Uma marca que permanece na mente das pessoas é uma marca forte. E uma marca forte resulta em valor para todos os seus stakeholders, inclusive o cliente. Isso parece óbvio, mas ainda há marcas que não perceberam isso. Até porque, conforme explica Eduardo Tomiya, diretor geral da Kantar Vermeer, que faz parte do Grupo Kantar, uma das maiores empresas de comunicação e análise de marcas do mundo.
Ele esteve presente no evento “As Marcas Mais Valiosas do Brasil”, promovido pela revista IstoéDinheiro nesta sexta-feira, 15 de abril. Na ocasião, foram apresentados quatro rankings: as cinquenta marcas mais valiosas do Brasil e 2016, as mais fortes em 2015 e as mais valiosas e fortes na última década. Quatro empresas receberam o primeiro prêmio, portanto: Google, Bradesco, Skol e Coca-cola. Confira nos rankins abaixo em qual categoria cada uma se destacou.
Para chegar ao resultado, a Vermeer realizou mais de 14 mil entrevistas nas principais cidades brasileiras, avaliando 260 marcas. Além de mensurar valores, fez levantamento entre as marcas mais queridas dos brasileiros.
O estudo evidencia a importância de se investir em busca de fortalecer as marcas “Sempre que tem crise, os diretores cortam verbas de marketing. Assim, as empresas deixam de se relacionar com o público e acabam enfraquecendo as suas marcas”, alertou Milton Gamez, diretor de núcleo da revista IstoéDinheiro.
Segundo Eduardo Tomiya, as marcas mais fortes são aquelas que não saem da mente dos brasileiros. “São medidas basicamente por três características: são marcas salientes (que estão presentes), produzem significado e se diferenciam do mercado. Já as marcas valiosas são aquelas que efetivamente geram valor para seus acionistas”, explicou.
Na hora em que receberam os prêmios, representantes das quatro grandes premiadas apresentaram o case das marcas e comentaram um pouco sobre o segredo do sucesso. Confira os quatro rankings e um pouco do que cada um falou:
Bradesco é a mais valiosa dos últimos dez anos
Presente em todo o Brasil, o Bradesco fez história ao ser pioneiro em diversificar as ações em busca de conquistar o consumidor. E deu certo, a marca vem se mantendo nas primeiras posições como a mais valiosa há dez anos – e mereceu o pódio da década. “A empresa se reinventa periodicamente. Além dos investimentos em novas tecnologias e em mudanças processuais para se modernizar, investimos também em novas maneiras de fazer acontecer e no atendimento. Nossa última ação combina com o banco: estamos presentes em todos os municípios por onde vai passar a Tocha Olímpica, em um percurso que será patrocinado pelo banco, também”, comenta Marcelo Noronha, vice-presidente do Bradesco.
Skol é a marca mais valiosa de 2016
Uma empresa que realiza sonhos. É assim que a Skol vem se esforçando para ser reconhecida nas suas últimas campanhas. E, pelo visto, a tática vem funcionando. A marca incentiva, inclusive, que os colaboradores conheçam os consumidores. Um exemplo de sucesso foi a campanha Aperte o On, que acompanhou uma espécie de reality show promovido pela Skol via redes sociais, enquanto consumidores competiam para provar que mereciam viver uma balada em Las Vegas. “Investimos agora na conquista de um novo público, pensando que essa coisa da vida saudável está na moda. A Skol Ultra é mais light, focada na galera fitness”, revela Fernando Bayard, diretor de marketing da marca.
Coca-cola é a marca mais forte do Brasil nos últimos anos
Adriana Knackfuss, diretora de comunicação integrada de marketing, lembrou que a marca já existe há 130 anos na vida das pessoas, 74 deles também no Brasil. “A fórmula secreta do nosso sucesso? Unir tradição e inovação. A Coca-cola foi pioneira em muitas coisas. E agora se reposiciona novamente no mercado, para se dirigir aos jovens, resgatar uma aproximação com o produto. A marca se apresenta como mais ousada e mais contemporânea. A ideia é ter um novo olhar para o mesmo produto”, comenta.
Google é a marca mais forte do Brasil em 2016
São muitas as razões pelas quais o Google é admirado, desde seu escritório conhecido por ser um ambiente bem descontraído, até a liberdade de criação que os funcionários têm. Tudo isso somado a produtos que são gratuitos e de amplo acesso aos consumidores são elementos de diferenciação da marca. “A empresa nasceu desktop, mas focou os esforços para se adaptar às novas gerações mobile, com uma campanha focada em incentivar o uso do Google pelo celular, também”, revela Flávia Simon, diretora de marketing Brasil do Google.