisão de compra é influenciada por diversos fatores. 67% dos entrevistados afirmam realizar uma pesquisa aprofundada sobre o produto ou serviço antes de efetuar a compra.
Por outro lado, apenas 16% dos entrevistados relatam comprar instantaneamente ao visualizar um post patrocinado por um influenciador. Podemos observar que, embora a parceria com influenciadores seja uma estratégia valiosa, as marcas precisam ir além da simples promoção, construindo engajamentos que estimulem a pesquisa e a tomada de decisão.
A Havan optou por diferenciar-se através de itens exclusivos, apresentando desenhos e estampas de personagens. Essa estratégia visa não apenas chamar a atenção dos consumidores, mas também oferecer uma experiência única, incentivando a visita às lojas físicas. As marcas estão cada vez mais conscientes de que a competitividade no mercado muitas vezes depende da capacidade de oferecer preços atraentes. Nesse contexto, estratégias de precificação tornam-se essenciais para atrair e manter clientes.
“Temos diversos produtos como cadernos, mochilas, canetas, lápis, entre outros, de grandes marcas parceiras, como Faber-Castell, Tilibra, BIC, com preços atraentes para que as famílias possam comprar todos os itens da lista de material na Havan”, destaca Ana Paula.