O eBay, um dos maiores marketplaces do mundo, fez um levantamento relacionados ao mercado brasileiro e às tendências de exportação. O levantamento apresenta os mercados que mais compram de vendedores brasileiros e os produtos que compradores estrangeiros mais buscam em lojas de vendedores brasileiros. O marketplace destaca a previsão otimista do eMarketer’s para 2019, com uma expectativa de aumento de 15,1% nas vendas.
“O eBay está sempre buscando a melhor forma de auxiliar vendedores brasileiros e seus negócios, e ter insights sobre o mercado e sobre a demanda de produtos é a bom caminho para que eles compreendam suas possibilidades e alcancem consumidores estrangeiros. Exportar é uma oportunidade fundamental para pequenos e médios negócios de e-commerce crescerem, e a nossa plataforma, bem como ferramentas como o eBayMag, são aliadas neste processo”, afirma Xavier Aguirre, Gerente de Desenvolvimento de Negócios e Exportações do eBay para a América Latina.
Os destaques do levantamento eBay:
1. Os mercados que mais compram de brasileiros no eBay são Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França e Canadá. Por meio do eBayMag, brasileiros podem alcançar estes mercados, além de Espanha, Itália e Austrália. Em 2018, consumidores norte-americanos perderam interesse em equipamentos pesados, colecionáveis religiosos e bonecos.
2. Os produtos mais comprados de brasileiros são: quadrinhos, equipamentos de áudio para carros e relógios de pulso.
3. Os países que mais compram cada uma das 3 categorias de produto mais exportadas por brasileiros são:
Equipamentos de áudio para carros – Estados Unidos, Porto Rico, Itália, Japão e Espanha
Quadrinhos – Estados Unidos, França, Austrália, Alemanha e Canadá
Relógios de pulso – Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França e Austrália
Mas o eBay divulga que é importante para os vendedores e empreendedores brasileiros saberem que outras categorias de produtos, como filmes, bonecos de videogames, itens de colecionador e produtos para cabelo continuam populares no marketplace. “A cultura de comprar produtos online de outros países é forte no Brasil. O nosso objetivo é agora o de mostrar para varejistas brasileiros online que vender para consumidores de outros países é uma possibilidade e dar a eles informação e tecnologia para fazê-lo”, completa Aguirre.