/
/
Como o Google pode ajudar o varejo na transformação digital?

Como o Google pode ajudar o varejo na transformação digital?

Google mostra, no Shoptalk 2018, todo o seu conjunto de soluções e tecnologias que podem ajudar o varejo a se posicionar na era digital. Confira.

Uma apresentação sobre a evolução do varejo, segundo o mapeamento do Google. Esse foi o elemento central de painel apresentado por Daniel Alegre, presidente da divisão de varejo e shopping do Google, no Shoptalk 2018, evento que debate o novo varejo e que acontece em Las Vegas (EUA).

Durante apresentação, Daniel afirmou que os consumidores estão mais e mais engajados no meio digital, mais e mais buscando opções de produtos e escolhas de compra. “Buscas locais que não estão perto do cliente, cresceram em comparação às buscas que estão perto dele”, afirmou Alegre. As buscas de opções para a noite e para o dia de uma pessoa em viagem aumentaram 150% no último ano, tanto quanto as buscas com comando “abra agora/acesse agora”, que cresceram três vezes no mesmo período.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

O que isso revela: que os dados são a espinha dorsal do varejo de hoje. E, ainda assim, não são tratados com a importância devida: mais de 90% da informação gerada nos últimos anos não passou por análise alguma. E só pouco mais de 1% passou por uma análise razoavelmente qualificada, número ainda menor no varejo. E o Google, por si só está aprimorando suas formas de permitir que dados sejam analisados para melhorar a experiência do cliente.

Leia também
Como o Google e varejistas estão emocionando o consumidor novamente

Da omnicanalidade à personalização

O Google tem uma expertise particular em analisar inventários de informação. Pois bem, os varejistas têm grandes inventários de dados, que pode condicionar uma atividade omnicanal significativa e levar a personalização tão almejada pelo cliente e pelas empresas.

O núcleo do pensamento que deve orientar a estratégia do varejo é a assistência. Os clientes procuram por ajuda e quanto melhor ela for, melhor a rede varejista atenderá as expectativas dos clientes. Assistência significa trazer inteligência digital para as lojas, como aplicativos de Realidade Aumentada que permitem aos clientes projetar como ficarão objetos diversos em suas casas.

Por isso, o Google lançou uma biblioteca da Realidade Aumentada na Play Store. O Google Pay, por sua vez, foi desenhado para reduzir fricção e atritos no processo de pagamento, facilitando a retenção e a lealdade mesmo em trânsito.

“Experiência aliada à satisfação do cliente levam ao sucesso no varejo”, afirma Alegre. “O consumidor omnicanal está à procura de personalização e essa busca vai de encontro ao que o Google Assistant é. Ele traz uma compreensão do contexto do cliente e o checkout fluido, natural e fortemente frictionless”, complementa o executivo.

Para Alegre, a personalização envolve não só a escolha, mas a forma de pagamento, a conveniência e o local de entrega ou retirada do produto. Hoje, mais do que nunca, há bilhões de consumidores que podem ser acessados, cada um individualmente. Essa característica faz do Google a fonte de tráfego número 1 para os varejistas.

Leia também
Como a Coach conseguiu criar uma marca forte no on e no offline?

Shopping Actions

“O consumidor quer imediatismo e o Google pode responder a esse imediatismo em parceria com os varejistas, direcionando tráfego que manifeste predisposição para aproveitar uma oferta ou experiência disponível”, destaca Daniel Alegre, revelando o Shopping Actions, uma nova plataforma capaz de aumentar as vendas sensivelmente. Um piloto com a Target aumentou 20% as vendas de lojas participantes e usuárias do programa. Google Assistant, Cloud, Pay, Shopping Actions e ArCore formam um Suite que pode facilitar imensamente a digitalização do varejo.

Pois bem, o Shoptalk mostra diversas plataformas de soluções voltadas para facilitar a integração das operações de varejo a um mundo digital, não só nos EUA, mas também em outros mercados, Brasil incluído. A dificuldade geral, nota-se, é como escolher a melhor opção é a alternativa mais aderente à própria cultura para efetivar ou alavancar essa transformação.

Ainda assim, é fato que o Google construiu um portfólio respeitável de boas soluções que podem ajudar o varejo a transformar intenção de compra em venda efetiva.

Leia também
O chinês que encara a Amazon de cima para baixo

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]