Pesquisar
Close this search box.
/
/
Conheça os ETFs, um formato diferente para investir na bolsa

Conheça os ETFs, um formato diferente para investir na bolsa

Acha que investir na bolsa é só para os muito ricos? Venha conhecer mais sobre os ETFs, fundos que aceitam investimentos de menos de R$ 100

Investir na bolsa de valores pode soar como algo muito distante de quem não tem uma sobra grande de dinheiro no final do mês. Assim, é comum que a maioria dos brasileiros acabe optando pela poupança (que é melhor do que não guardar dinheiro nenhum, claro!). No entanto, é importante se informar direito e conhecer opções diferentes de investimentos, que podem abrir novos horizontes financeiros.

O BullMark Financial Group (empresa brasileira especializada em Gestão de Patrimônio e Assessoria Financeira Independente), por exemplo, apostou em trazer para o Brasil os ETFs. Você já ouviu falar o que são eles? Um Exchange Trade Fund, ou ETF, é um fundo negociado em bolsa, assim como uma ação. Só que, ao comprar uma ação individual, é preciso ter muito conhecimento sobre o mercado. Além disso, o risco é maior, pois há alta volatilidade e também custos mais altos em taxas de cada compra ou venda.

Os ETFs são diversificados, possuem transparência ao tornar públicas informações de compras e vendas realizadas no fundo, menores riscos e ainda oferecem redução de custos na compra de uma cesta de ativos. Este mercado é muito forte nos Estados Unidos e está se desenvolvendo por aqui. Este tipo de investimento promete diversas vantagens, pois tem baixo custo e permite adquirir várias ações ao comprar uma cesta.

A BullMark foi a primeira empresa da América Latina a lançar um ETF na Nasdq (bolsa eletrônica norte-americana), em maio de 2016. A empresa também tem um ETF latino-americano, que reúne empresas do Brasil, México, Chile, Colômbia e Peru que são consideradas boas pagadoras de dividendos e fluxo de caixa crescente na América Latina.

Hugo Monteiro, analista de investimentos do BullMark Financial Group, conversou com a Consumidor Moderno sobre o assunto. Confira o que ele disse.

1.         O que exatamente é um ETF? Como ele funciona?

Um Exchange Trade Fund, ou ETF, é um fundo negociado em bolsa, assim como uma ação. Porém, por ser um fundo, ele investe os seus recursos em diversos ativos de diferentes setores, podendo ser de renda fixa ou renda variável, dependendo da estratégia do investidor. Portanto, o seu preço e variação dependem do valor e variação dos ativos que compõem o ETF. Se a cesta de ativos subir, o preço do ETF sobe e vice-versa.

2.         Ele pode substituir um investimento em poupança? Qual é a vantagem desse investimento?

Sim, pois existem vários tipos de ETFs que atendem diferentes perfis de investidores, estratégias e objetivos. A principal vantagem desse investimento é a sua capacidade de diversificação com uma única simples aplicação. Na maioria das vezes, o investidor brasileiro coloca seu dinheiro em um único instrumento financeiro e comete o erro de concentrar tudo em uma única estratégia. Além da diversificação, o ETF também pode fornecer um baixo custo de taxas, gestão ativa e transparente de ativos do seu portfólio, liquidez e acessibilidade por estar em um mercado de Bolsa de Valores.

3.         O que um consumidor comum precisa fazer para investir? É preciso um valor mínimo?

Para investir, basta possuir uma conta de uma Corretora e/ou Distribuidora de Valores Mobiliários para que essa intermedeie os recursos em nome do investidor para o mercado de negociação em Bolsa de Valores. O valor mínimo depende do preço do ETF que o investidor vai comprar, geralmente varia em valores menores que R$ 100.

4.         Como está esse mercado no Brasil? É um tipo de investimento comum por aqui?

Ainda é um mercado novo no Brasil. No entanto, o crescimento vem aumentando junto com a legislação que está abrindo espaço para a criação de novas soluções para o investidor. Antes, por exemplo, não era possível encontrar ETFs focados em investimentos de Renda Fixa. Com o tempo, o mercado de ETFs no Brasil deve ser algo próximo do que é o mercado internacional, representando boa parte das negociações em mercado de Bolsa de Valores e novas captações de recursos, com média acima das soluções de investimentos tradicionais, como Fundos de Investimentos. Para ter uma noção, mais de ¼ da negociação da New York Stock Exchange (NYSE), principal Bolsa de Valores dos EUA, é em ETF’s.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]