Pesquisar
Close this search box.
/
/
Nem todo Millennial é “nem-nem”

Nem todo Millennial é “nem-nem”

Há algum tempo se descobriu um nicho entre os jovens brasileiros formado por pessoas que não trabalhavam e nem estudavam, mesmo estando em idade escolar ou para estar cursando uma faculdade. Foi a geração que ficou conhecida como “nem-nem”, algo que reforçou a ideia que já se cristalizou sobre a chamada geração millennial de que é formada por jovens pouco interessados em trabalho e atividade que exigem compromissos longos.
Um estudo feito pela MindMiners, porém, e apresentado durante o CONAREC 2017, contesta essa imagem pré-formada acerca dessa faixa de brasileiros. “A expressão ‘nem-nem’ acabou muitas vezes sendo usada como sinônimo de Millennial. Todo nem-nem é Millennial, mas nem todo Millennial é nem-nem”, reforçou uma das responsáveis pelo estudo, Danielle Almeida, market manager da MindMiners.

“Não se podem generalizar essas características para falar de toda uma geração. São pessoas que estão, sim, em busca de oportunidade. que se dizem estudiosas e trabalhadoras e que estão dispostas a abrir mão de muitas coisas por uma oportunidade”, disse ela.

A pesquisa “Millennials e a Geração Nem-Nem” entrevistou 1.000 brasileiros de 18 e 32 anos, das classes A, B e C, de todas as regiões do país. Ela revelou que 16% destes jovens, de fato, não estão trabalhando nem estudando – 25% deles estão desempregados, um número puxado ainda mais para cima por conta da crise econômica. Por outro lado, 30% dos entrevistados trabalham e estudam, uma amostra de quase o dobro dos “nem-nem”.

“É comum ouvirmos que se trata de uma geração pouco comprometida com o trabalho, mas, talvez pelo nível alto de desemprego, o que se vê é que estão dispostos a abrir mão de várias coisas para conseguir um trabalho”, disse Danielle. Entre os pesquisados, 18% informaram que trabalhariam fora de sua área de atuação, 32% aceitariam ganhar menos do que ganhavam e 45% aceitariam uma jornada maior de 40 horas semanais.

Para 45% destes jovens da geração Y, as organizações oferecem hoje pouca oportunidade de crescer e, para 63% deles, há poucas oportunidades para profissionais iniciantes ou com pouca experiência. Entre os pilares culturais mais valorizados em uma organização aparecem o incentivo à geração de ideias, assinaldo por 54%, e uma comunicação aberta e transparente, com 47% de manções.

Contrastam por outro lado, com pilares como priorização de desempenho financeiro, monitoramente rígido de performance e horários e hierarquia forte, que foram mencionados, respectivamente, por 11%, 8% e 7% dos pesquisados.

Empreender está no topo das pretensões deste público – esta opção foi assinalda por 49% dos entrevistados quando perguntados em que lugar gostaria de trabalhar. Foi seguida por empresas de tecnologia (com 48%) e, em terceiro lugar, pelas grandes corporações, com 37%.

A pesquisa na íntegra está disponível para download no site da MindMiners e pode ser acessada aqui.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]