Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como (e por quais motivos) reagimos à propaganda?

Como (e por quais motivos) reagimos à propaganda?

Que a publicidade influencia na preferência por produtos não é novidade. Mas como o cérebro recebe e reage aos impactos publicitários?

Consumidor é aquele que consome. Portanto, não precisamos ser compradores para sermos consumidores. Logo, tornamo-nos consumidores a partir do momento em que deixamos o útero materno e ingressamos no mundo pós-feto. Por isso mesmo, crianças estão no alvo da publicidade, pois são um dos nichos mais influenciáveis e influenciadores de consumidor.

Segundo a Associação Dietética Norte Americana Borzekowiski Robinson, bastam apenas trinta segundos para uma marca influenciar uma criança. Hoje crianças participam ativamente de 80% das decisões de compra da família e o aumento do poder de decisão de consumo entre crianças chega cada vez mais cedo, ou seja, atualmente crianças cada vez menores sabem o que querem e como conseguir.

Mas, afinal, como a publicidade influencia na preferência por produtos? Um estudo publicado no periódico Journal of Neuroscience, Psychology and Economics, da Universidade da Califórnia e na George Washington University, em 2011, destrinchou como o cérebro recebe e reage aos impactos publicitários. Os resultados mostram que as diferentes estratégias mexem com níveis distintos, em regiões responsáveis pela interpretação e decisão.

As propagandas são divididas de duas maneiras: “persuasão lógica” (PL – características do produto são utilizadas para convencer) e “influência não racional” (IN ? propaganda que utiliza recursos para seduzir fazendo comparações, por exemplo, com mulheres bonitas).

Foram avaliados 24 adultos, entre eles 11 mulheres e 13 homens que observaram 24 propagandas de jornais e revistas e um aparelho mediu a atividade cerebral. Entre os anúncios de “persuasão lógica”, tabelas, imagens e detalhes sobre escovas de dente ou sugestões para selecionar comida para cães, por exemplo. Nos de “influência não racional” tinham imagens de mulheres vestindo roupas justas.

Logo, foi comprovado que as diferentes estratégias atingem diferentes níveis de atividade cerebral. As que são responsáveis pelas decisões e emoções ficam mais ativas quando há exposição às propagandas que usam a persuasão. As atividades são menos intensas quando usam a influência não racional.

O psiquiatra Ian Cook, chefe da pesquisa explicou que o baixo nível de atividade causada pela ?influência não racional” leva o consumidor a ter menos resistência para comprar os produtos anunciados. “Os resultados mostram que alguns publicitários, em vez de persuadir, querem mesmo é seduzir os consumidores a comprar os produtos”, disse.

Quanto maior o estímulo, maior é a consciência sobre determinado assunto. As imagens de persuasão lógica estão vinculadas às maiores atividades das regiões do cérebro que levam à interpretação emocional e tomada de decisões.

Uma outra pesquisa divulgada pela “Emotionology” indica que o cérebro masculino “desliga” ao assistir a uma propaganda direcionada ao público feminino. O estudo fez 2700 entrevistas na América Latina, em países como o Brasil, Argentina e México. A maioria dos dois grupos pesquisados, entre 18 a 24 anos e 35 a 49 anos, 59%, afirmou que assiste a um mesmo filme mais de uma vez para repetir os mesmos sentimentos.

A pesquisa informa que o primeiro comercial do break tem menos potencial de gerar emoção. O levantamento ajuda emissoras de televisãono processo de montagem da grade de programação. Estratégias são organizadas a partir da percepção do funcionamento da mente humana durante o contato de telespectadores com produtos da tevê.

Mas, segundo M. Lane Bruner, Ph.D., professor adjunto de Retórica e Política do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual da Geórgia, a linha divisória entre propaganda e comunicação persuasiva não é clara. Ele explica que a persuasão é ética apenas quando o bem-estar do público é levado em conta.

Pensando em como os impactos biológicos podem afetar nosso comportamento, a Nielsen, empresa especializada em pesquisas de mercado, apresentou o novo laboratório da sua divisão Nielsen Neuro no Brasil. A área existe desde 2011 na empresa, após a aquisição de uma startup chamada NeuroFocus, nos Estados Unidos. Utilizando técnicas da neurociência, ela mede o impacto não-consciente de materiais de marketing nos consumidores. É o que a empresa chama de “revelar o que está oculto”. O laboratório é o 13º da companhia no mundo, o único no país e o terceiro na América Latina.

Isso é feito por meio de testes de eletroencefalografia (que mede os sinais cerebrais) e  eye-tracking (que apura a direção do olhar), realizados em voluntários. Com essas análises, a Nielsen Neuro reúnem informações que podem dar pistas de como melhorar um produto ou o vídeo de uma campanha. O serviço é vendido para empresas que produzem qualquer tipo de produto para os consumidores.

* Com informações do Adnews, Época Negócios e How Stuff Works

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]