Segundo Flávia Amado – Shopper & Retail Manager Latam da Kantar Worldpanel, o cenário de lá hoje é refletido aqui e as mudanças que eles já sofreram, nós começamos a passar.
As características do consumidor em crise aqui e lá são:
- Racionalização das despesas;
- Diminuição das despesas fixas;
- Volta às refeições em casa;
- Lares diminuiram visitas ao ponto de venda.
Com o cenário de crise, o consumidor passou a priorizar um maior planejamento, faz compras menos vezes, de forma mais racional. A redução de nove vezes menos idas ao ponto de venda mostra que quando o consumidor vai às compras, leva mais volume por ocasião.
- 75% tentam ser mais organizados
- 61% compram por necessidade
- 35% consultam folhetos antes de comprar
- 68% sempre confiam em promoções
Tempo bem como orçamento são importantes moedas nos nossos dias, categorias e canais que oferecem essa relação de custo-beneficio se ganham e ganharão cada vez mais. Tickets maiores representam 52% em valor do total de compras atualmente. Mais de um milhão de lares brasileiros deixaram de fazer suas refeições na rua, por isso mesmo querem produtos alimentícios de valor.
O que aconteceu na Espanha?
O shopper voltou para o lar, passa mais tempo no fogão e levou o entretenimento para dentro de casa, menos desperdício, racionalização das compras, passou a estocar em compras de abastecimento, buscavam preços e custo-benefício
Hoje a Espanha vislumbra um cenário de mais confiança do consumidor e baixa da inflação. Na Espanha pós crise o canal de custo-benefício ocupa a liderança, marcas próprias seguem crescendo, cai a frequencia de compras mesmo após o periodo de estabilidade.
Novo cenário
Menor fluxo no varejo faz com que cada visita melhore as chances de venda e a conversão é super valiosa. ?O desafio é aumentar a lealdade (gasto maior) à loja e conversão, fazer com que o cliente compre o máximo de produtos disponíveis. Para isso ouvir o cliente fundamental, já que:
- 44% querem experimentar
- 59% querem informação
- 68% gostam de promoção
- 40% querem novidades
?Conheceer o shopper é a melhor forma de atingí-lo adequadamente. Quando se realiza uma estratégia direcionada específica para o seu perfil, as chances de impactá-lo positivamente são maiores?, finaliza.