Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como é o trabalho em uma empresa sem chefe?

Como é o trabalho em uma empresa sem chefe?

Especialista da Vagas.com lista 9 características do trabalho em uma companhia com gestão horizontal, quando não existem chefes de olho no que você faz

Nada de chefe ou hierarquia. É com essa premissa básica que uma empresa com gestão horizontal atua. A figura da chefia não existe e os colaboradores acabam compartilhando mais as responsabilidades e tarefas da companhia. Para entender um pouco mais sobre esse modelo de administração empresarial, listamos nove características do trabalho em uma empresa sem chefe:

1. Habilidade para dar e receber feedback
Os profissionais que atuam em ambientes horizontais precisam ter destreza no uso dessa poderosa “ferramenta de gestão”, pois é por meio dela que se promove o desenvolvimento das pessoas. “É necessário ser capaz de reconhecer o bom trabalho dos colegas e apontar possibilidades de melhorias, elogiar e também “puxar a orelha” quando algo estiver impactando negativamente no trabalho”, conta Patrícia Sampaio, especialista em RH da Vagas.com. “Da mesma forma, é imprescindível ter habilidade para receber elogios e reconhecimento, mas também para ouvir as críticas de alguém que não é seu chefe. Grande parte dos profissionais nunca teve essa experiência, pois usualmente esta tarefa está concentrada nas mãos dos gestores que, pela natureza de seu cargo, tem a “carta branca” para fazê-la”, completa.

2. Proatividade
As pessoas precisam assumir compromissos espontaneamente, pois não há alguém com a tarefa exclusiva de delegar e cobrar a execução. “Sempre que estiver diante de algo que precisa ser feito ou de uma oportunidade de melhoria, as pessoas precisam ter a iniciativa de fazê-lo ou de comunicar e endereçar a ideia”, ensina.

3. Desapego
Isto significa dizer que o profissional precisa estar sempre aberto a ouvir as diversas opiniões que podem surgir em relação a um trabalho que está sendo executado. “Qualquer um pode ter uma opinião melhor ou complementar à sua e isto deverá ser discutido com mente e coração abertos para que, de repente, algo mais valioso seja construído”, revela Patrícia.

4. Habilidade para trabalhar com grupos multidisciplinares
Muitas decisões são tomadas em fóruns e reuniões onde há a interação de profissionais de disciplinas diferentes. “Saber trazer a medida exata da sua contribuição e permitir que os outros também façam complementará o trabalho e favorecerá o surgimento de produtos e soluções com alto valor agregado”, relata a especialista.

5. Atitude constante de evolução
É uma outra característica importante para profissionais que trabalham ou desejam trabalhar no modelo horizontal de gestão. “A empresa horizontal é um ambiente aberto, muito propício ao aprendizado e à troca de experiências, mas vivenciar isto verdadeiramente é uma questão de atitude, de curiosidade e de vontade de fazer melhor sempre”, diz.

6. Capacidade analítica e visão sistêmica
O exercício da gestão exige capacidade de olhar a empresa como um todo, um organismo que é maior que suas partes. “Isto significa dizer que é necessário medir o impacto das decisões tomadas, não somente no escopo de uma determinada equipe, mas sim das áreas correlacionadas. Como a tomada de decisão é descentralizada, capacidade analítica e visão sistêmica devem ser habilidades comuns a todos”, pontua Patrícia.

7. Influência positiva
É a capacidade de favorecer, por meio de atitudes, o bom ambiente e o clima agradável. Atmosfera positiva é o meio necessário para o despertar da criatividade e abre espaço para que o trabalho aconteça de forma divertida e leve. “Por isso, valorizamos profissionais que tenham espirito colaborativo, capazes de oferecer apoio aos colegas e dar suporte para superação de desafios por meio de presença ativa e inspiradora”, aponta Patrícia.

8. Ausência de chefes não significa falta de liderança
Esta é uma habilidade essencial nesse contexto. “A diferença é que ela não é delegada em razão de um cargo, mas sim, emerge naturalmente quando alguém torna-se referência, seja por capacidade técnica, visão estratégica ou conduta”, conta.

9. A identificação e o engajamento com os propósitos da empresa
Elas garantem a motivação dos profissionais no exercício de suas atividades. “Numa empresa sem chefes, valorizamos pessoas que reconhecem a importância do próprio trabalho e que estejam dispostas a contribuir no projeto comum da empresa. Nos processos seletivos da Vagas.com, costumamos dizer que buscamos pessoas que tenham o que nos ensinar. Desta forma, aumentamos nossa capacidade de criar produtos incríveis e que tenham impacto positivo na vida das pessoas e da sociedade”, finaliza.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]