Pesquisar
Close this search box.
/
/
Wadih Damous: “Concessionárias de energia que interromperem serviço serão cassadas”

Wadih Damous: “Concessionárias de energia que interromperem serviço serão cassadas”

Wadih Damous disse que as interrupções de energia elétrica são inaceitáveis e que ele recomendará para a Anel a cassação das concessionárias

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) vem considerando recomendar à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a revogação da concessão das concessionárias que deixam de prestar o serviço com qualidade. O Código de Defesa do Consumidor estabelece que a energia elétrica, sendo um bem fundamental à vida humana, deve ter fornecimento adequado e contínuo (arts. 6º, inciso X, e 22), e garante a efetiva reparação pelos danos causados (art. 6º, inciso VI).

A declaração foi feita pelo secretário nacional do consumidor, Wadih Damous, em um vídeo divulgado pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, Paulo Pimenta. O material foi publicado no dia 21 de janeiro de 2024 e tratou da falta de energia no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Os casos

Em Minas Gerais, mais de 50% dos moradores de Governador Valadares ficaram sem energia após um temporal que derrubou árvores e postes, destelhou casas e causou vários pontos de alagamentos.

Um apagão de quase 48 horas afetou moradores e empresários de Botafogo, no Rio de Janeiro. Na zona norte da capital fluminense, a falta de energia afetou os bairros Cachambi, Del Castilho, Maria da Graça, Méier e Todos os Santos. Os shoppings Norte Shopping e Nova América tiveram problemas e o Estádio Olímpico Nilton Santos (Engenhão) funcionou com gerador. Ademais, ruas e avenidas ficaram sem semáforo funcionando. Na semana passada, o problema afetou as pessoas da Ilha do Governador e Maricá.

Na visão de Paulo Pimenta, “há um caos instalado em São Paulo, no Rio de Janeiro e em outros lugares do Brasil. E, agora, no Rio Grande do Sul, a situação se agravou muito. Porto Alegre, região metropolitana, pessoas estão há quatro dias sem luz e não há nenhuma ação concreta por parte das empresas. Tudo muito lento e um certo silêncio por parte daquela mídia corporativa que apoiou a venda das empresas públicas. A situação chegou no limite”.

Ultrapassando limites

Diante do problema, Wadih Damous concordou que o contexto já ultrapassou qualquer limite dentro do aceitável: “Daremos uma forte recomendação para a revogação da concessão de funcionamento dessas empresas. Elas não estão aptas para fornecer um serviço público de qualidade, pois visam apenas o lucro”, afirmou Damous. “São concessionárias que terceirizam setores estratégicos, que não dão conta de uma emergência”.

O secretário então lembrou que na semana passada, em uma sensação térmica de 60 graus, as pessoas foram dormir na praia porque estavam impedidas de ligar ar-condicionado ou ventilador. A concessionária responsável pelo fornecimento de energia de Maricá é a Enel. “No Rio são duas empresas: Enel e Light. Na Ilha do Governador, que é a Light, está havendo rodízio de energia. Isso é inaceitável e não tem justificativa válida. Nós vamos para cima dessas empresas”.

Pimenta mencionou os protestos que estão ocorrendo em Porto Alegre. Ele também criticou as privatizações, argumentando que não resultaram em melhorias nos serviços prestados e preços mais baixos, e defendeu uma solução estrutural, mencionando que na Europa se discute a reestatização de companhias.

Processos e multas

“Compete à Secretaria Nacional do Consumidor abrir processos administrativos, e vários já estão em andamento. Chegaremos a aplicar multas para cada um desses episódios relatados aqui”, disse Damous.

Veja o vídeo na íntegra: O descaso das empresas de energia elétrica com a população! (youtube.com)



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]