Apesar de ser uma das principais estratégias das marcas para criar interesse de consumo, o marketing como é feito atualmente não gera conexões com o cliente – algo que é criado a partir do que as marcas fazem, não do que falam. Por isso, o respeito, ou seja, o atendimento das expectativas e o cumprimento dos acordos, ainda é premissa básica para construir relacionamentos duradouros e experiências memoráveis.
Exatamente por isso, o Prêmio Empresas que Mais Respeitam o Consumidor, agora em sua 22ª edição, busca reconhecer as empresas que colocam o respeito em primeiro lugar e, por isso, são lembradas pelos consumidores.
Afinal, a lealdade do cliente não é comprada com anúncios chamativos, mas conquistada com atitudes que demonstram respeito. Quando falamos de Customer Experience (CX), não se pode dissociar o conceito do respeito que deve acompanhar toda a jornada do consumidor. A relação entre marcas e clientes deve ser baseada em critérios sólidos, e uma falha durante essa jornada pode ser vista como uma quebra de confiança, levando o consumidor a buscar a concorrência.
O Prêmio Respeito é único porque não se baseia apenas em percepções internas das marcas ou em campanhas de marketing bem executadas. Ele ouve a voz do consumidor, avaliando como ele percebe e vivencia o relacionamento com as empresas. Nesta edição, a pesquisa de campo, conduzida pela CX Brain, unidade de inteligência ligada à Consumidor Moderno, em parceria com a Opinion Box, entrevistou mais de 2.300 consumidores acima de 18 anos, das classes A, B1/B2, C1/C2 e analisou mais de 280 mil respostas. Realizada em território nacional entre julho e setembro, a pesquisa avaliou 236 empresas em 46 segmentos.
Resultado de uma análise minuciosa, o Prêmio Respeito, é o termômetro das percepções do consumidor brasileiro, que está cada vez mais exigente, conectado, e acima de tudo, esperando por respeito. Até porque adquiriu a capacidade de analisar com muito mais velocidade a relação com as empresas.
Os vencedores da 22ª edição do Prêmio Empresas que Mais Respeitam o Consumidor em breve serão divulgados e saberemos quais empresas compreenderam que os investimentos na satisfação do cliente são os que fazem a diferença na hora de a marca ser lembrada.
Os critérios do respeito
No estudo do Prêmio Respeito, as empresas são avaliadas pelo consumidor em diversas frentes. São elas:
- Qualidade: tem produtos bons e variados;
- Preço Justo: pratica preços que considero justos;
- Resolutividade: soluciona as minhas necessidades;
- Experiência phygital: oferece uma experiência consistente nas lojas física e digital;
- Atendimento ao cliente: atende de forma solícita, ágil e omnicanal;
- Inovação: oferta a experiência de produtos inovadores;
- Multicanalidade: disponibiliza opções e ofertas de canais de atendimento.
Atributos de uma empresa que respeita o consumidor
Dessa forma, os principais atributos de uma empresa que respeita o consumidor são:
- Produtos de boa qualidade e em variedade;
- Preço justo;
- Atendimento resolutivo, solícito, ágil e omnicanal;
- Comunicação transparente;
- Inclusão e acessibilidade;
- Apoio a causas e instituições sociais;
- Inovação;
- Oferece facilidade e simplicidade.