/
/
Conheça a marca mais valiosa no Brasil dos últimos dez anos

Conheça a marca mais valiosa no Brasil dos últimos dez anos

Pesquisa apontou as 50 marcas mais valiosas em 2016, além das dez mais valiosas da década. Também foram apresentadas as marcas mais fortes no País. Saiba mais

Uma marca que permanece na mente das pessoas é uma marca forte. E uma marca forte resulta em valor para todos os seus stakeholders, inclusive o cliente. Isso parece óbvio, mas ainda há marcas que não perceberam isso. Até porque, conforme explica Eduardo Tomiya, diretor geral da Kantar Vermeer, que faz parte do Grupo Kantar, uma das maiores empresas de comunicação e análise de marcas do mundo.

Ele esteve presente no evento “As Marcas Mais Valiosas do Brasil”, promovido pela revista IstoéDinheiro nesta sexta-feira, 15 de abril. Na ocasião, foram apresentados quatro rankings: as cinquenta marcas mais valiosas do Brasil e 2016, as mais fortes em 2015 e as mais valiosas e fortes na última década.  Quatro empresas receberam o primeiro prêmio, portanto: Google, Bradesco, Skol e Coca-cola. Confira nos rankins abaixo em qual categoria cada uma se destacou.

20160415_122115
Para chegar ao resultado, a Vermeer realizou mais de 14 mil entrevistas nas principais cidades brasileiras, avaliando 260 marcas. Além de mensurar valores, fez levantamento entre as marcas mais queridas dos brasileiros.

O estudo evidencia a importância de se investir em busca de fortalecer as marcas “Sempre que tem crise, os diretores cortam verbas de marketing. Assim, as empresas deixam de se relacionar com o público e acabam enfraquecendo as suas marcas”, alertou Milton Gamez, diretor de núcleo da revista IstoéDinheiro.

Segundo Eduardo Tomiya, as marcas mais fortes são aquelas que não saem da mente dos brasileiros. “São medidas basicamente por três características: são marcas salientes (que estão presentes), produzem significado e se diferenciam do mercado. Já as marcas valiosas são aquelas que efetivamente geram valor para seus acionistas”, explicou.

Na hora em que receberam os prêmios, representantes das quatro grandes premiadas apresentaram o case das marcas e comentaram um pouco sobre o segredo do sucesso. Confira os quatro rankings e um pouco do que cada um falou:

Bradesco é a mais valiosa dos últimos dez anos

Presente em todo o Brasil, o Bradesco fez história ao ser pioneiro em diversificar as ações em busca de conquistar o consumidor. E deu certo, a marca vem se mantendo nas primeiras posições como a mais valiosa há dez anos – e mereceu o pódio da década. “A empresa se reinventa periodicamente. Além dos investimentos em novas tecnologias e em mudanças processuais para se modernizar, investimos também em novas maneiras de fazer acontecer e no atendimento. Nossa última ação combina com o banco: estamos presentes em todos os municípios por onde vai passar a Tocha Olímpica, em um percurso que será patrocinado pelo banco, também”, comenta Marcelo Noronha, vice-presidente do Bradesco.
mais-valiosas-decada
Skol é a marca mais valiosa de 2016

Uma empresa que realiza sonhos. É assim que a Skol vem se esforçando para ser reconhecida nas suas últimas campanhas. E, pelo visto, a tática vem funcionando. A marca incentiva, inclusive, que os colaboradores conheçam os consumidores. Um exemplo de sucesso foi a campanha Aperte o On, que acompanhou uma espécie de reality show promovido pela Skol via redes sociais, enquanto consumidores competiam para provar que mereciam viver uma balada em Las Vegas. “Investimos agora na conquista de um novo público, pensando que essa coisa da vida saudável está na moda. A Skol Ultra é mais light, focada na galera fitness”, revela Fernando Bayard, diretor de marketing da marca.

50-mais-valiosas

Coca-cola é a marca mais forte do Brasil nos últimos anos

Adriana Knackfuss, diretora de comunicação integrada de marketing, lembrou que a marca já existe há 130 anos na vida das pessoas, 74 deles também no Brasil. “A fórmula secreta do nosso sucesso? Unir tradição e inovação. A Coca-cola foi pioneira em muitas coisas. E agora se reposiciona novamente no mercado, para se dirigir aos jovens, resgatar uma aproximação com o produto. A marca se apresenta como mais ousada e mais contemporânea. A ideia é ter um novo olhar para o mesmo produto”, comenta.

mais-fortes-decada
Google é a marca mais forte do Brasil em 2016

São muitas as razões pelas quais o Google é admirado, desde seu escritório conhecido por ser um ambiente bem descontraído, até a liberdade de criação que os funcionários têm. Tudo isso somado a produtos que são gratuitos e de amplo acesso aos consumidores são elementos de diferenciação da marca. “A empresa nasceu desktop, mas focou os esforços para se adaptar às novas gerações mobile, com uma campanha focada em incentivar o uso do Google pelo celular, também”, revela Flávia Simon, diretora de marketing Brasil do Google.

mais-fortes-2015

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]