Black Friday e Natal são datas importantes do final de ano que movimentam o comércio, e a geração Z pretende ir às compras em ambos os momentos. Nesses dois períodos, os varejistas se preparam para receber os consumidores de todos os públicos. Em alguns casos, clientes de todas as faixas etárias aproveitam a semana promocional de novembro para antecipar as aquisições do período natalino. Ou, começam até mesmo em outubro, como aponta uma pesquisa do Shopify-Gallup Holiday Shopping Pulse.
O estudo comprova que as datas comemorativas no final de ano são uma grande oportunidade para impulsionar as vendas, prova disso é que o período de aquisições de presentes já começou para alguns consumidores. 41% dos ouvidos pela pesquisa afirmaram que fariam suas compras até o final de outubro. Por outro lado, existem aqueles que preferem esperar um pouco mais. São 39% os que vão esperar para a chegada de novembro. Já os que vão deixar para dezembro são um em cada cinco clientes (20%).
Questionados sobre o valor investido nos presentes de final de ano, 74% dos consumidores pretendem gastar a mesma quantia gasta no ano passado ou mais ao comprarem seus presentes de Natal. Porém, em 2023 a geração Z tem se destacado nos hábitos de consumo durante o período natalino.
Geração Z está mais disposta a gastar com presentes na Black Friday e no Natal
Os consumidores que mais pretendem gastar com presentes no final de ano fazem parte da Geração Z. Os jovens que têm entre 18 e 29 anos foram 37% daqueles que disseram que pagarão mais caro nos presentes de 2023 em comparação a 2022. Além disso, esse público tem mais disposição para se render às promoções de final de ano. 48% deles disseram que começaram suas compras mais cedo se os varejistas oferecessem ofertas e promoções de fim de ano. Porém, os descontos não atraem apenas os consumidores mais jovens. Todas as faixas etárias mostraram se sentirem atraídas pelos descontos, mas em percentual menor que a geração Z, somando 28%.
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Fazer aquisições de pequeno porte continua com um impacto significativo, influenciando as decisões de compra durante a temporada de festas deste ano. Cerca de 23% dos consumidores atribuem a preferência por varejistas locais de pequeno porte como a principal razão para sua escolha em detrimento de outros.
Embora as lojas físicas permaneçam abertas, a maior parte das compras durante esta temporada ocorrerá online. 93% dos ouvidos planejam adquirir pelo menos alguns dos seus presentes pela internet, já outros 47% estão planejando comprar a totalidade ou a maioria dos presentes de Natal online.
Geração Z entre o toque digital e o prazer das compras físicas
A preferência da geração Z por compras online não é restrita ao final de ano. Um levantamento do Conselho Internacional de Shopping Centers (ICSC) mostrou que 85% desse público têm, inclusive, influência das redes sociais para suas escolhas de consumo. As plataformas que mais influenciam são TikTok e Instagram, ambas em primeiro lugar com 45%. Existem ainda outras plataformas de mídia social influentes nas decisões de compra, como YouTube (38%), Facebook (24%), Snapchat (17%), X (ex-Twitter) (14%) e Reddit (7%).
Além disso, ao menos uma vez por semana, 49% dos entrevistados dizem que compram ou procuram itens para comprar nas redes sociais. Já 20% contaram comprar em plataformas sociais diariamente; o motivo relatado por eles é a conveniência.
Por outro lado, 97% dos ouvidos pelo estudo disseram que também que em lojas físicas. Os motivos são a capacidade de obter itens imediatamente (30%) e a oportunidade de ver, tocar e experimentar os produtos antes de fazer uma compra (28%). Outros integrantes da geração Z dizem que gostam de não ter que pagar pelo frete (11%). Enquanto isso, há quem valorize a oportunidade de sair com os amigos (8%) ou aproveitar a experiência estética e única da loja física (8%).
Outro ponto apontado pela pesquisa é que 95% daqueles que vão às lojas físicas também fazem compras no ambiente virtual. Os entrevistados da geração Z relatam como motivos a conveniência (30%) e ter acesso aos melhores preços e ofertas (20%).
Porém, seja nas compras online ou físicas, os consumidores da geração Z têm certas expectativas em relação às marcas que escolhem apoiar ou aos varejistas que optam por comprar. 46% priorizam um checkout rápido de fácil, e outros 45% apreciam a entrega rápida. Conseguir o que querem na loja imediatamente também é valorizado por 39% dos jovens, enquanto 31% dos clientes da geração Z querem garantia de devolução grátis. As empresas que criam a opção para os consumidores comprarem online, mas retirar na loja física conseguem cativar 23% desse público.