/
/
Consumidores adotam novas estratégias para equilibrar orçamento e estilo de vida

Consumidores adotam novas estratégias para equilibrar orçamento e estilo de vida

Analisar o custo-benefício se tornou prioridade para consumidores que querem acomodar estilo de vida dentro do orçamento

O estilo de vida é um indicador econômico que define como uma pessoa vive pelos bens que ela tem ou consome. Porém, para ser sustentável, é importante que ele esteja dentro do orçamento. Além disso, dentro dessa definição está ainda a quantidade de dinheiro que resta após serem supridas todas as necessidades do mês. Essas necessidades são os gastos definidos por prioridades, que devem estar adequados ao ganho mensal, para não gerar endividamento.

Para evitar que essas despesas saiam do controle e excedam o orçamento, alguns cuidados são importantes, como um bom planejamento financeiro e evitar contas desnecessárias. Ou seja, é necessário encontrar uma forma de adequar o orçamento ao padrão de vida, evitando sacrifícios.

Por outro lado, a inflação provoca o aumento no custo de vida. Consumidores em todo o mundo buscam alternativas para lidar com o cenário. Um estudo da Euromonitor International mostrou que três em cada quatro pessoas dizem estar, em 2023, preocupadas com o aumento diário do custo de seu consumo. Há quem corte gastos, e há quem recorra ao crédito para manter o poder de compra.

Baby Boomers evitam sair do orçamento, e Geração Z quer férias

A pesquisa mostra que, entre o público estudado, os Baby Boomers (aqueles que nasceram entre 1945 e 1964) são os menos flexíveis com seu orçamento. Diante do aumento de preços dos alimentos, mais de um terço do público ouvido pelo estudo afirmou procurar por produtos de marca própria que, em geral, são mais baratos que as grandes marcas. Assim, conseguem manter as despesas dentro do orçamento.

Marcas próprias são aquelas que divulgam seus produtos como “fabricação local” e possuem a identidade da empresa que os distribui, seja um supermercado ou uma rede de farmácias,, e têm se tornado as escolhidas dos consumidores. Prova disso é que uma em cada quatro pessoas dizem optar por essas marcas. Além disso, empresas que oferecem as melhores propostas de valor, baseadas em tecnologia, podem cativar o cliente com ofertas de produtos e serviços acessíveis.

Por outro lado, a pandemia trouxe uma necessidade para o consumidor: aproveitar melhor a vida. Essa meta inclui tirar férias, apesar das obrigações financeiras, e não deixar os planos para outro momento. Durante o estudo, 28% dos ouvidos disseram ter o objetivo de aumentar seus gastos com viagens nos próximos 12 meses. Desse público, 34% são da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010).


Quer saber o que há de melhor em CX?
Participe do CONAREC 2023!

Onde? Expo Transamérica – SP
Quando? 12 e 13 de Setembro

Ainda não tem ingresso?
Clique aqui! 💬


Novo estilo de vida: férias acompanhadas de custo-benefício

Para equilibrar as férias com o orçamento, o custo-benefício tem sido a principal opção para aqueles que querem viajar. Esse requisito foi escolhido por 29% dos entrevistados pelo estudo da Euromonitor International. Os turistas têm, inclusive, alterado as durações de suas viagens para conseguir melhores preços.

Do outro lado estão as empresas de turismo que, diante desse cenário, criaram opções mais flexíveis para estar de acordo com os novos padrões de vida do público. A opção para conquistar o consumidor é oferecer opções gastronômicas de baixo custo e experiências mais acessíveis para garantir que as pessoas que pretendem viajar, mas sem gastar muito.

Conheça o Mundo do CX

O consumidor e o hábito de pesquisar preços online antes de comprar

Para não comprometer o orçamento, fazer uma pesquisa de preços no mundo virtual antes de adquirir bens ou serviços tem se tornado hábito. O estudo mostrou que um terço dos consumidores faz a comparação de valores na internet antes de fechar uma compra, seja física ou no e-commerce. Essa atitude é ainda mais frequente entre os Millennials (nascidos entre entre 1981 e 1995).

Diante desse cenário de múltiplas escolhas percebido pelo consumidor, as marcas e empresas passam a ter a necessidade de uma melhor comunicação de seus valores, para posicionar suas soluções e oferecer produtos acessíveis, alinhados com as novas demandas.



+ NOTÍCIAS
Consumidores na América Latina criam estratégias de compra em tempos de inflação
Os hábitos do novo consumidor de shoppings centers no pós-pandemia

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]