/
/
Confiança das MPEs cresce 2,73% em abril, diz SPC

Confiança das MPEs cresce 2,73% em abril, diz SPC

Dados do SPC Brasil e da CNDL mostram que MPEs estão mais confiantes que em abril do ano passado. Percepção sobre os últimos seis meses da empresa também é melhor

A confiança das MPEs se manteve acima da média em abril. O indicador, medido pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Consumidor) e pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), alcançou 52,7 pontos no mês passado. Esta é a sétima vez consecutiva que o resultado supera 50 pontos, marca que separa otimismo – próximo a 100 pontos – do pessimismo – próximo a zero.

Na comparação anual, o indicador cresceu 2,73%, superando a marca de 51,3 pontos do ano passado. Já na comparação com o mês anterior, o índice de abril apresentou queda. Em março, o resultado foi de 55,3 pontos, o maior desde o começo da série histórica.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

Para o presidente da CNDL, José César da Costa, os resultados do indicador estão alinhados com as expectativas para 2018. “O País deverá crescer, em meio a um cenário de inflação sob controle e juros mais baixos. Não se pode ignorar, porém, que há importantes fatores de risco para a concretização do cenário. Entre eles, destaque-se o desenrolar da corrida eleitoral e o revés da agenda de reformas”, afirma.

Condições gerais

O índice de condições gerais é um dos componentes do indicador de confiança. O item registrou queda na comparação mensal. O indicador caiu de 43,7 pontos para 40,8 em abril. O resultado demonstra que os empresários não enxergam os últimos seis meses de forma favorável.

Em termos percentuais, 48% dos micro e pequenos empresários consideram que as condições da economia brasileira pioraram nos últimos seis meses. Apesar de elevado, o número alcançou 57% em abril de 2017. Já a proporção dos que notaram melhora da economia marcou 21% em abril.

Os empresários também avaliaram o desempenho dos negócios. O percentual dos que acham que houve piora da própria empresa passou de 45% para 40% em um ano. A proporção dos que avaliam positivamente os seus negócios alcançou 24% em abril.

Leia também: 

51% dos MPEs acreditam no aumento do faturamento nos próximos meses

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]