Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como a Inteligência Artificial vai afetar seu negócio

Como a Inteligência Artificial vai afetar seu negócio

No SXSW, um debate colocou uma pergunta: o que vem por aí em IA? Confira

Austin (EUA) – A era da assistência que começou com o advento da tecnologia Siri, nos iPhones, distinguiu a maneira pela qual as pessoas interagem com seus dispositivos móveis, incluindo os vestíveis e aplicativos.

Mas o próximo paradigma da Inteligência Artificial irá além dessa interação. Vai fundamentalmente modificar a tecnologia por si mesma, atuando como uma fábrica em rede que irá orquestrar o mundo da informação e dos serviços. No próximo nível dessa evolução, estaremos em um lugar onde serviços não precisam ser descobertos por um mecanismo de busca ou por uma loja de aplicativos.

Humanos e máquinas trabalharão juntos. Essa foi a conclusão do pinga-fogo, realizado no SXSW, intitulado “A Inteligência Artificial vai elevar ou destruir a humanidade?”, do qual participaram o notável Dag Kittlaus, Co-fundador e CEO da Viv – mente global, criador da Siri, o personal assistent da Apple, e Steven Levy, Editor-chefe da Backchannel, um hub de conteúdo de tecnologia.

Steven Levy, provocador, de fala mansa, questionou o grande designer sobre o que é possível fazer hoje com a IA, onde estamos e quais as implicações dela na economia e na cultura.

Dag falou sobre seu relacionamento com Steve Jobs durante o processo de criação e implementação do uso da Siri. Ele dizia que o mítico visionário fundador da Apple era normalmente tranquilo, mas sempre gostava de avaliar a interface oferecida pelos devices. A interface da assistente pessoal foi pensada para transmitir calor humano de alguma forma. O resultado foi que a concepção do Siri levou em conta a emoção inata aos seres humanos. Qualquer tipo de conexão emocional com a máquina traz novas linhas de pensamento que podem ser melhoradas e aprimoradas. As pessoas sem perceber, envolvem-se com a voz, imaginando como Siri aparentaria na vida “real”. Não por acaso, há sempre pessoas que perguntam se Siri quer casar com elas…

Dag é sócio-fundador da Viv, mente global. A empresa foi criada nesse processo para o qual convergem Siri, Cortana, Google Now. O que vem por aí? Dag ressaltou que os desenvolvedores preocupam-se o tempo todo sobre o que teremos de fazer para abrirmos mão das assistentes atuais. Quando a App Store foi aberta, a mágica aconteceu. Todos correram para fazer parte do sistema, do novo ecossistema. Era uma nova internet nascendo, dispositivos sem fio em todo lugar, aberta, útil, capaz de ensinar, no espaço…

A Viv redimensiona a tecnologia envolvida na Siri e, a partir daí, permite a criação de interfaces para qualquer device. Ou seja, é uma inovadora plataforma de colaboração que permite interagir com todos os devices, coisas e pessoas, em todo lugar. Por isso, mente global.

Steven Levy revela que tem medo desses sistemas. Como saber que esses sistemas de IA são o melhor para as pessoas? Pense no carro autônomo… Ele sabe e conhece os mapas, os caminhos, mas qual a vantagem disso?

Dag contrapôs-se à visão de Levy. “Eu vejo a questão das assistentes pessoais com otimismo, acho que ajudam, trazem muito mais benefícios do que problemas”.

Steven Levy defendeu a ideia que os sistemas possam um dia se rebelar e mudar negócio por completo. Mas Dag novamente rebateu essa visão apocalíptica, explicando que “estamos falando da construção de mecanismos de controle para evitar que as máquinas, os sistemas se descontrolem. Mas estamos falando de negócios, e negócios podem ser trabalhados para driblar essas salvaguardas, em buscar formas de aumentar receitas”.

Mesmo que cada empresa tenha um grupo de pessoas incríveis desenvolvendo inteligência, como impedir que pessoas mal intencionadas misturem-se no ambiente para criar funções maléficas? Dag novamente: “Não há ainda resposta eloquente para isso. Eu prefiro pensar que a ciência se faz em nome de propósitos nobres”.

Por isso que o objetivo central dos programadores das empresas brasileiras – fundamental – é fazer uma plataforma útil, dinâmica, para aliviar o esforço intenso das pessoas em questões corriqueiras.

A conversa terminou com uma pergunta inquietante, feita por um membro da plateia: “Vamos perder nossos empregos?”. Dag respondeu, calmamente: “Tudo que for repetitivo está destinado a ser substituído pela tecnologia – motoristas do Uber, por exemplo?.

NOVAREJO está em Austin, nos Estados Unidos, e traz cobertura exclusiva do SXSW, o maior evento multicultural do mundo.

Leia mais sobre SXSW
Vinil, iPhones e Jeans

A nova moeda do varejo: cultura

7 regras das marcas na era da internet das coisas

*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]