A Black Friday, o movimento promocional do varejo que a cada edição mais cresce no País, este ano acontece em 27 de novembro. Um evento que vem cercado de enormes expectativas: as vendas nas principais datas de compras de 2020 foram absolutamente tímidas devido ao isolamento social. Muitos comércios só terão alguma sobrevida em 2021 se tiverem um bom desempenho daqui até o final do ano.
Mas não é hora de pessimismo. É hora de agir com estratégia. Caio Borges, head de Vendas da Infobip no Brasil, trouxe números animadores com boas projeções para a Black Friday deste ano. A Infobip também aproveita o momento para apresentar uma nova ferramenta que vai acertar em cheio o consumidor-alvo, com base em seu comportamento ao longo de toda a jornada de compras.
“Apesar de uma retração de 23% no consumo em abril, pesquisas encomendadas pelo Google e pelo WhatsApp apontam que 40% da população passou a poupar desde março em razão das incertezas do período. Boa parte apostou em melhora econômica após 6 meses de iniciado o isolamento, o que significa que essa demanda represada vai contribuir muito para as intenções de compra durante a edição da Black Friday 2020”, explica.
Raio-X
Neste final de ano vai sair na frente o varejista que tiver o entendimento de cada momento de clientes potenciais nas redes: quando gostam de interagir, o canal que preferem usar, a maneira como gostam de se comunicar, e o que mais os atrai no universo online.
Por isso, Moments foi a solução desenvolvida pela Infobip justamente para que não haja erros no diagnóstico estratégico em datas comerciais dessa relevância. Contribuição que refina os trabalhos de marketing, comunicação e atendimento.
“A gente consegue entender que horas o usuário gosta de se comunicar, se começa pelo WhatsApp e depois se dirige a um site, ou, rede social, o que gosta de ler, que produtos prefere. Com base em análises confiáveis e apuradas, você consegue direcionar sua comunicação e entender como esse cliente, ou potencial cliente, vai engajar melhor com a sua empresa em toda a jornada de compras”, afirma.
Mais exigente e em alerta
O executivo da Infobip alerta que o consumidor, especialmente o digital, está mais exigente, alerta e muito preocupado com os preços do frete.
“76% das pessoas vêm buscando por empresas transparentes, que tenham valores bem definidos. Por isso, não vai haver espaço para quem trabalhar com promoções fake, nem para quem não souber tornar a experiência com o frete satisfatória nesta edição. Esse canal precisa se tornar conveniente”, adverte.
+ NOTÍCIAS
Confiança de serviços cai após cinco meses de altas
Diane Von Fürstenberg diz que agora é a hora para as marcas serem realmente relevantes
Saiba como a pandemia alterou o consumo de moda