Pesquisar
Close this search box.
/
/
Brasileiros: onde comem? o que bebem?

Brasileiros: onde comem? o que bebem?

De onde vem a comida que os brasileiros põem no prato? O que mais influencia as decisões de alimentação dos brasileiros? Veja agora nesta matéria

Os dados do levantamento da Opinion Box sobre a alimentação dos brasileiros são baseados em uma pesquisa com mais de duas mil pessoas no país sobre seus hábitos e comportamentos nas refeições. Segundo o estudo, a maioria das pessoas entrevistadas (46%) avaliam suas alimentações como saudáveis, enquanto 11% consideram seus hábitos como não saudáveis. Além disso, 63% entendem que comem na medida certa, enquanto 29% percebem que comem mais do que deveriam.

O estudo ainda aponta os obstáculos que impedem os consumidores de manterem uma dieta mais saudável. O principal deles são os preços desses tipos de alimentos (39%), seguido pela dificuldade em manter o autocontrole (30%), a falta de tempo para cozinhar refeições saudáveis (29%) e a preferência individual por alimentos menos saudáveis (13%). Outros fatores listados pelos entrevistados são a falta de acompanhamento médico (10%), a falta de informação sobre como se alimentar de maneira saudável (9%) e a dificuldade em encontrar opções de alimentos saudáveis em suas cidades e regiões (9%).

Influência da alimentação saudável

Segundo os entrevistados, o fator que mais influencia suas decisões alimentares saudáveis são as recomendações de profissionais de saúde, apontado por metade dos consumidores. Em segundo lugar, estão as informações nutricionais nos rótulos de produtos (32%), as recomendações de amigos e familiares (26%), e conteúdos sobre o tema de saúde nas redes sociais ou na internet (22%).

A publicidade também seu papel na influência das decisões de compra de alimentos saudáveis (9%), como apontado pelos respondentes, assim como as recomendações de influenciadores digitais e pessoas famosas (7%).

Por mais que as informações contidas nos rótulos dos produtos sejam o segundo fator de maior influência nessas decisões, apenas 23% dos entrevistados as leem sempre. 27% afirmam ler os rótulos com frequência, 30% às vezes e 15%, raramente. Apenas 5% dos entrevistados afirmam nunca ler as informações nutricionais.

Vamos às compras

Mas no momento de fazer as compras de alimentos para cozinhar ou comer, são outros elementos que impactam a tomada de decisão. O critério mais apontado pelos respondentes é o preço (51%), seguido pela escolha da opção mais saudável (36%), o sabor do alimento (30%), promoções (29%), a data de validade (24%) e o valor nutricional (17%).

Outros critérios são a marca do produto (14%), a praticidade de preparar o alimento (14%), a pouca presença de agrotóxicos (9%), o tamanho da embalagem ou a quantidade de porções servidas (8%), se o produto é orgânico ou de produção local (8%) e, por fim, o valor calórico (7%).

Bares e restaurantes

Outros fatores apontados pelos respondentes são a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes dos estabelecimentos (17%) e o ambiente (12,4%). O sabor da comida (10,3%) e o preço dos pratos e refeições (7,2%) ocupam a quarta e quinta posições, respectivamente, entre os principais critérios dos consumidores desses locais.

Além disso, o levantamento aponta que a maioria dos clientes de bares e restaurantes (93%) prefere consumir alimentos e bebidas nos estabelecimentos, sendo que 66,3% afirmam comer fora de casa entre duas e cinco vezes no mês. Suas motivações para sair de casa são, principalmente, ir a celebrações ou festas (76,6%) e conversar e se divertir com amigos e colegas (76,3%).



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]