Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que sente o consumidor do futuro

O que sente o consumidor do futuro

Relatório apresenta os quatro novos sentimentos do consumidor do futuro e os pontos de ação das marcas para conquistar engajamento

Aceleração digital, sobrecarga de dados, excesso de estímulos nas redes sociais, pressão constante pelo auto-aprimoramento. Estes são alguns dos fatores que se impuseram a nós diante de transformações radicais experimentadas nos últimos anos em âmbito global. Mas de que forma o consumidor do pós-Covid lida com esse impacto diário em suas vidas?

A WGSN, autoridade global em previsão de tendências, publicou em seu aguardado book “Future Consumer 2024” dados que norteiam as empresas para se adaptarem às mudanças contínuas e traçarem estratégias de engajamento do consumidor para os próximos anos.

O relatório apresenta os quatro novos sentimentos do consumidor do futuro e os pontos de ação das marcas para conquistar engajamento e aumentar sua fatia no mercado. É quase um estudo de psicologia. Vamos a eles.

1 – O choque com o futuro

No passado, você tomava uma decisão e pronto. Agora, você toma uma decisão e pensa: o que vai acontecer depois?

Agora tem sempre um depois!

Quem proferiu essa sentença foi Alvin Toffler, autor do livro “Future Shock” – e eu assino embaixo.

A pandemia exacerbou nossas emoções e a guerra na Ucrânia, juntamente com a alta do custo de vida, vieram para somar ainda mais pressão a esses sentimentos. Novas rotinas, isolamento social e mais foco na busca pelo equilíbrio entre as vidas pessoal e profissional abriram espaço para uma mentalidade multitarefa constante, principalmente para quem trabalha a distância.

Leia mais: A guerra é híbrida: uma análise sobre os ciberataques à Ucrânia

Aliás, uma curiosidade: estudos revelam que somente 2,5% das pessoas são, de fato, eficientes sendo multitarefa. Quando pensamos que estamos executando várias tarefas ao mesmo tempo, na verdade realizamos ações individuais em rápida sucessão.

Em 2024, a nossa percepção do tempo será mais acelerada – isso não tem volta. A compressão do tempo – efeito cognitivo em que o tempo passa mais rápido do que pensamos – já está começando a afetar aqueles que frequentam metaversos e realidades virtuais.

2 – Excesso de estímulos

Com o boom da digitalização, redes sociais, e-commerce, entretenimento, games e tecnologias de streaming por vídeo, as pessoas estão mais conectadas do que jamais estiveram.

Pesquisa global realizada em 2019 pela Universidade Técnica da Dinamarca identificou um dos efeitos colaterais dessa transformação digital: uma profunda queda no nível de atenção de pessoas de todo o planeta ao longo do tempo.

Elas disseram que antes era comum assistirem a vídeos entre 10 e 30 minutos, mas que agora perdiam o interesse em questão de minutos.

E os vídeos curtos vieram mesmo para ficar – vide o crescimento do Kwai. Em 2021, o TikTok superou o Google como o site mais visitado e o Facebook como a rede social mais popular, de acordo com a Cloudfare.

Vivemos em um mundo de incertezas e mudanças. A verdade é que o excesso de estímulos impacta fortemente os nossos sentidos.

O equilíbrio sensorial será, em 2024, conforme o white paper da WGSN, um antídoto ao excesso de estímulos. Utilizado por terapeutas ocupacionais há anos, o equilíbrio sensorial serve, na era digital, para reconhecer e impedir o surgimento de gatilhos sensoriais que causam sobrecarga.

Pode ser útil, por exemplo, adotar um ritual de “slow-technology” pela manhã – o que significa utilizar apenas um dispositivo eletrônico por vez – ou procurar trabalhar sem nenhum som, desativando todas as notificações e ícones. Você já tentou?

3 – Otimismo realista

Pesquisas apontam que pessoas que tendem a lidar melhor com a crise não focam em momentos de felicidade ou distração – elas aceitam o sofrimento, mas não são esmagadas por ele.

É a cultura da superação, que traz um olhar da maturidade sobre isso.

Talvez seja mais interessante imaginar um mundo melhor em vez de simplesmente tentar consertar o que está quebrado.

Isso me chama muito a atenção: um mundo para além da superação, onde a depressão e ansiedade não estejam sempre à espreita.

Até pouco tempo atrás falávamos do termo “FOMO” – sigla em inglês para “Fear Of Missing Out”, que na tradução livre seria algo como “medo de ficar de fora” – ou aquele medo de estar perdendo alguma coisa importante.

O termo está diretamente relacionado ao universo da internet e das redes sociais, que trouxe para as pessoas um senso de urgência que pode se tornar algo grave financeira e psicologicamente.

A bola da vez é o “FoNo” (do inglês Fear of Normal). Pessoas do mundo todo passaram a sofrer com o “medo do normal”.

Segundo levantamento do Instituto Ipsos e do Fórum Econômico Mundial com mais de 21 mil adultos de 27 países, 72% dos entrevistados prefeririam que suas vidas mudassem significativamente em vez de voltarem ao que era antes da Covid-19.

Isso muda a perspectiva porque oferece a possibilidade de pensar diferente, de criar um “novo eu”, em vez de tentar arrumar e voltar a ser o que você era. Chega! Vamos recomeçar.

4- Encantamento

Trata-se de um sentimento de fascinação que se manteve em segundo plano nos últimos anos.

Afinal, quantas vezes, recentemente, a gente conseguiu se encantar com alguma coisa?

Estamos vivendo não um sentimento só, mas múltiplos sentimentos, o que gera uma humanização exacerbada.

Mudanças rápidas na sociedade e na tecnologia causam um sentimento cada vez mais intenso de apreensão. Por exemplo: acabei de concluir um curso e quando estou me formando já surgiu algo novo e acabo me sentindo obsoleta. É o clássico e inevitável “quem nunca?”

Estamos vivendo uma era da criatividade zero: parece que tudo o que a gente vê, já viu.

Isso, na verdade, é consequência de um excesso de estímulos.

Leia mais: Combatendo a infodemia: por que a assimetria da informação é causa de tantos conflitos de consumo?

Antes, havia “a” grande inovação do ano. Hoje, você não consegue mais se encantar com nenhuma inovação. Não dá tempo porque logo vem outra. E outra. E outra…

Porque o excesso não gera encantamento. O encantamento está no exclusivo, no surpreendente. É quase paradoxal.

Além de tornar as pessoas mais empáticas, o encantamento reduz a ansiedade.

De acordo com um estudo conduzido por psicólogos das universidades de Stanford e Minnesota (EUA), a experiência de encantamento desacelera a percepção do tempo das pessoas.

É frequente a sensação de que o tempo para em momentos de arrebatamento.

Para Melanie Rudd, coautora da pesquisa, experimentar o encantamento amplia o foco da pessoa no momento presente: “Quando você está mais consciente do agora, você tem experiências mais ricas e acredita que mais coisas podem ocorrer ou ser alcançadas em um determinado período de tempo.”

O encantamento permite, enfim, que a pessoa ajuste o foco e seja mais eficiente.

Perfis dos consumidores

A segunda parte do relatório WGSN Insight define quatro perfis de consumidores que vão pautar as estratégias das empresas e devem ser priorizados pelas marcas por meio de uma análise dos propulsores de comportamentos, desejos e necessidades das pessoas.

Reguladores

Depois de anos de incertezas e mudanças impactantes, esse grupo se baseia na consistência como mecanismo de sobrevivência;

Conectores

São contrários à cultura da pressa, mas longe de serem preguiçosos. Eles estão determinados a reescrever as regras do empreendedorismo e do compartilhamento;

Construtores de memórias

Os sentimentos pós-lockdown de culpa e remorso estão sendo transformados em vidas mais enxutas e novos conceitos de família;

Neo-sensorialistas

Não se engane porque eles adoram tecnologia. Só não querem enxergar a vida por um headset de realidade virtual. Aliás, muito pelo contrário.

Os reguladores são, portanto, traumatizados com mudanças; os conectores buscam uma vida mais leve e com menos agito e aglomeração; os criadores de memórias estão focados em viver o presente; e os neo-sensorialistas abraçam com tudo e se mostram bem otimistas em relação às novas tecnologias.

Todos têm um ponto em comum: uma necessidade compartilhada de realinhamento – seja consigo mesmo, seja com o mundo de cada um ou com o planeta como um todo.

E você, como se vê? E se identifica com qual deles?


+ Artigos

Dados precisam ser traduzidos em insights significativos

Content Marketing em um novo contexto de mundo 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]