Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que mudou no consumo de tech com a inflação atual na América Latina?

O que mudou no consumo de tech com a inflação atual na América Latina?

A inflação pegou o mundo nos últimos anos, mas o mercado LATAM tem algo que falta na maioria: resiliência e flexibilidade

Nos últimos meses, o comércio mundial enfrentou alguns grandes desafios, como a Pandemia e a Guerra Rússia-Ucrânia. A recessão bateu de frente com diversas populações, e a inflação afetou diversas nações. Na América Latina, isso também aconteceu – mas de maneira muito diferente, porque os consumidores da região estão acostumados com a inflação e puderam moldar seu consumo de forma mais resiliente, principalmente quando falamos de bens duráveis.

Growth from Knowledge (GfK), especialistas em dados e insights de mercado, mostrou que os latino-americanos estão acostumados com o histórico de inflação constante. As pessoas da região fazem as mesmas adaptações que as demais – compram produtos mais baratos, economizam, compram mais essenciais e cortam gastos onde podem; a diferença, porém, é na velocidade que se adaptam – muito maior que no resto do mundo.

Leia mais:
Crise econômica cria consumidores mais conscientes

“Do ponto de vista cultural, os consumidores da LATAM demonstram consistentemente uma impressionante resiliência à inflação e uma capacidade de consumo considerável, mesmo em tempos difíceis,” explica o GfK.

Impacto da inflação no Tech & Durables

Durante a inflação, há o entendimento de compra de bens necessários e supérfluos. Um dos principais efeitos é o adiamento da obtenção de itens mais caros, mais duráveis e menos substituíveis, e a valorização de essenciais. Faz sentido: é muito mais fácil, financeiramente, repor escovas de dentes ou tênis “velhos” do que uma geladeira velha, mas ainda funcional.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

O setor de Tech & Durables (T&D), então, enfrenta o grande problema: as pessoas não priorizam as compras destes. O valor deles é alto, e a troca, muitas vezes, adiável. Na alta da inflação, as pessoas não conseguem dispor de grandes valores para compra de objetos; e cabe a quem vende entender e driblar isso.

A verdade é que, mesmo adiando, as pessoas ainda precisarão comprar. Embora abalada, a demanda por T&D existe, ainda mais em um mundo cada vez mais conectado – por exemplo, 66% das pessoas usam smartphones no trabalho, de acordo com o Mobile Ecossystem Forum. O celular é T&D, mas os consumidores precisarão de celulares quando os antigos quebrarem. A demanda existe, mas a oferta precisa ser tentadora e se alinhar às condições do consumidor.

Conheça o Mundo do CX

Nesta hora, ganha força uma das queridinhas do mercado brasileiro, a flexibilização de pagamento. Lojas e empresas que conseguem oferecer um maior espaço de tempo acabam com vantagem sobre aquelas com preços melhores, mas ainda elevados:

“Aumentar as opções de pagamento disponíveis é uma ‘obrigação’ para os varejistas de T&D”, diz Felipe Mendes, diretor geral LATAM da GfK. “Para fazer isso de forma eficaz, os varejistas devem entender os desafios financeiros que seu público-alvo está enfrentando. Qual é a sua renda média mensal disponível? O quanto disso eles podem gastar com financiamento? Quantos meses de crédito eles precisam: 12, 24, 36 ou mais? É importante pensar no que cabe no orçamento do consumidor e não no preço final do produto.”



+ NOTÍCIAS
A era “Figital”: o mundo após dez anos da crise global
Como a crise pode ajudar o varejo?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]