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Apesar de queda nas vendas, confiança do empresário paulistano cresce em setembro

Apesar de queda nas vendas, confiança do empresário paulistano cresce em setembro

ACSP aponta redução no volume de vendas no estado. Confiança, porém, cresce após cinco quedas seguidas na capital paulista

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) divulgou o balanço de vendas de setembro. As vendas no mês caíram 0,9% na comparação com o mesmo período de 2017. As vendas à vista no estado recuaram 3% na comparação anual. Por outro lado, as vendas consolidadas com pagamentos a prazo cresceram 1,3%.

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Neste ano, setembro teve um dia útil a menos em relação ao ano passado. Este é um dos motivos apontados por Alencar Burti, presidente da ACSP, para explicar a queda de menos de 1% na comparação anual. Burti vê ainda a economia afetando o varejo de moda: “o consumidor não está propenso a renovar o guarda-roupa porque orçamento está sendo comprimido pela alta dos prelos de tarifas públicas – luz, transporte e gasolina”.

No acumulado de 2018 (janeiro a setembro), as vendas tiveram alta de 2,4% em relação ao mesmo período de 2017. Já na comparação com o mês passado, houve queda de 9,5%. A desaceleração é explicada pelo número de dias úteis (foram 24 em setembro contra 27 em agosto) e pelo Dia dos Pais, data importante para o varejo nacional.

Retomada da confiança

Mesmo com a queda nas vendas no estado, os empresários da capital paulista estão mais confiantes. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Município de São Paulo (ICEC) avançou 1,4% no último mês. O resultado representa a quebra de uma sequência de cinco quedas do índice.

O ICEC passou de 100,4 em agosto para 101,8 pontos em setembro. Os números acima de 100 pontos demonstram o otimismo dos empresários paulistanos, já que zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total). Na comparação anual, porém, o índice não se recupera das quedas consecutivas e apresenta redução de 4,2%.

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