/
/
Confiança do empresário do comércio cai quase 12%

Confiança do empresário do comércio cai quase 12%

Com a queda, nível de otimismo dos empresários atinge o quinto menor índice de toda a série apurada pela FecomercioSP

A confiança do empresário do comércio caiu 11,9% em março, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Na comparação com fevereiro, o recuo foi de 1,4%, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Com isso, o indicador que mede o grau de otimismo dos empresários alcançou 74,8 pontos em abril – o quinto menor de toda a série histórica do indicador, iniciada em março de 2011.

O indicador varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

Segundo a FecomercioSP, os principais responsáveis pela queda do indicador foram os donos de negócios com menos de 50 funcionários, que diminuíram em 1,4% sua confiança em relação ao mês passado.

Entre os empresários que empregam mais de 50 funcionários a queda foi de 0,8%.

Na comparação anual, houve diferença no resultado por porte de empresa. Enquanto o índice de confiança dos pequenos empresários caiu 12,3%, entre os grandes houve alta de 4,7%.

Para a Federação, “o impacto da diminuição do consumo, em consequência, sobretudo, da escassez de renda e crédito, tende a ser mais acentuado sobre pequenos negócios do que sobre grandes empresas, que podem proteger-se um pouco mais com melhor acesso a capital, propaganda, distribuição e estratégias de marketing”.

Para a Federação, não há indícios de recuperação nem para grandes, nem para pequenos negócios nos próximos meses, apesar da trégua na queda e da relativa estabilidade da confiança neste ano decorrente da redução do pessimismo registrada entre as empresas de maior porte.

“O que ocorre é que as grandes empresas parecem estar fazendo ajustes de prognósticos depois de terem exagerado o seu pessimismo, que a rigor ainda continua grande. Outra hipótese é de que a mudança no cenário político já esteja surtindo efeito nas expectativas das grandes empresas.”

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]