O Walmart Brasil deu início ao processo de instalação de terminais de autoatendimento. Os novos caixas foram colocados no hipermercado da rede em Tamboré, bairro de Barueri, na grande São Paulo. Lá os clientes já podem pagar suas compras através do novo sistema. Eles são orientados por promotores, que esclarecem dúvidas durante o primeiro do contato do consumidor com a tecnologia.
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A instalação de seis terminais em Tamboré faz parte do processo de reinvenção de lojas do Walmart. “O autoatendimento faz parte dos novos hábitos de consumo no varejo e, por isso, precisamos cada vez mais oferecer formas diferentes de aumentar o poder de decisão dos consumidores sobre como preferem ser atendidos”, explica Bernardo Perloiro, vice-presidente de Operações, Comercial e Marketing do Walmart Brasil.
O projeto terá um investimento total de R$ 1,5 bilhão, que serão usados até 2020. Até julho a intenção da rede de supermercados é implantar 26 caixas sem atendente em cinco unidades. Em 2019 serão 100 terminais em operação. Além de São Paulo, outras quatro cidades serão atendidas – Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Recife.
Como funciona
São três etapas para realizar o self-checkout. Na primeira, o cliente deve registrar os produtos. Basta pegar os itens do carrinho e catalogá-los, um por vez, através de um scanner. Depois, os consumidores optam por incluir ou não o CPF no cupom fiscal.
Quando é feito o registro de itens restritos – como bebida alcóolicas e cigarro – a máquina emite um aviso e a compra é finalizada após a apresentação de um documento que comprove a idade mínima de 18 anos ao um supervisor.
O último passo é realizar o pagamento. É possível escolher a forma – cartões de débito, crédito, vale-alimentação ou cartão presente. Não é aceito o pagamento em dinheiro. Depois da confirmação, a máquina emite o cupom fiscal e imprime um QR Code, que deve ser apresentado pelo cliente na saída da área de autoatendimento.