/
/
Pesquisadores organizam curso que discute questões sociais através das obras de Beyoncé

Pesquisadores organizam curso que discute questões sociais através das obras de Beyoncé

“Politizando Beyoncé” traz olhar aprofundado para estética criada pela cantora pop e mostra como a artista discute raça, gênero e sexualidade em suas obras

*Fotos Rafael Canuto

A arte tem o poder de fazer a sociedade refletir sobre qualquer tema que esteja em voga, ou mesmo trazer à tona questões que foram deixadas de lado pela sociedade. Compositores, roteiristas, escritores, artistas plásticos e cantores são exemplos de profissionais que carregam consigo o poder de traduzir a realidade de outras pessoas para quem nunca se viu em uma situação parecida.

O filósofo Alisson Prando e a psicóloga Mayra Ribeiro se inspiraram em uma artista pop para analisar o impacto da indústria cultural na sociedade. Os pesquisadores reúnem em um curso – o Politizando Beyoncé – reflexões sobre como os trabalhos da cantora impactam os modos de vida e como têm uma dimensão fundamentalmente política. Prando e Ribeiro falaram sobre o trabalho durante um painel o primeiro dia do Whow! Festival de Inovação.

Beyoncé

Se você pensa que esta é uma atividade excêntrica e incomum deve saber que a dupla não está sozinha. Os últimos álbuns da artista, “Beyoncé” (2013) e “Lemonade” (2015), suscitaram a oferta de cursos em universidades ao redor do mundo, como em Harvard, Rutger (New Jersey) e Copenhague.

Em 2013, a cantora lançou, de surpresa, um pacote com 14 músicas e 17 clipes. O álbum visual traz a faixa “Haunted”, que é visto pela dupla de pesquisadores como um clipe que questiona o que é normativo – brancos héteros de classe média. Um dos últimos takes do vídeo mostram uma família como manequins, justamente para questionar o que consideramos ser o normal.

Beyoncé

“Esse projeto foi pensado por percebermos uma demanda por agilidade de informações que aparentemente são da vida cotidiana, mas requerem um envolvimento teórico para serem desenvolvidos”, explica Mayra Ribeiro, colaboradora do projeto.

“O Politizando Beyoncé é um trabalho que usa a estética que a Beyoncé desenvolveu para discutir temas como raça gênero, política e diversidade”, conta Alisson Prando, que estuda há seis anos o pensamento da filosofia feminista.

tempo

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]