Pesquisar
Close this search box.
/
/
O consumidor está preparado para ser atendido só por máquinas?

O consumidor está preparado para ser atendido só por máquinas?

Na semana em que a Amazon anunciou mais duas lojas Amazon Go, a pergunta é: o consumidor quer mesmo ser atendido só por máquinas e sistemas?

O varejo tem apostado em caixas automáticos para viabilizar o fim das filas nas lojas físicas. As soluções vão de self-checkouts até a lojas sem caixas, com pagamento via sensores em conexão com aplicativos, como é o caso da Amazon Go. Mas será que o consumidor confiança nessas tecnologias? E mais, será que ele pede por elas?

A Amazon anunciou mais duas unidades da Amazon Go para São Francisco e Chicago depois da abertura da sua loja totalmente automatizada em Seattle, onde fica a sede da empresa. Mas a questão é, o sucesso da Amazon Go foi pelo fator novidade ou suas tecnologias são realmente escaláveis?

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

O Walmart apostou, em meados de 2017, no Scan & Go, que conecta dispositivos eletrônicos de identificação nas lojas com o aplicativo da marca instalado nos smartphones dos consumidores. A CBC News anunciou esta semana que o maior varejista do Ocidente registra baixas taxas de adesão ao sistema depois de colocar a tecnologia em 120 lojas da rede.

Walmart instala primeiros self-checkouts no Brasil

Apesar das limitações da tecnologia, pesquisas realizadas com consumidores americanos apontam que há uma taxa considerável de clientes que acessam os serviços de pagamento automatizado. Quase 60% dos americanos usuários de smartphones disseram que geralmente ou sempre utilizam os serviços de verificação automática para fazer compras.

Perfis comportamentais distintos

As pesquisas apontam para uma variação de comportamento do cliente em grau muito relevante que inviabiliza apontar uma solução única para o varejo como um todo. Cerca de 7% dos consumidores do Walmart apontaram que deixariam de comprar nas lojas se o atendimento deixasse de ser realizado por humanos. Na Whole Foods, varejista alimentar da Amazon que atua no físico, apenas 5% apontaram que desertariam em caso de automatização total do serviço.

Walmart pode vender 80% de sua operação no Brasil

Apesar dos números semelhantes entre as duas grandes rivais americanas, consumidores de outros varejistas apontaram uma resistência muito maior à implementação total da tecnologia no atendimento nas lojas físicas. Pelo menos um quarto dos clientes da H-E-B e da Wegmans, varejistas do setor alimentar, apontaram que trocariam de loja se passassem a ser atendidos exclusivamente por máquinas e migrariam para outro varejista que tivesse atendimento tradicional. Os números foram divulgados pelo portal eMarketer.

Preferência pela loja sem caixas

Outra pesquisa, realizada em dezembro pela provedora de serviços móveis e de internet das coisas SOTI, apontou que 66% dos entrevistados preferiam a tecnologia de autoatendimento nas lojas físicas. Entre esses, a maioria (53%) prefere atendimento do tipo que a Amazon Go oferece, com tecnologia de exame automatizado em lojas sem caixas. Entre os entrevistados, 77% disseram sentir-se um pouco ou muito confortáveis a serem atendidos exclusivamente por sistemas e máquinas.

Como a Amazon e o Walmart estão tirando o atraso no varejo food on-line

Para os sistemas de self-checkout, os resultados foram positivos, mas com receptividade menor que o das lojas sem caixas. Cerca de 56% dos consumidores do Walmart e do serviço Scan & Go apontaram maior facilidade no pagamento, 61% disseram ser mais rápido e 77% consideraram usá-lo no futuro.

A confiança do consumidor na tecnologia de self-checkout do Walmart, porém, não tem se concretizado, dada a pouca assiduidade ao serviço. Um estudo da Acosta aponta que o uso tem se concretizado na faixa etária dos 25 aos 34 anos, com 39% dos usuários totais do serviço.

Leia também:

Como o varejo vai adaptar as tecnologias da Amazon Go

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]