/
/
Consumidores na América Latina criam estratégias de compra em tempos de inflação

Consumidores na América Latina criam estratégias de compra em tempos de inflação

Panorama do consumo na região inclui escolhas ampliadas e lealdade em queda

O cenário das marcas mais compradas na América Latina está em constante evolução, impulsionado por mudanças no comportamento do consumidor, desafios econômicos e uma busca por valor. O Ranking Brand Footprint 2023, produzido pela Kantar, empresa líder global em dados, insights e consultoria, revisita as marcas mais escolhidas pelos consumidores latino-americanos em 2022.

A Coca-Cola lidera o pódio, conquistando 2.690 milhões de seleções, enquanto Colgate se posiciona em segundo lugar, com 776 milhões de escolhas. A Bimbo, por sua vez, alcança o terceiro lugar, com 559 milhões de preferências ao longo do ano. No cenário desafiador das flutuações econômicas, as empresas têm buscado constantemente estratégias para se adaptar e atender às demandas dos consumidores. Enquanto isso, os consumidores seguem em busca do equilíbrio entre valor e qualidade em suas escolhas de compra

Como funciona o Brand Footprint

O Brand Footprint utiliza uma métrica original denominada Consumer Reach Points (CRP) para medir a força de uma marca com base na frequência de escolha pelos compradores. Esse estudo abrangeu 5.325 marcas em 14 mercados latino-americanos, e explora a resiliência das marcas.

Leia mais: Como inflação mudou hábitos de compra dos brasileiros em 2022?

A ascensão da Sadia

Dentre as marcas reconhecidas, a Sadia ganhou destaque ao ser classificada como a sétima marca mais escolhida pelos consumidores na América Latina de acordo com o Kantar Brand Footprint 2023. A marca, presente em mais de 100 países, oferece um portfólio amplo com mais de 300 produtos, abrangendo cortes de frango, empanados, pizzas, lasanhas e frios. A presença da Sadia em países como Chile, Uruguai, Argentina, Peru e Paraguai a torna uma opção popular para uma variedade de produtos alimentícios.

Comportamento do consumidor em transformação

O estudo revelou transformações significativas no comportamento do consumidor, em resposta à diminuição do poder de compra causada pela inflação nos preços de bens de consumo em massa. Os consumidores estão buscando estratégias para equilibrar os gastos, como realizar mais visitas ao ponto de venda para comprar menos itens por vez.

A equação de “comprar menos e pagar mais” afeta as decisões de compra, resultando em uma mudança perceptível. A pressão inflacionária reduziu o poder aquisitivo dos consumidores em 25% na América Latina nos últimos dois anos, levando a uma redução de 1,3 bilhão de decisões de compra em 2022, comparado ao ano anterior. Isso influencia desde a frequência de compra até a preferência por certos canais de venda.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Novas escolhas e lealdade

Os consumidores latino-americanos enfrentam um cenário de escolhas ampliadas, resultando em uma competição feroz entre as marcas. Eles estão priorizando suas compras essenciais, especialmente mantimentos, enquanto expandem seu repertório de marcas, adquirindo em média 93,4 marcas por ano, um aumento significativo em relação a 2021. A busca por melhor relação custo-benefício levou a um aumento de 18% na visita a diversos canais de venda.

Perspectivas para o futuro

As marcas que oferecem a possibilidade de manter o volume com preços mais baixos se destacam no atual ambiente econômico. Canais de custo-benefício, como lojas de desconto e atacarejos, ganham relevância, assim como canais mais específicos como farmácias e conveniências. Enquanto alguns canais estão ganhando ocasiões, outros, como as lojas tradicionais, estão perdendo momentos de compra.

Nesse cenário desafiador, a penetração de mercado emerge como uma fórmula vencedora para o crescimento das marcas. Com a parcela de marcas que cresceram através do aumento da penetração aumentando, fica claro que a fidelização do consumidor se torna mais complexa, com marcas de diferentes tamanhos competindo por espaço na mente dos clientes.

Em um ambiente onde os consumidores latino-americanos perderam poder de compra nos últimos dois anos, as marcas precisam adotar estratégias inovadoras e abrangentes de marketing para se destacarem e serem escolhidas entre um mar de opções.

Conheça o Mundo do CX

Confira a lista com as 10 marcas mais escolhidas consumidores latinos americanos em 2022:

  1. Coca-Cola (refrigerantes) – 2690 milhões
  2. Colgate (produtos bucais) – 776 milhões
  3. Bimbo (panificação) – 559 milhões
  4. Pepsi (refrigerantes) – 518 milhões
  5. Lala (laticínios) – 482 milhões
  6. Maggi (alimentos e temperos) – 478 milhões
  7. Sadia (frios e congelados) – 365 milhões
  8. Nescafé (café solúvel) – 363 milhões
  9. Tang (sucos) – 334 milhões
  10. Knorr (alimentos e temperos) – 307 milhões


+ NOTÍCIAS
90% dos brasileiros esperam estratégia de atendimento omnicanal
Os hábitos do novo consumidor de shoppings centers no pós-pandemia

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]