Pesquisar
Close this search box.
/
/
Amazon Go, a loja sem caixas, é uma utopia para o varejo brasileiro?

Amazon Go, a loja sem caixas, é uma utopia para o varejo brasileiro?

Atendimento automatizado é obsessão do grande varejo no mundo. O ESPECIAL AMAZON NO BRASIL mostra como os varejistas que atuam aqui estão otimizando a experiência na loja física e quais soluções a Amazon vai encontrar por aqui entre seus concorrentes

A Amazon Go foi aberta ao público apenas este ano. Para reduzir atritos na finalização da compra, a tecnologia que está ganhando espaço no varejo brasileiro é o autoatendimento, substituindo os caixas operados por funcionários. Hoje, o projeto é sensação entre os visitantes, mas não há grande perspectiva de que seja popularizado em um futuro próximo – ainda menos no Brasil.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

Um caminho adotado por muitas redes por aqui é apostar no autoatendimento. O Walmart Brasil anunciou investimentos de R$ 1,5 bilhão em suas lojas até 2020. A implantação de hubs de autoatendimento é uma das iniciativas na qual o Walmart aposta para reduzir o tempo de finalização das vendas. Na loja em Barueri, na Grande São Paulo, cerca de 600 pessoas passam pelo self-checkout por dia.

André Svartman, diretor-geral de marketing do Walmart Brasil, afirma que a tecnologia é capaz de reduzir o tempo médio de finalização das compras para 48 segundos, metade do tempo de um terminal tradicional. “A conclusão da venda é o momento em que o cliente quer rapidamente ir embora. Esse último momento precisa ser agradável porque é o que vai deixar nele uma lembrança mais forte”, avalia Svartman.

O diretor-geral de marketing do Walmart Brasil, André Svartman, aposta nos self-checkouts para abreviar a etapa final da compra

André Svartman, diretor-geral de marketing do Walmart Brasil, aposta na queda do tempo das filas via self-checkouts (Crédito: Douglas Luccena)O Carrefour opera terminais de autoatendimento em 12 unidades em São Paulo e pretende colocar em 64 lojas até o fim deste ano. Porém, os resultados ainda não são eficientes. No melhor dos casos, os terminais de self-checkout conseguem apenas igualar o volume de transações de um caixa convencional.

Paula Cardoso, do Carrefour, afirma que a Amazon Go não é viável para o varejo atual. “Não nos parece que as lojas sem caixa são uma solução no curto prazo no sentido de ganhar escala e de oferecer serviços para o cliente, ao menos nesse primeiro momento”, diz a executiva.

Leia também:

Como Amazon e Walmart estão tirando o atraso no varejo food on-line

Sergio Herz, CEO da Livraria Cultura, também vê com reticência as tecnologias mais inovadoras da lojas sem caixa da Amazon. “A Amazon Go está em teste em uma única loja nos Estados Unidos. Não podemos afirmar que isso será uma realidade em escala pelo menos nos próximos três a cinco anos”, garante.

A Livraria Cultura foi uma das primeiras impactadas pela entrada da Amazon no País com seus livros físicos e digitais. Herz afirma que não houve grandes alterações na empresa com a entrada da concorrente porque sua operação já estava madura. “A Amazon não é uma empresa omnichannel no Brasil e por isso temos de aproveitar as vantagens da nossa presença física”, diz Herz.

Leia também:

Livraria Cultura quer digitalizar livrarias para integrar canais em definitivo

A Saraiva também tem trabalhado o ambiente físico como diferencial competitivo, transformando o espaço em um local interativo. Hoje, a livraria realiza quase 5 mil eventos culturais em suas lojas por ano, de sessões de autógrafos a contações de histórias infantis.

Hoje, cerca de 20% dos usuários do site da Saraiva optam pela compra on-line e retirada na loja. A rede foi uma das primeiras a oferecer o serviço de click and collect. As visitas no site da Saraiva somam 230 milhões por ano, enquanto os 102 pontos físicos recebem 70 milhões de pessoas.

Fôlego extra

A entrada da Amazon no setor brasileiro de livrarias há seis anos não incomodou os grandes players porque o mercado estava consolidado. Flávia Takey, sócia da BCG e líder de varejo para o Brasil, diz que, no caso do desembarque da Amazon, o varejo nacional terá toda sua infraestrutura já estabelecida como grande diferencial. “Vai ser um jogo de velocidade. Será preciso aproveitar a distância para disparar”, alerta.

Leia também:

Quem tem medo da Amazon e de Jeff Bezos?

Para a consultora, a dianteira que o varejo nacional abriu é importante, mas fugaz. A história recente mostra que os estrangeiros aprendem rapidamente a dinâmica do País. “O varejo tem um grande número de multinacionais que mostram que essa vantagem competitiva não resiste em longo prazo”, afirma. Para Dias, da Ebit, a Amazon terá de ter metade das vendas originadas no e-commerce para garantir qualidade, e a outra metade no marketplace, para concorrer por preço.

Diante da iminência da entrada da Amazon no Brasil, o varejo brasileiro mantém o alerta ligado, ciente da vantagem competitiva que possui por conhecer o complexo mercado interno. Apesar de bem peculiar, o varejo brasileiro foi desbravado com sucesso por várias multinacionais. E é muito possível que a Amazon, quando quiser, se torne mais uma multinacional bem-sucedida.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]