/
/
Como a tecnologia será usada na redução da inadimplência no Brasil

Como a tecnologia será usada na redução da inadimplência no Brasil

Empresas discutem, durante o Seminário de Cobrança Digital, como a tecnologia será incorporada aos processos para reduzir os índices de inadimplência
Legenda da foto

O Brasil registrou, ao longo de 2017 e 2018, recordes de redução na taxa básica de juros, o que não refletiu de maneira robusta na redução da inadimplência das famílias brasileiras. Mais do que um problema do tamanho do juro, a questão do endividamento tem passado pela dificuldade das empresas de criar sistemas eficientes de cobrança.

O Seminário de Cobrança Digital, organizado pelo Grupo Padrão, reuniu empresas dos setores financeiro, de tecnologia, varejo e serviços para discutir a árdua tarefa das empresas em recuperar o crédito diante do persistente problema de inadimplência. “Isso sempre trouxe fricção para as duas pontas. Para a empresa, (a recuperação do crédito) é necessidade para recompor o caixa. E do lado do consumidor, essa inadimplência traz constrangimento em larga medida”, disse Jacques Meir, diretor-executivo de conhecimento do Grupo Padrão, durante a cerimônia de abertura do evento.

Meir ressalta ainda que as ferramentas tecnológicas emergem de maneira muito rápida para entender o momento em que o consumidor se encontra e para que as empresas consigam propor negociações competitivas para o mercado e interessantes ao consumidor. Segundo o diretor, o mercado precisa fazer a seguinte pergunta: “como que as ferramentas digitais podem trazer um pouco mais de humanidade para um processo como o de cobrança, tão árido?”.

O Brasil, diz Meir, é hoje um país em débito consigo mesmo, que não consegue entregar as demandas da sua população. “Porque sempre confunde prioridade com o que é acessório. Vivemos isso por acesso demasiado ao crédito devido a políticas populistas que fizeram com que as pessoas assumissem dívidas que não poderiam pagar”, avalia.

O eldorado do petróleo, que o país vislumbrou depois da descoberta do pré-sal, segundo o diretor, acabou por aprofundar os problemas de endividamento e transformou a Petrobrás na empresa de capital aberto mais endividada do mundo. “Evidentemente, a conta não fecha. Acreditou-se que poderíamos viver o eldorado do petróleo com o barril a 100 dólares. Como negócio, hoje, o petróleo tem um horizonte finito. Isso fez, por exemplo, com que o Rio de Janeiro entrasse em colapso”, diz o diretor sobre os investimentos feitos por conta da exploração do petróleo e por conta dos eventos esportivos de 2014 e 2016.

A pergunta que o executivo levanta é se o Brasil é um país viciado em dívida. A resposta não é clara, mas a questão do endividamento é das principais pautas das eleições deste ano. Algumas propostas que pretendem reduzir a dívida das famílias brasileiras, chamam a atenção e levantam suspeitas.

Diante dessa realidade, a transformação digital chega para ser incorporada ao dia a dia das empresas e criar novos modelos de negócios para fortalecer o caixa das empresas, por meio da recuperação de crédito, e a saúde financeira das famílias. “E assim podemos dar um grande passo para sair do atoleiro em que nos encontramos. A maioria dos nossos candidatos (para a eleição presidencial deste ano) não aborda isso. Há muita espuma sobre a macroeconomia e pouco sobre o que o futuro nos espera. E o futuro está nos esmagando. O digital veio para ficar e não podemos simplesmente baixar a cabeça por apego à nostalgia”, destaca Jacques Meir.

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Para Charles Duhigg, autor de O Poder do Hábito e Supercomunicadores, entender como o cérebro forma comportamentos automáticos é a chave para navegar em um ambiente de atenção fragmentada.
A anatomia do hábito na era dos superestímulos
Para Charles Duhigg, autor de O Poder do Hábito e Supercomunicadores, entender como o cérebro forma comportamentos automáticos é a chave para navegar em um ambiente de atenção fragmentada.
CASACOR aponta como bem-estar, natureza, afeto e experiências sensoriais estão redefinindo a relação dos brasileiros com o lar.
CASACOR 2026: A transformação da casa como palco de experiências
Em uma edição marcada pelo tema "Mente e Coração", a mostra aponta como bem-estar, natureza, afeto e experiências sensoriais estão redefinindo a relação dos brasileiros com o lar.
Brasil lidera pressão por retenção de talentos ligados à IA e registra o maior impacto da saúde mental nos custos corporativos.
Pressão por IA e saúde mental redefinem as estratégias das empresas
Brasil lidera pressão por retenção de talentos ligados à IA e registra o maior impacto da saúde mental nos custos corporativos.
Lucimara Fiorin, a nova vice-presidente do Grupo Padrão.
De advogada à VP do Grupo Padrão: a trajetória de Lucimara Fiorin
Nova Vice-Presidente Executiva do Grupo, fala sobre transformação do CX, liderança construída de dentro para fora e futuro

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Rebeca Andrade – Ensinamentos e Aprendizados O futuro do entretenimento no Brasil NBA é a melhor experiência esportiva do mundo Grupo Boticário, em parceria com a Mercur, distribui gratuitamente produtos inclusivos.