Pesquisar
Close this search box.
/
/
51% das pessoas em todo mundo fizeram consultas médicas virtuais durante a pandemia

51% das pessoas em todo mundo fizeram consultas médicas virtuais durante a pandemia

Pesquisa da PWC mostra que houve maior adesão à medicina virtual e isso deve se manter

Desde o início da pandemia, todos os olhos se voltaram ao setor de saúde. A presença do vírus, o tratamento dos pacientes e a administração dos hospitais trouxeram não apenas o desafio de vencer a Covid-19, mas também evidenciaram problemas antigos na administração pública e privada da saúde em todo o mundo, o que abriu portas tanto para uma intensa temporada de mudanças e inovação na área. Uma delas foi a adaptação de instituições de saúde e de pacientes às consultas médicas virtuais.

A consultoria PWC trouxe uma série de dados na pesquisa “Global Top Health Industry Issues 2021” (Principais questões globais do setor de saúde 2021), que ajudam a compreender e traçar possíveis atuações para o setor de saúde neste ano. Entre eles, há destaque ao crescimento de consultas médicas virtuais em todas as gerações, especialmente para a área de saúde mental.  Também se sobressai o uso dos dados de maneira a melhorar o sistema de saúde em momentos mais críticos.

Atendimento digital para medicina

Se antes as consultas virtuais foram vistas com maus olhos por não serem tão assertivas, na pandemia elas foram a forma mais viável e segura de receber atendimento médico. E a adesão a elas foi maior do que o esperado.

A pesquisa da PwC destacou que, a nível global, o investimento das empresas em telemedicina atingiu a marca de 4.3 bilhões de dólares, um salto de 139% em comparação com 2019.

Ainda que inúmeras doenças não possam ser tratadas apenas por meio do vídeo — por vezes é necessário estar presente para que os médicos possam investigar o paciente —, uma parte dos problemas de saúde podem ser resolvidos de forma online, sobretudo se a busca das pessoas for por orientação médica ou relacionada à saúde mental.

Segundo a pesquisa, ao menos 36% dos entrevistados experimentaram episódios de ansiedade e depressão. Entre eles, a maior parte é composta pela Geração Z e pelos Millennials. E a maioria deles procurou atendimento psicológico de forma virtual.

O estudo mostra também que pelo menos 51% dos entrevistados da pesquisa fizeram uso de consultas virtuais (telemedicina ou ligações por voz) durante a pandemia. E entre eles, 91% afirmaram que voltarão a usá-la no futuro. A pesquisa aponta que os países com maior adesão às consultas não-presenciais foram a China (87%), Índia (86%) e Estados Unidos (85%).

Ainda que haja bastante demanda, é preciso investir em capacidade da equipe médica e das empresas para que os atendimentos virtuais possam ocorrer. Assim, destaca-se o investimento na tecnologia necessária para 2021.

Uso de dados para a saúde

Na era da expansão tecnológica, a covid-19 foi a primeira pandemia que inevitavelmente requereu o uso de inovações mais avançadas, tanto para mapeamento da doença nos países quanto para atualizações dos hospitais e centros de saúde. Nesse contexto, a inteligência artificial (IA) foi fundamental.

Muitos países — o Brasil se inclui aqui — tiveram momentos desafiadores para o mapeamento da doença e atualização das estatísticas de contágio, número de novos casos e óbitos. O uso da IA transformou essa difícil tarefa em uma realidade tangível, tanto para ações necessárias ao controle da doença quanto, agora mais do que nunca, para campanhas de vacinação.

Segundo o estudo, o uso de ferramentas adequadas para tratamento de dados, seja por IA ou por outros modos, pode melhorar a qualidade das ações feitas no setor de saúde e reduzir custos.

Isso também pode ser aplicado ao setor farmacêutico. O relatório aponta que 93% dos executivos que lidam com produtos farmacêuticos ou com ciência voltada para farmacologia afirmaram que a inclusão de elementos digitais foi importante durante a pandemia e deve ser mais frequente nos próximos cinco anos.


+ Notícias

A Era do Diálogo: Legado da pandemia e a expansão da telemedicina

Plataforma brasileira de telemedicina utiliza inteligência artificial

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]