/
/
Como brincar de Lego pode ajudar sua empresa a gerar soluções?

Como brincar de Lego pode ajudar sua empresa a gerar soluções?

A Play in Company quer provar que o brinquedo de montagem de blocos pode resolver diversos problemas das companhias brasileiras

Você pode até não entender o que essas peças de Lego na foto acima representam, mas pode apostar que elas contam uma história – e pode até ser a história da sua companhia.
Pelo menos, é isso o que o Play in Company quer mostrar para o mundo corporativo. Por meio de peças do tradicional brinquedo dinarmarquês, o método promete entregar soluções futuras para o mercado e até mesmo uma reflexão interna para os participantes.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Para chegar ao resultado, é utilizado o método Lego Serious Play, que se define como uma metodologia visual e tangível de comunicação. Ou seja, a partir das peças que você sente em suas mãos e dos cenários que monta com elas, é possível criar táticas para resolver problemas.
“Uma das funções é trazer coisas que em um discurso não são ditas ou faladas”, diz Miriam Fávaro, responsável pela Play in Company e responsável por trazer esse modelo de metodologia ao Brasil. “Não importa cargos ou competências, mas o pensamento e a ideia da pessoa.”

Como funciona

Imagine estar sob pressão – não é lá tão difícil. Você vai ter poucos minutos (ou até mesmo segundos) parar criar um cenário ou até mesmo para se representar em algumas peças. Alguma semelhança com o mundo real? “Como posso fazer isso sem pensar em um desenho antes”, você pode pensar. É exatamente essa a ideia do projeto.
Você nem imagina o que vai sair. Simplesmente monta. Após o projeto ser finalizado, uma história vai se formando automaticamente, com uma linearidade que o participante nem imagina.
De acordo com os responsáveis, a ideia é estimular uma imaginação que é tão comum na infância, mas perdida na fase adulta. Peguemos um exemplo de uma caixa. Uma criança pode enxergar aquele bloco de papelão como uma casa, um carro e até uma nave espacial e se divertir com aquilo. Já o adulto vê aquele objeto como uma… caixa.
“Só temos consciência de 5% a 10% de tudo o que aprendemos, o resto está nas profundezas do nosso cérebro”, afirma Fávaro. “Quando nós usamos as mãos e o lúdico, conseguimos acessar o restante.” Para ela, todas as soluções para os problemas estão na própria sala de reunião.

Mas dá certo mesmo?

O acidente do ônibus espacial de Columbia, ocorrido em 2003, foi um dos momentos mais tristes da história da Nasa. Dezesseis minutos antes de a nave aterrissar, ela explodiu matando sete pessoas. Para entender o que aconteceu com a nave, equipes da agência espacial americana recorreram, inclusive, ao Lego.
O método ajudou na produção do relatório de 400 páginas apresentado sete meses depois da explosão.
No Brasil, empresas como O Boticário, Cyrela, Sanofi e Sodexo já utilizam a ferramenta para resolver problemas dos dia a dia e até mesmo na contratação de novos funcionários.

Workshop no Whow!

Durante duas horas, doze pessoas contaram as suas histórias a partir das peças de Lego. Seja no âmbito pessoal ou no profissional, o brinquedo ajudou pessoas completamente desconhecidas se abrirem sobre receios, conquistas e objetivos.
Uma das participantes, Juliana Kramer, se surpreendeu com o método. De perfil mais sério, a analista de inteligência de mercado da varejista Lebes, não pensava que teria um resultado com brincadeiras. “Existe uma metodologia por trás e realmente chegamos em algum resultado”, afirma ela. “Não nos sentimos bobos fazendo.”
A primeira edição do evento, organizado pelo Grupo Padrão, acontece em mais de 70 lugares de São Paulo. Acompanhe a cobertura aqui e nas redes sociais com a #WhowFestival!

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]