Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como é o trabalho em uma empresa sem chefe?

Como é o trabalho em uma empresa sem chefe?

Especialista da Vagas.com lista 9 características do trabalho em uma companhia com gestão horizontal, quando não existem chefes de olho no que você faz

Nada de chefe ou hierarquia. É com essa premissa básica que uma empresa com gestão horizontal atua. A figura da chefia não existe e os colaboradores acabam compartilhando mais as responsabilidades e tarefas da companhia. Para entender um pouco mais sobre esse modelo de administração empresarial, listamos nove características do trabalho em uma empresa sem chefe:

1. Habilidade para dar e receber feedback
Os profissionais que atuam em ambientes horizontais precisam ter destreza no uso dessa poderosa “ferramenta de gestão”, pois é por meio dela que se promove o desenvolvimento das pessoas. “É necessário ser capaz de reconhecer o bom trabalho dos colegas e apontar possibilidades de melhorias, elogiar e também “puxar a orelha” quando algo estiver impactando negativamente no trabalho”, conta Patrícia Sampaio, especialista em RH da Vagas.com. “Da mesma forma, é imprescindível ter habilidade para receber elogios e reconhecimento, mas também para ouvir as críticas de alguém que não é seu chefe. Grande parte dos profissionais nunca teve essa experiência, pois usualmente esta tarefa está concentrada nas mãos dos gestores que, pela natureza de seu cargo, tem a “carta branca” para fazê-la”, completa.

2. Proatividade
As pessoas precisam assumir compromissos espontaneamente, pois não há alguém com a tarefa exclusiva de delegar e cobrar a execução. “Sempre que estiver diante de algo que precisa ser feito ou de uma oportunidade de melhoria, as pessoas precisam ter a iniciativa de fazê-lo ou de comunicar e endereçar a ideia”, ensina.

3. Desapego
Isto significa dizer que o profissional precisa estar sempre aberto a ouvir as diversas opiniões que podem surgir em relação a um trabalho que está sendo executado. “Qualquer um pode ter uma opinião melhor ou complementar à sua e isto deverá ser discutido com mente e coração abertos para que, de repente, algo mais valioso seja construído”, revela Patrícia.

4. Habilidade para trabalhar com grupos multidisciplinares
Muitas decisões são tomadas em fóruns e reuniões onde há a interação de profissionais de disciplinas diferentes. “Saber trazer a medida exata da sua contribuição e permitir que os outros também façam complementará o trabalho e favorecerá o surgimento de produtos e soluções com alto valor agregado”, relata a especialista.

5. Atitude constante de evolução
É uma outra característica importante para profissionais que trabalham ou desejam trabalhar no modelo horizontal de gestão. “A empresa horizontal é um ambiente aberto, muito propício ao aprendizado e à troca de experiências, mas vivenciar isto verdadeiramente é uma questão de atitude, de curiosidade e de vontade de fazer melhor sempre”, diz.

6. Capacidade analítica e visão sistêmica
O exercício da gestão exige capacidade de olhar a empresa como um todo, um organismo que é maior que suas partes. “Isto significa dizer que é necessário medir o impacto das decisões tomadas, não somente no escopo de uma determinada equipe, mas sim das áreas correlacionadas. Como a tomada de decisão é descentralizada, capacidade analítica e visão sistêmica devem ser habilidades comuns a todos”, pontua Patrícia.

7. Influência positiva
É a capacidade de favorecer, por meio de atitudes, o bom ambiente e o clima agradável. Atmosfera positiva é o meio necessário para o despertar da criatividade e abre espaço para que o trabalho aconteça de forma divertida e leve. “Por isso, valorizamos profissionais que tenham espirito colaborativo, capazes de oferecer apoio aos colegas e dar suporte para superação de desafios por meio de presença ativa e inspiradora”, aponta Patrícia.

8. Ausência de chefes não significa falta de liderança
Esta é uma habilidade essencial nesse contexto. “A diferença é que ela não é delegada em razão de um cargo, mas sim, emerge naturalmente quando alguém torna-se referência, seja por capacidade técnica, visão estratégica ou conduta”, conta.

9. A identificação e o engajamento com os propósitos da empresa
Elas garantem a motivação dos profissionais no exercício de suas atividades. “Numa empresa sem chefes, valorizamos pessoas que reconhecem a importância do próprio trabalho e que estejam dispostas a contribuir no projeto comum da empresa. Nos processos seletivos da Vagas.com, costumamos dizer que buscamos pessoas que tenham o que nos ensinar. Desta forma, aumentamos nossa capacidade de criar produtos incríveis e que tenham impacto positivo na vida das pessoas e da sociedade”, finaliza.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]